quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Rosa Branca, por Wlamir Marques

De novo recorro ao Mestre Wlamir Marques. Desta vez para que ele conte mais sobre Rosa Branca. Acho que é justo e vale a pena. Fala, mestre!

"Vamos falar um pouco do Rosa Branca: Conheci inicialmente o White Rose em 1955 na cidade de Ribeirão Preto (SP). Ele estava começando a jogar pelo São Carlos Clube, eu pelo XV de Piracicaba. Ele com 15 anos eu com 18 , três anos de diferença nos separava, 3 anos justos pois fazíamos aniversário no mesmo dia, 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo - daí a origem do seu nome, Carmo de Souza.

Desde o primeiro momento ele agarrou-se muito a mim, ficamos muito amigos desde os primeiros minutos de convivência. Ali ele ainda não era o Rosa Branca, era o White Rose, apelido dado pelo professor Julio Mazzei, recém voltado dos EUA e achando o Carmo muito parecido com um atleta norte-americano de basquete. Por isso lhe deu essa marca registrada que mais tarde tornou-se Rosa Branca . A partir daí o seu talento começou a despontar no cenário nacional .

Raramente veremos nas quadras brasileiras tanta beleza reunida em um só jogador. Esguio e elástico, era mais um dos nossos cangurus do basquete: todos nós saltávamos muito para a época, éramos diferenciados, deixávamos o jogo muito mais bonito e o Rosa era uma peça que se encaixava de forma soberba naquele circo com números inéditos, apenas seus e jamais imitados.

Posso dizer que o Rosê foi um grande artista da bola grande e do aro pequeno. Nunca senti nele qualquer dificuldade em fazer o que fazia. Tudo era espontâneo e natural, jogava sem fazer força e isso só os grandes talentos são capazes de fazer. A sua história está aí para ser contada, mas a nossa história pessoal está muito mais gravada em nossos corações do que nas quadras. Com certeza no céu os anjos se encantarão, chega um grande espetáculo. DEUS estará presente, lhe abençoando. WM".

Um comentário:

Anônimo disse...

SEM PALAVRAS...

USO AS ÚLTIMAS DE WLAMIR

"... mas a nossa história pessoal está muito mais gravada em nossos corações do que nas quadras . Com certeza no céu os anjos se encantarão , chega um grande espetáculo . DEUS estará presente , lhe abençoando"

É ISSO!
SAUDADES DO ABRAÇO E DE TODAS CONVERSAS

PRA SEMPRE!
KÁTIA DE ARAÚJO