segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Será que não vale a tentativa?

O Nacional feminino terminou há duas semanas, e as meninas só se reapresentam em de janeiro para o Paulista. No meio do ano há o classificatório para o Mundial de 2010. Por isso pensei: com exceção das que atuam fora do país, por quê não chamar um grupo de 15, 20 atletas que podem vir a representar o Brasil (imediatamente ou no futuro próximo) para uma fase de treinamento com Paulo Bassul (foto), até para ensinar-lhes fundamentos e trazer para próximo delas o clima de seleção?

Karen (foto) é jogadora de seleção. Karla e Karina idem. Jaqueline, do Sport, não esteve bem no Nacional mas possui talento. Renatinha é um dínamo a ser trabalhado. Iza evoluiu muito, mas lhe falta cacoete de ala. Fabianna Manfredi, a única armadora cerebral do país, pode ter chance nessa leva. Lilian, outra que melhorou nos últimos anos, também. Clarissa, da Mangueira, merece que a comissão técnica lhe avalie de perto. Quem sabe até mais uma tentativa com a pivô Isis. As jovens Nadia, Lais, Priscila e Patricia Ribeiro, de São Caetano, merecem ser olhadas com carinho. As "adolescentes" Tássia, Leila e Fabiana, de Americana, e Tatiane Pacheco (Jundiaí), mais ainda.

Repito: não é uma convocação, mas um período de treinamento com Paulo Bassul e sua comissão. Um mês, agora, pode fazer muita diferença na frente. Um ganho de fundamento em 2009 pode representar um ganho técnico em 2010. Será utopia, devaneio? Em se tratando de basquete sério creio que não.

8 comentários:

Anônimo disse...

Fábio...acho um idéia válida...porém pouco prática...as atletas devem estar muito cansadas, esse seria um dos motivos...mas acho que o principal motivo, seriam os custos...para uma administração que está apreensiva com as eleições...
A incerteza da reeleição acho que leva a situação a apertar os cintos...em tempos normais já é bem difícil fazerem algo do gênero...imagine nesse período que antecede a eleição...eles não devem nem ter tempo de pensar em basquete, qto mais de gastar dinheiro...rs

Anônimo disse...

Concordo com a observação acima, especialmente pelo período muito curto, início de ano e pela proximidade de eleições (será garantida a permanência do Bassul?).

Acrescento uma dúvida: a Tayara não merece ser nem mencionada? Teve ótimos números no Nacional e, na partida que assisti contra a Mangueira, foi destaque. Acho que está em patamar superior a Karen (mesma faixa etária) e é mais nova do que a Karla.

Abs.

fábio balassiano disse...

jdinis, não curto o jogo da tayara - muito tresloucada e sem uma base sólida de fundamentos. mas a lista é subjetiva, e mto pessoal portanto.
discordo frontalmente de que ela seja superior a karen, que defender melhor e é altruísta em quadra.

abs, fábio.

Tauape disse...

Qdo o Bassul assumiu o comando da selecao uma de suas propostas nao era a existencia de uma selecao B para dar espaco, maturidade para as "novatas"? O que aconteceu com esse plano?

Anônimo disse...

BRUNO

Fábio,será que a CBB vai manter o Bassul. O estrelismo é tão grande deste senhor que mesmo morando em Americana,não foi assistir a nenhum jogo.

A idéia em um primeiro momento é boa,precisa avaliar custos,calendários,as jogadoras precisam também de descanso.

fábio balassiano disse...

bruno, parece que a cbb, pelo menos esta gestão, vai mantê-lo, sim.

bassul tem defeitos, sim, mas é disparado o mais preparado dos técnicos brasileiros no momento para defender a feminina. e tem mais: pelo que conversei com ele, no começo ele preferiu não ir ver os jogos de americana para não "melindrar" ninguém. depois passou a assistir, sim.

aCHO que ele precisa de tempo para avaliarmos seu trabalho com mais precisão.

é minha opinião.
abs, fábio.

Anônimo disse...

BRUNO

Fábio,em que pese sua "disparada"predileção pelo Bassul,que como outros técnicos,também tem seus méritos,volto a repetir, NÃO COMPARECEU EM NENHUM DOS JOGOS!

fábio balassiano disse...

bruno, se isso ocorreu mesmo, é um erro.
tauape, a idéia dele nao vingou por culpa da cbb...

abs, fábio