quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Termômetro

E lá está o San Antonio Spurs perto da vice-liderança do Oeste (15-9), mesmo com a derrota de ontem para o New Orleans fora de casa (90-83, com um sonoro 13-0 no começo do quarto período). Mas depois de um começo errático, o time vinha de seis vitórias seguidas, oito nas últimas dez partidas e com Manu Ginóbili e Tony Parker saudáveis. Alguém começou a tremer por aí? É bom ficar atento aos maiores campeões do século, porque o trio (some-se aos dois citados um Tim Duncan com média de 21 pontos e 10,8 rebotes) mete medo.

Parece que Gregg Popovich passou a ter mais confiança em seu novo esquema com as vitórias. O treinador percebeu que o basquete mudou de uns anos para cá, deu mais liberdade aos atletas (o time pontua mais e troca mais passes), dividiu o tempo de quadra (oito atuam por mais de 20 minutos) e "arejou" o quinteto com Finley no lugar do veterano Bowen, de 37 anos, e Matt Bonner no lugar de Kurt Thomas.

E aí, será que este "novo" Spurs terá gás para chegar novamente às finais da NBA? Seu voto é aguardado na caixinha!

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que a concorrencia no oeste não torna a sua tarefa das mais dificies não, o Houston e o Denver numa serie de offs não teriam a experiencia nem o folego para ganhar do spurs, o Hornets possui um time sem banco e o SA pode perfeitamente ganhar deles, o lakers tem feito uma temporada até aqui estranha pois faz bons jogos, mas em outros mostra dificuldade extrema para pasar de adversários fracos como NYK e SAC, o Lakers possui um grande ataque mas deixa muito a desejar na defesa. Em suma se o SA tivesse no Leste eu diria que ele não teria chances estando no oeste eu acho que dá sim para chegar a mais uma final.

Anônimo disse...

Estão deixando os Spurs chegar e nos playoffs é duro algum time conseguir ganhar deles.

Anônimo disse...

Flando em Duncan ele é um dos 7 grandes jogadores que conseguiram mais de 10 mil rebotes, 18 mil pontos e 2 mil blocks
parabens pra ele

Anônimo disse...

Estava pensando nisso esses dias.Como os Spurs estão se "reinventando" de forma surpreendentemente rápida. E exatamente em situações como essa percebemos o poder decisivo de um grande técnico. Quando muita gente estava dando os Spurs como acabados,eis que surge um time firme como sempre e com alguns jogadores ampliando seus papéis na rotação, adquirindo outra importância.Bruce Bowen parece que está em seus últimos dias,então a cota de experiência na 3 foi para o Finley.Kurt Thomas e Oberto não estavam dando conta do recado,entao Pop surpreende com um Matt Bonner eficiente e sem firulas. O trio de ferro está lá, como sempre.Duncan em mais uma temporada de MVP (coisa comum na sua carreira) e...bingo!!!Poppovich arejou sua equipe com dois rookies competentes:George Hill e Roger Mason são gratas surpresas.
Os Spurs são de uma solidez assustadora. Outra coisa importante,a meu ver, é a postura de todos ali:focados. Em San Antonio não se fala em trocas malucas,em estrelas problemáticas,em draft de 2010. Não me surpreenderia com um belo playoff,mais uma vez.
Quantas vezes vimos nos últimos anos (décadas?) grandes equipes se perderem por falta de comando,despreparo de dirigentes...os torcedores dos Spurs passam muito bem nessa década.Não podem reclamar.

P.S: Tanta gente critica o basquete "defensivo"do San Antonio,dizem que é feio e burocrático.Eu discordo.É belissimo,a meu ver.Assistir Tim Duncan é um privilégio.O modo como movimentam a bola,a responsabilidade tática.Tudo ali é exemplar.

fábio balassiano disse...

estupenda a análise,gabriel! concordo com o que você disse aí mesmo!
parabéns, é isso mesmo.
abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

tudo lindo... mas pra quem não segura o Orlando... complicado.

Unknown disse...

Eles podem até ter algumas más atuações agora, mas na hora dos plays eles crescem e metem medo em muita gente. Não sei se eles serão campeões, porque acho que trio de ferro do Boston também está com tudo essa temporada, mas creio que eles têm grandes chances de chegar as finais.

Anônimo disse...

Também concordo com o Gabriel. Mas alguma coisa me diz que esse ano não dá... enfim, vamos ver. Afinal, a temporada só tá começando...