segunda-feira, 4 de abril de 2011

Roese no Mundial da Letônia - com os EUA

Técnico vice-campeão da Copa América Sub-18 com a seleção brasileira, Walter Roese estará na Letônia para o Mundial da categoria. Mas não com Lucas Bebê e companhia. O assistente-técnico da Universidade do Havaí foi convidado e aceitou fazer o trabalho de scout (análise dos adversários) para a comissão técnica dos EUA durante a competição. A expectativa é que Roese se junte aos norte-americanos antes da Universíade (que acontece em julho - ele é o técnico do Brasil).

A notícia é ótima para Walter Roese, provavelmente o mais reconhecido técnico brasileiro no exterior, mas entristece a quem gostaria de vê-lo comandando a seleção brasileira na Letônia. E mostra mais uma vez como a situação de Roese foi mal conduzida pela CBB. Vale lembrar que um dos argumentos da entidade para não colocá-lo como técnico era o fato de ele não pode assumir a seleção permanente. Sinceramente, isso é balela e bobeira (para usar palavras educadas). As duas principais estrelas do time que irá ao Mundial (Bebê e Raulzinho) não começaram a treinar, Gabriel Aguirre recupera-se de lesão e os que jogam nos EUA (Ícaro e Vezzaro) e Europa (Dida) ainda não chegaram. Dos vice-campeões, estão treinando em São Sebastião apenas Durval e Taddei.

A CBB deveria ter sido mais hábil na condução do caso de Walter Roese. Como se vê, não se trata de um profissional comum (pelo contrário: ele é valorizado pacas lá fora e tem o carinho e o respeito dos jogadores). Quem acompanhou um pouco do time da Copa América sabe quão bom foi o seu trabalho com a equipe. Não custava nada deixar os rapazes treinando com o Neto em São Sebastião do Paraíso até agora (abril), quando Roese assumiria (a temporada da NCAA acabou há 15 dias). Sorte para ele no Mundial da Letônia (em julho) com os norte-americanos, mas digo que vai ser duro demais não vê-lo treinando os rapazes que ele tão bem comandou em San Antonio no ano passado.

15 comentários:

Marcelo Nogueira - MuniciPais disse...

Pois é Bala, uma pena mesmo! Acho que nesse caso a CBB deveria ter aberto uma exceção e deixado o comando da sub-19 com o Roese mesmo. Ele efetuou um trabalho fantástico com os garotos na Copa América e certamente colocaria nosso time no caminho do pódio nesse mundial da Letônia.

Anônimo disse...

No estoy entendiendo, cuando un jugador renuncia a la seleccion, ustedes hablan que si es por dinero, que si no piensa en Brasil, empiezan a hablar mal del jugador.

En cambio si lo hace un tecnico, que no quiere renunciar a su vida en Estados Unidos, que prefiere ser 3 o 4 asistente de un equipo campeon a ser tecnico principal de un equipo de 3 mundo, ustedes lo valorizan??

Yo me acuerdo mas por las dos derrotas contra Chile que por un buen partido contra EU (motivacion, exceso de confianza americana).

Anônimo disse...

Por cierto, menos mal que no era tecnico de Brasil por que sino no podria ser elegible, opssss, sera que renuncio por que le ofrecieron esa vaga....??

Ahora "fico com duvidas".

Por cierto, que conste que estoy a favor de el, pero que se valoricen tambien a los jugadores y sus motivos.

Anônimo disse...

Boa sorte ao Roese, que é um profissional super competente e trabalhador, muito merecido esse reconhecimento. E quanto a CBB, vou escrever aqui pela milésima vez enquanto esse entidade for conduzida da forma que está sendo, será dificil contarmos com os nossos bons treinadores e treinadoras,uma pena, pois o tempo vai passando e o basquete brasileiro perdendo força e espaço.

Rafael Liberato disse...

Bala, onde está jogando o Dida?

Fábio Carvalho disse...

Assino em baixo!
Sigo o Roese pelo Twitter e, poxa vida, o cara é um exemplo de ética e trabalho duro! Sem falar no suporte que ele dá aos brazucas por lá (vide caso Marlon). Sensação estranha mesmo de ficar muito feliz pelo trabalho dele ser reconhecido e triste por uma gestão do nosso basquete que não sabe valorizar um bom trabalho. Infelizmente!

Anônimo disse...

Vao me desculpar mas quem nao aceitou o emprego foi o Roese. Acho ele um treinador regular mas nada demais. E um bom olheiro!!!
As pessoas aqui nao existem mesmo, se ele aceita e so chega na vespera do mundial iam falar que ele nao esta acompanhando o time, nao sabe como estao jogando e etc. Mas como aqui o que importa e ser do contra, vamos escrever besteira.

Anônimo disse...

Mais uma oporunidade perdida, essa deve ser a enéssima!

fábio balassiano disse...

rafael, na itália.
muito bom jogador.

abs, fábio

Anônimo disse...

Quero ver como vai ser com os outros treinadores que inclusive estarão envolvidos nos play-offs da Liga, será que a CBB irá manter o mesmo critério?
Realmente o comentário do anônimo acima mostra que não sabe nada, já que se ele chegasse em abril, teria 15 dias de abril, mais maio, junho e julho até o mundial para treinar a equipe.
Estamos falando em mais de 60 dias, sem contar amistosos e torneio de preparação.

Anônimo disse...

vamos ver se o gustavinho nao ira de assistente roese saiu porque nao seria permanente eo demetrius e o ricardo e o gustavinho vamos esperar e dizer que o neto nao queria a selecao na epoca porque era ruim seu joao marcelo tbem nao quis na epoca parabens roese e bala que é quem faz algo pelo basket sem dindin

Marcos_Galo13 disse...

Bala, o Bruno e o Cristiano, do Minas, tem chances de estar no Mundial??

Eles estiveram em San Antonio ano passado e vem jogando bem no NBB...

Anônimo disse...

O Roese foi chamado para analisar as equipes adversárias para os Estados Unidos?

Isso mostra como funciona bem o serviço de inteligência... dos Estados Unidos.

Afinal a seleção americana teve muitas dificuldades para superar o Brasil na Copa América, agora com informações do ex-treinador brasileiro vai ficar bem mais fácil.

fábio balassiano disse...

marcos, eles têm.
são bons jogadores

abs, fábio

Anônimo disse...

Eles vem jogando bem o NBB???Isso e piada ou e uma pergunta seria mesmo? Eles quase nao jogam!!!!!