domingo, 7 de dezembro de 2008

Desespero ou perdão?

Conversávamos, o Bert, uma amiga e eu, outro dia sobre as dificuldades de se convocar 12 meninas capazes de defender a seleção brasileira neste momento. Ela, sempre sábia, disse a maior das verdades: "Nunca foi tão difícil montar uma seleção de alto nível quanto agora". Ela tem razão, e seu argumento talvez explique a notícia veiculada no UOL, dando conta de que Paulo Bassul, o técnico, estaria disposto a "fazer as pazes" com Iziane, cortada no Pré-Olímpico após ter se recusado a entrar em quadra.

Sinceramente, acredito nas boas intenções de Bassul, bem como em um possível "perdão" à atleta. Mas eu tendo a ver a situação como uma maneira de diminuir os prejuízos dessa famosa fase de transição do basquete feminino brasileiro. Sem uma pontuadora confiável, Iziane se torna não uma atleta importante, mas quase imprescindível. Resta saber com que cabeça ela entraria nesta empreitada, e com qual autoridade o treinador ficaria com o resto do grupo.

E você, ou que acha? Bassul deve convocar Iziane?

12 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com a afirmação de que a Iziane seria uma pontuadora confiável e quase imprescindível a seleção. Suas atuações na seleção, na WNBA e no Brasil não indicam tal "status".

Comparando com o masculino, ela seria um Marcelinho Machado, ou seja: a melhor pontuadora disponível mas não confiável e, quando quer decidir as partidas sozinha (acontece com os dois), atrapalha mais do que ajuda.

Acho a Iziane uma boa jogadora, mas apenas isso. Está MUITO longe de ser a "superstar" que ela afirma ser (e se comporta como tal) na seleção. Na verdade, para mim, a Érika é a melhor jogadora brasileira dessa geração.

Assim sendo, caso ela atue como mais uma jogadora do grupo da seleção (como fazia na época da Janeth, Alessandra, Helen... ou como faz na WNBA) acho muito válida sua volta.

Mas caso ela queira jogar os 40min e arremessar TODAS as bolas, acho que só atrapalha (como foi o caso do Pré-Olímpico, enquanto quis jogar).

Acho difícil a Iziane mudar suas atitudes, mas depende dela!

Abs.

Bert disse...

Perfeita a análise, Fábio.

Acho interessante notar a inversão de posições que ocorreu desde o Pré-Olímpico.

Bassul saiu por cima, sem Iziane e com a vaga.

Fora da seleção e perdida na WNBA, Iziane estava por baixo.

Algumas boas atuações na liga depois e com a péssima campanha da seleção em Pequim, o quadro muda.

Tanto que, ao contrário do então anunciado, é Bassul, e não Iziane, que inicia os movimentos de aproximação.

O assunto é complexo. Assim como o jdinis, também preferiria pensar em Érika. Mas é difícil saber se as condições físicas e o impasse com os seguros permitirão isso.

Vamos ver no que dá...

Um abraço.

Anônimo disse...

Amigo Bala:

Eu estava em Madri, acompanhei tudo de perto e por isso posso dizer sem medo de errar: perdoar a Iziane não vai resolver nada. Ela volta agora e no primeiro jogo que for pouco aproveitada vai fazer tudo de novo. O problema está na visão dela do basquete. Ela é mais importante, dane-se o esquema. Por isso, sou contra a volta, mesmo sabendo que ela vai contribuir com 25 pontos por jogo.

Abraço,
Vitor Sergio

Unknown disse...

Concordo com o Vítor Sérgio, se ela voltar pensando mais nela que no grupo, é melhor não voltar!

Abraço!

Anônimo disse...

Eu também concordo. E, no caso da Iziane, acho que ela não merece o benefício da dúvida, por toda a trajetória dela. Não acho que ela vá mudar, e ter uma vedete na seleção não trará benefício algum.
Como disse o Jdinis, a Iziane teria lugar no grupo. No time titular (que joga na hora em que o caldo engrossa, e não que começa o jogo) eu já acho que não. Confio muito mais na raça da Mikaela e na classe da Fernanda Beling.

Unknown disse...

Erika sem duvidas é a melhor jogadora do basquete brasileiro atualmente.... espero que se recupere rapido....

Anônimo disse...

Acho que não está tão dificil encontrar 12 jogadoras que possam fazer bonito pela seleção brasileira. O problema é o técnico que só quer levar as suas amiguinhas de clube ou suas "crias"... assim não dá!

Erika, Fran, Micaela, Iziane (sim, ela!), adrianinha, Kelly (cortada por Bassul no pré e que eu a volta por cima em Pequim, calando a boca dele.), Karina Jacob, Izabela, Renatinha, Fernanda Beling, Karen, Silvia Gustavo, Palmira, Tayara, natália, fabianna, Grazi, Fernanda Bibiano, Flávia Luiza, Clarissa, Gilmara, Nádia...

Temos bons valores, jovens, que devem ser testados na seleção principal... o que não dá é continuar investindo em jogadoras velhas que nunca renderam NADA!

Anônimo disse...

Concordo com Sta ignorância. Existe possibilidade sim de montar uma seleção de bom nível, claro que não será fácil a transição das mais novas, porém a recompensa virá posteriormente...
O Paulo Bassul tem jogadoras de todas as características, armadora veloz e com muito vigor físico, armadora alta e com habilidade de colocar a bola e suas companheiras onde quiser.Laterais talentosas e competentes.Pivôs ágeis ou mais pesadas,fortes...Enfim, temos tudo para voltar a fazer bonito.
Agora a pergunta é: Porque não fazer mais testes nessas meninas, que DEVERIAM ser o futuro do basquete no Brasil.
Deveria haver um planejamento, de prepará-las para os futuros desafios.Mas o contrário acontece.Ele até testa, mas não passa disso,pois não se compromete a fazer sua parte.Fazer acontecer!
...Enquanto isso...as jogadoras ficam cada vez mais desmotivadas e estacionam.
Isso é lamentável.

Anônimo disse...

Não convocaria e ponto final.
Pesando na balança os prós e os contras... bem, melhor não Bassul.

Anônimo disse...

Lembro que ao dizer que enquanto fosse o técnico da seleção ela não jogaria com ele...
Mas tbm entendo que numa esfera superior de trabalho, alguns sapos devam ser engolidos agora, para se saborear futuramente um cardápio mais fácil de engolir.
Enquanto isso a Clarissa se desdobra sendo a reboteira do campeonato pelo terceiro ano consecutivo e nada de uma convocação...talvez o exemplo a ser seguido, seja o da imprescindível Iziane.
Tudo em nome do amor ao basquete...será?

Anônimo disse...

Fabio...Com todo respeito, na minha opinião, assim como a da maioria dos colegas, pelo que estou vendo, a Iziane não é uma pontuadora confíavel!Creio que trazer ela devolta a seleção estamos prejudicando ainda mais uma oportunidade de renovação!(renovação verdadeira). Sem contar que a pontuação dela nos jogos que prestigiei da Seleção só era consistente contra equipes mais fracas e o numero de erros crescia assustadoramente contra equipes mais fortes!!Precisamos perder jogos e competições com jogadoras novas em quadra, mas que ao mesmo tempo, quando ganharem prestigio, queiram defender a seleção!!Outro fato importante, na minha opinião, é que o técnico de uma seleção Nacional principal, não pode ser um técnico que já tenha comandado as mesmas atletas em seleções de base. Isso contribui para um desgaste da equipe, além de fomentar possíveis "retalhações" de atletas outrora rechaçadas!!!

Leigo PR

Anônimo disse...

Acompanhei as notícias e os desempenhos da Iziane pós-corte na WNBA. Sua treinadora lá pretende até mudar a forma de jogo do time para utilizar melhor o talento da atleta e declarou que Iziane precisa melhorar no quesito defesa e que trabalhará isso com ela em 2009. Interessante observar como uma boa treinadora, ao invés de ficar dando declarações estúpidas sobre suas atletas, busca o diálogo e a correção das deficientes através do treinamento. Talvez tenha caido a ficha um pouco tarde demais para esse Bassul, que continuo achando um grande incompetente.