sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Érika está cansada

Quem viu algum minuto das finais da WNBA não tem a menor dúvida: Érika (foto) está cansada, cansadíssima. Na partida desta quinta-feira contra o Seattle ela não teve números ruins (10+14), mas falhou demais em rotações e em transições defensivas - sempre atrasada. Talvez por isso a técnica do Atlanta Dream tenha reduzido bruscamente o tempo de quadra da brasileira e começado com ela no banco nas últimas partidas - e mesmo assim o número de faltas, quase sempre cometidas pelo tal atraso, só aumenta.

Vindo de duas temporadas praticamente seguidas entre Espanha e WNBA, chegou a hora em que o corpo parece estar pedindo descanso - o que é absolutamente natural e compreensível. O problema, para a seleção brasileira, é que ela, Érika, é fundamental para um bom desempenho no Mundial que começa na próxima semana.

Sinceramente não sei o que faria com ela, mas talvez reduzir bruscamente o seu tempo de quadra na primeira fase seja uma opção. Érika é uma excelente pivô, mas depende demais de seu físico. E seu físico pede um pouco de repouso.

20 comentários:

Anônimo disse...

Isso da Ërika é uma coisa obvia e prevista,sempre teve muito na cara essa situação, agora vamos aguardar a estratégia do nosso experiente treinador para resolver esse pepino(que suponhamos ele já deve estar contando c esse fator). Eu sinceramente somente torço para que a Erika não se lesione, pois nessa fase critica de sua condição fisica tem que se ter muito cuidado c o excesso de carga de trabalho.A opção da atleta foi essa, de previlegiar seus clubes , e não a seleção. Paciência.A responsabilidade é de quem a convoca nessas condições já previstas.Esse foi o caminho que a Hortência escolheu como melhor opção.Vamos respeitar e aceitar a realidade.Enquanto isso Isis e outras novatas brasileiras, estarão em casa, assistindo o "show" das estrelas brasileiras Érika e Iziane, numa demonstração espetacular de espirito coletivo( já que assimilaram por telepatia o trabalho desde o inicio)e comprometimento com a modalidade do NOSSO PAÍS.Isso é somente a primeira prestação do preço total que pagaremos nesse mundial pela excelente gestão e visão de futuro do feminino.

Anônimo disse...

concordo contigo bala! eu vi esse ultimo jogo, ela tava morta, morta mesmo! era facilmente batida na defesa, não acompanhava ninguem!

tinha certeza que não era a erika que eu conheço!

fábio balassiano disse...

Valeu, anônimos. Acho perfeitamente normal. A seleção teria que ter se precavido. Gosto da erika.

Abs, Fábio

Anônimo disse...

Será que como em Pequim vamos depender da Kelly novamente?
Alesandra e Erikão como menos tempo em quadra? É uma opção.

Jorge M P

Paulinho disse...

É uma situação bastante complexa para simplesmente criticar A ou B:

Na opinião de vocês o que a Erika pode fazer?

Ficar sem contrato e sem clube para tirar férias?

Quem paga o salário dela se ela recusar um contrato com um de seus clubes e resolver tirar férias por uma temporada?

E se ela pedir dispensa da seleção para descansar, vocês vão entender numa boa?

Garanto que se fizer isso vão chover críticas em cima dela.

E também não se pode responsabilizar a Hortência e o Colinas por essa situação.

O que eles poderiam fazer, eles estão fazendo, prepararam o plano A e B para a posição da Erika, caso ela não tenha condições de jogo: Alessandra e Kelly.


Ou vocês acham que eles não deveriam nem ter convocado a Erika, por que ela estava na WNBA?


Ora, as melhores atletas do mundo estão na liga americana e as principais seleções enfrentam esse mesmo problema não vejo ninguém sendo dispensada por conta disso, não tem muito o que fazer, além de torcer.

Boa sorte, meninas!!!!

fábio balassiano disse...

Paulinho, Ninguém aqui está criticando a atleta. Pelo contrário. É só reler o post e os comentários. Falamos apenas que ela está cansada.
Ponto.

Qual é a critica a atleta nisso?
Abs, Fábio

Paulinho disse...

Oi Bala,


Não no seu post, mas já li críticas sobre a Erika em relação a esse assunto e achei injustas, como se ela fosse responsável pelas lesões que teve por sobregarca de jogos, sabe?

Infelizmente são as exigências de mercado, se alguém merece ser criticado é quem elabora o calendário das competições ou os clubes que muitas vezes sugam tudo que podem de cada atleta e ao final da temporada aparecem as lesões que foram omitidas durante a competição.

Também não sei o que a CBB poderia fazer (ou ter feito) para evitar essa situação.


Você tem alguma sugestão?

Abraço!

Fábio Barcelos disse...

Bala, talvez os cortes das jogadoras ainda à serem feitos, devem levar esse cansaço de Érika em consideração. Mesmo ela desgastada, tem tudo para ser peça importantíssima na Seleção e não custa nada poupá-la o quanto puder, levando em conta que ela precisa de repouso (ativo) e não entrar em forma, pois estava em plena atividade na WNBA.

Abraço,
Fábio Barcelos - ABASCA-RJ

fábio balassiano disse...

oi, barcelos, tudo bom?
concordo com você!

abs, fábio

fábio balassiano disse...

paulinho, então critica quem merece ser criticado. aqui nunca houve, nem haverá, crítica a érika por ela "dobrar" o calendário na wnba.
se não, teria que "criticar" sue bird, lauren jackson, candace parker...

minha sugestão foi dada no post. não usaria a érika contra coreia do sul e nem mali, e em apenas 15 ou 20 minutos contra a espanha.

abs, fábio

Anônimo disse...

Paulinho, ninguém está criticando a Erika, e nem foi essa a minha intenção no comentário acima 05:37,(até porque seria injusto criticá-la) somente estamos debatendo uma situação prevista e qual seria a melhor solução para o BASQUETE FEMININO BRASILEIRO nesse caso e não para A ou B.Acredito que o que todo nós queremos é o melhor ao NOSSO basquete, só isso .Mas se é tão dificil entender , vai uma frase como sugestão de reflexão. "O CONFORMISMO É CARCEREIRO DA LIBERDADE E INIMIGO DO CRESCIMENTO." (John F. Kennedy).

marcelo marques disse...

achei ela gorda

Anônimo disse...

A solução mais viável, na minha opinião seria a de em ANO DE MUNDIAL pagar a temporada da Erika na Liga Espanhola e deixá-la no Brasil, ao lado da sua familia e treinando em um ritmo , mais leve, com uma seleção brasileira juvenil permanente e sobre os cuidados da comissão técnica brasileira até a sua data de apresentação na WNBA.Assim ela chegaria 100% FISICAMENTE E MENTALMENTE no mundial e na WNBA, e no próximo ano voltaria a jogar normal na Liga Espanhola.Dessa maneira resolveria o problema da atleta e da modalidade.Pois se temos dinheiro para contratar técnicos de fora, temos dinheiro para CUIDAR de nossas "jóias preciosas."Para mim isso sim é planejamento e visão de futuro.

Paulinho disse...

Primeiramente, desculpe se ofendi alguém e Bala não se sinta criticado com o meu comentário, pois não critiquei o seu post.

Saio em defesa da Erika, por quem a critica e a chama de Nenê do feminino, algo que você já deve ter observado nas caixinhas de comentários do balanacesta.

A carapuça deve servir apenas para quem tem essa opinião.

Sobre a posição da CBB, não deveria e nem preciso defendê-los, mas não acho justa a crítica que foi feita no primeiro comentário desse post (essa sim houve certo?)

Não vejo o que a Comissão Técnica poderia fazer para previnir o cansaço da Erika, além de preparar Kelly e Alessandra como opções para a posição dela. Graças a essa medida será possível limitar o tempo de quadra das três para 15 ou 20 minutos.

Vamos acompanhar e torcer para que tudo dê certo para as meninas do Brasil nesse Mundial.


Abraço!

Anônimo disse...

Isso é tão óbvio.
Qual atleta não chega à sua seleção cansado após jogar na Europa e em seguida WNBA?

Isso aconteceu também no masculino. Vejam as contusões e os pedidos de dispensa antes e durante o Mundial.
Com o feminino a história deve se repetir, mas o mais importante é a disposição de quem se apresenta à sua seleção e o cuidado que os médicos e preparadores físicos devem ter para lidar com isso.
A experiência do treinador também conta nesses horas.
Como estamos nesse quesito?

Anônimo disse...

A treinadora do Atlanta "sugou" bastante a Erika no jogo de ontem.
Ela jogou por 34 minutos. Um exagero!

Anônimo disse...

Eu que a chamei de Nene do feminino!!! Ela nunca desempenhou na seleção o mesmo basquete de clubes!!!! Mas tb concordo que ela que tem que pagar as contas no final do mes, e que aqui a modalidade está capenga!!!! A LJ sempre jogou a mesma quantidade de jogos que ela, e nunca pediu dispensa da selação!!! muito pelo contrário!!!
Mas cada um sabe onde aperta o calo...Se é pra ir mancando, é melhor ficar em casa que as velhinhas dão conta do recado!!!! ahahahahah

Anônimo disse...

Estava dando uma olhada no jogo do Brasil e achei estranha a formação que o Colinas boteu em quadra no final do 3.º quarto:

Adrianinha
Micaela
Fernanda
Sil
Kelly

Quando que esse Colinas vai descobrir qual a posição de cada atleta?

Óbvio quenão funcionou a Japão virou e vence a partida por 58 X 55

http://www.fibalivestats.com/matches/3886/02/39/52/76JPvXKFFvJJs/


Ricardo

Anônimo disse...

Acho até melhor que a Erika vá para a seleção assim, em cima da hora.


Já repararam que as lesões surgem quando os atletas tiram umas semaninhas de folga ou durante os treinos na seleção?

Anônimo disse...

Franciele jogou apenas 11 minutos no jogo de hoje. Assim fica difícil...