quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quem avisa...

Só quatro coisinhas sobre o jogo de hoje contra a Eslovênia (Anderson Varejão joga por 15 minutos).

1) A Eslovênia não tem o talento dos EUA, mas a defesa deles terá mais variações que a dos norte-americanos (a "zona" vam aí!). O jogo de 1 contra 1, favorito de Leandrinho. por exemplo, será muito menos visto - e as dificuldades vão aumentar.
2) Contra os EUA, o Brasil cobrou poucos lances-livres (oito) e permitiu oito rebotes ofensivos a um rival que não tem homens altos como principal qualidade. Falta de agressividade no ataque e "sonolência" na defesa podem ser fatais. Apenas como comparação: diante dos croatas, os eslovenos cobraram 28 lances-livres e apanharam 13 rebotes de ataque.
3) Contra os EUA, Magnano usou praticamente sete jogadores (Murilo e JP Batista somaram dez minutos). A Eslovênia, por sua vez, optou por rodar bastante o seu elenco contra a Croácia - oito deles jogaram 16 minutos ou mais. O resultado é que o time teve pernas para sufocar os rivais (26-15 após o intervalo, por exemplo).
4) Se o time de Rubén Magnano acreditar que, após a ótima exibição contra os norte-americanos, seu papel na competição já terá sido cumprido, uma punição severa pode ser aplicada hoje pelos eslovenos.

E você, o que pensa que acontecerá hoje à tarde? A caixinha está aberta para a troca de ideias!

8 comentários:

Alexandre Estefan disse...

ótima análise e acho que o Murilo aproveitou os poucos minutos que teve contra os EUA e se for para usar ele ou o JP, creio que a opção por ele será imediata.
E lembrando que hj teremos a volta do Varejão, sendo um 8º jogador na rotação.

Colin disse...

Infelizmente não verei hoje, trabalho impedirá.

O Brasil rodou 7 jogadores pq só tem 7, e o Murilo, pelo que fez contra os EUA, pode ser o oitavo. E o Varejão o nono. Então temos mais opções hoje, e o Anderson é fundamental no 5x5, com seu trabalho de lixeiro, de catar rebote ofensivo, brigar, trombar, socar, dar "cabeladas", e, claro, mostrar um talento maior na seleção do que na NBA, o que aliás, ele faz melhor que o Leandrinho.

Pra mim, os europeus são mais difíceis que os EUA, pq são características totalmente diferentes. Mas, amigos, estamos traumatizados ainda, ressabiados, mas agora temos o Magnano. Podemos não ser os mestres do 5x5 como era a Argentina dele, mas o cara tá com os jogadores na mão ha pouco mais de um mês só. Com certeza teremos evolução, mas também muitos erros e ainda alguma precipitação.

Se o Brasil jogar 30 minutos de Magnano hoje, leva. Acredito em duas vitórias suadas do Brasil.

fábio balassiano disse...

verdade do varejão. coloquei no post!
vamos ver no que dá.

abs, fábio

Anônimo disse...

Espero que o que vimos contra os USA, não tenha sido fato anormal ao que pretendamos apresentar daqui para frente.
Acredito que se acreditarmos no controle da posse da bola, no ataque racional, na defesa forte (tomara que Varejão possa ajudar), não chegaremos (embora nosso grupo de jogadores seja realmente reduzido, são sete com o Andreson) tão cansados ao ultimo quarto; se conseguirmos considero nossos jogadores tecnicamente superiores.

Vinicius_PE disse...

Ô Balassiano!!!!!
Já vem com essas conversas de só enautecer o que a seleção adversária têm.
No jogo de hj quem tem que estar ligada é a Eslovenia.
Quem tem que jogar no limite para ganhar é a Eslonenia e não o Brasil.

Anônimo disse...

normal o Balasiano ser assim né....

fábio balassiano disse...

Vinicius, foi só uma forma de enaLtecer o que deve ser feito. Qdo acontecer isso, leia invertido, e vc entenderá o que o Brasil tem de bom - e de ruim...

Anônimo, aqui é jornalismo serio, não tem moleZinha, como diz o muricy Ramalho.


Abs, fabio

bigmanrj disse...

Como diz um cara de uma família conhecida de artes marciais no Rio. Agora eu quero ver quem tem garrafas pra vender. Aqui é o lugar onde a criança chora e a mãe não vê.

Outra coisa...

Excepcional análise sobre a partida de hoje. Parabéns! É assim que gosto de pensar sobre o basquete, às vezes pareço chato, pessimista. Contra os eslovenos nossas maiores dificuldade ficarão gritantes. os rebotes defensivos(já venho falando isso antes de começar o Mundial), devido a baixa estatura dos jogadores e as deficiências de jogadas ensaiadas para o ataque(idem), contra uma ótima e incansável defesa que congestiona o garrafão completamente.
Será mais difícil do que contra os EUA.
Meus Parabéns novamente!