quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A água da Letônia

Não sei o que anda acontecendo com o mundo, mas eu não me lembro de ter visto três esportistas tão bons nascidos na Letônia. São os casos do tenista Ernests Gulbis (correto, Cossenza?) e dos basqueteiros Anete Jēkabsone-Žogota (certo, Bert?) e Andris Biedrins, pivô do Golden State Warriors. Pouca gente nota, mas ele é o segundo reboteiro da NBA com 12,5 - atrás apenas de Dwight Howard.

Pode-se alegar que o jogo corrido de Don Nelson multiplica os arremessos, possibilitando, assim, mais rebotes na partida. Mas isso seria diminuir os feitos de Biedrins. O ágil pivô de 2,11m e 22 anos ainda acrescenta 15,7 pontos (20% a mais que em 2007-2008) e 1,5 tocos, números que o colocam como o 13º mais eficiente da liga, na frente de bambas como Steve Nash (todas as suas estatísticas caíram, inclusive o de assistências, que era de 11,1 e foi para 8,1) e Jason Kidd, que não aparecem entre os 40 melhores do quesito.

Outro dia comentei com um amigo que o melhor pivô do Oeste era Yao Ming. Fui ver as estatísticas, e o chinês também se encontra atrás de Biedrins na eficiência - é o 22º. Por isso eu pergunto: será que o letão merece ser um all-star nesta temporada? A caixinha é sua!

8 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que ele esteja para all star, mas que merecia estar num time decente, isso sim.
Sou fã confesso do basquete daquele país. Aliás, acho que para este novo ciclo olímpico, com as inevitáveis decadências de Espanha e principalmente Argentina, a Lituânia vai incomodar. E muito.

fábio balassiano disse...

giuliano, meu caro, não sei se você se confundiiu, mas o Biedrins é da Letônia, e não da Lituânia. Parece a mesma coisa, mas não é.

abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

por isso q eu digo q o Nenê está muito bem, com certeza, mas ser All-Star este ano é um sonho, quase impossível. a vaga de titular do Oeste já tem dono, todo mundo sabe... dos 7 reservas, pelo menos 2 são armadores e 2 são alas, com 1 pivô e mais 2 alternates que dificilmente serão pivôs, até pq Amaré Stoudemire, Tim Duncan, Al Jefferson, Dirk Nowitzki e Pau Gasol são listados como alas. mesmo eliminando este quinteto, o Nenê ainda compete com Biedrins, Andrew Bynum, Shaq, Chris Kaman, Spencer Hawes (q qqr dia desses vai tirar o Brad Miller do time titular do Kings), Marc Gasol, Mehmet Okur, Greg Oden... não é mole não!!!

Anônimo disse...

Tem razão, falha minha. Sorry!
Mas eu me referia à Letônia mesmo, e não à Lituânia, como escrevi (acho q vou internalizar de vez o Latvia para evitar outra confusão dessas).

fábio balassiano disse...

ahahaha. faz parte, Giuliano! abs, fábio

Anônimo disse...

Fabio,
realemnte os trêms melhores pivôs do west são o yao, o biedrens e o chandler, que não é um center, mas joga como tal em seu time. Temos o Oden, mas esse ainda tem muito que provar. Há, na realidade, mais promessas do que realidades. Biedrins acho que ja é uma realidade. Os números mostram isso. Marc Gasol, Bynum, Greg Oden e coloco aqui também o nosso Nenê, são promessas. Coloco Nenê aqui não por duvidar de seu potencial que, quando ele consegue, se sai sempre bem. Ele precisa estar saudável. Há também os irregulares ou em declínio como Okur e Brad Miller e Dampier. Resultado disso? Nenê pode estar no all star.
Concorda, FB?
Abraços.

fábio balassiano disse...

Fernando, o Chandler está medíocre nesta temporada. Medíocre.
O Nenê pode, sim, ser um all-star, mas há um outro que joga bem, mas ninguém fala: o al jeferson!
não acho que o nenê seja um all-star nesta temporada, infelizmente.
o yao joga mais que ele, bem com o al jeferson e o próprio biedrins.
é minha opinião.

abs, fábio

Bert disse...

Certíssimo em relação à Anete!

Rs.

Abs.