sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A voz de Oscar Schmidt

"Não dá para parabenizar time que ficou em 9º. Só faltava essa. Não vou cair nessa armadilha. Não dá também para criticar, quer dizer, tenho divergências sobre algumas coisas técnicas, mas depois de muitos anos começou a se fazer as coisas certas no brasquete brasileiro. O maior serviço para o basquete brasileiro foi o Carlos Nunes aprovar uma reeleição só"

"Agora, o resultado, mesmo, foi ruim. Tivemos quatro jogos parelhos e perdemos três. A Argentina é um dos melhores times dos últimos anos, mas você não pode deixar o Scola fazer 10 pontos em três minutos".

"A gente não podia ter deixado o jogo ser decidido no final, porque hoje em dia não conseguimos ganhar jogo no fim. Ninguém vai meter uma bola no fim? Falta colhão. O único acostumado a meter bola no fim é o Marcelinho, mas botaram ele para jogar a conta-gotas”.

"Basquete brasileiro precisa de um definidor. Jogadores jogam 37 minutos. Homens, jogam os três minutos finais. Veja o jogo da Sérvia, ontem. O menino (Teodosic), faltando três segundos, meteu a bola de lá da PQP. E pá, caixa. Ele chuta para meter. É essa atitude que eu admiro. Sérvia é o time que mais produz jogadores com culhão”.

"O Magnano tá implantando o jogo dele. Agora, duvido que ele ia me tirar de quadra. Porque se me der 20 minutos, eu faço 20 pontos. Comigo era garantia de um ponto por minuto. Pelo menos. Se não me colocar em quadra, na segunda vez eu não faço parte do time. Se na primeira seleção eu ficasse sentadinho, não voltaria na próxima. Esse é o mau do jogador-estrela (risos). Eu era, claro. Sempre carreguei meus times nas costas, com a confiança indiscriminada dos meus companheiros e treinadores”.

As declarações são de Oscar, em entrevista ao UOL. Ele está na Turquia para entrar no Hall da Fama da FIBA no domingo.

37 comentários:

Nairo disse...

concordo com o que ele disse. Mas essa parte de 20pts em 20minutos poderia ser evitada. Que exemplo ele quer dar falando que se ficasse no banco na 1a vez nao iria na segunda?

Entao Bala, nao vale ficar em cima do muro. O que achaste da declaracao dele?

Adriano disse...

bizarro ele dizer que, se ficasse no banco uma vez, não voltaria pra segunda. Ué, então por que malhou tanto a Iziane e o Nezinho??? po, Oscar, tá ficando gagá já? Logo vc??

Anônimo disse...

Oscar é um dos grandes responsáveis do basquete brasileiro estar esse LIXO que é hoje.

Se liga OSCAR MANÉ, Basquete é esporte COLETIVO.

igloureiro disse...

Assim como Pelé, nosso maior jogador da história de seu esporte, e donos das mais polêmicas declarações de suas modalidades.

Pedro Trindade disse...

Oscar foi um dos melhores da historia do basquete brasileiro junto a Wlamir Marques... mas sem duvidas ele calado é um profeta!

quanta besteira esse senhor consegue falar ? como ele faz questão de se auto-promover e para isso SEMPRE tem que desmerecer os outros...

lamentavel

Felipe Noronha disse...

Vomitei. Apenas isso. O maior culpado do basquete brasileiro ter ido ao fundo do poço tentando escapar de seu fardo.

fábio balassiano disse...

nairo, vamos lá.
concordo com as frases 1 e 2.

respeito a 3 e 4

discordo muito da 5.

abs, fábio

Anônimo disse...

O problema do "Rei Oscar" e da "Rainha Hortência" é o tamanho do EGO deles.

Eles não conseguem falar sobre qualquer assunto sem se auto-promover.

Adoram frases polêmicas para causarem repercussão.


EGO TRIP TOTAL!!!


Ricardo

Ramona, a GLAM disse...

Estamos a anos batendo na mesma tecla sobre a coletividade, utilizar com cosciencia a individualidade, e lá vem o Oscar com o retrocesso!!

Nós não perdemos a partida apenas nos minutos finais. E ter um definidor é realmente necessário?? O Teodosic é o definidor da Sérvia desde quando???

Anônimo disse...

Em vários pontos ele tem razão. Em outros foi infeliz novamente.

Acho que ele começou bem, foi piorando e terminou falando bobagem. Este último parágrafo foi f...

Ricardo

Anônimo disse...

Quem ainda dá atenção a um cara destes?! Por favor, né...

Anônimo disse...

o PIOR DE TUDO EH VER OS MENINOS SE SACRIFICAREM PELA SELEÇAO....

Jander Marques disse...

igloureiro o Oscar é o maior jogador de basquete do Brasil? E o Wlamir Marques e o Amaury Pasos?

Esse Oscar é brincadeira...

Lucas disse...

Só queria saber como é q o Oscar é o responsável por nosso basquete estar no buraco.... Q besteira! O maior jogador brasileiro pós títulos mundiais é responsávelpelo descaso dos dirigentes?!?!
Qual o problema q vcs tem com o Oscar? É pq ele era bom?
De todas as declarações dele só discordei da última, é claro. Desnecessário dizer q fazia 20 pt em 20 minutos e por isso não aceitava banco. Mas na história da falta de coragem e qualidade dos nossos jogadores na hora de definir o jogo eu to 100% com ele.
Não sei se o Marcelinho Machado é esse jogador como ele disse, mas certamente é o melhor chutador do nosso time e o Magnano errou sim ao tirá-lo no momento de definição do jogo.
Já o negócio de não deixar pra definir no fim do jogo acho q ninguém discorda, né? Esse time não consegue ganhar no final de jeito nenhum! Dá até desânimo.

Anônimo disse...

Irapuan/Curitiba - Umas no cravo, outras na ferradura e outras na canela do coitado do cavalo!!! Dizer que o Oscar é o culpado por 20 anos de hibernação é exagero, mas que teve boa participação eu concordo. Alguns de seus últimos comentários divulgados foram destruidores do basquete moderno: "pivot é pra pegar rebote e passar para os definidores" - Karl Malone, Shaquile O´neil, Scola, Tim Duncan, Dwite Houward, que o digam, né Oscar!!! Aquela: "Se não me colocar em quadra, na segunda vez eu não faço parte do time." é de matar qualquer iniciante antes de iniciar - os "sextos" homens da NBA que o digam também!! Sem eles não haveria anel para ninguém, rsss. Reconheço o valor que Oscar teve, como atleta, como inspiração para muitos jovens. Mas também reconheço que sua falta de coletividade, sendo quase "dono do time", prejudicou muito o próprio time. Ginobili só fez menos pontos que Oscar, mas contribui muito mais para o time. Ele poder ser considerado um exemplo do basquete moderno. Acredito que vamos voltar a ser uma força no basquete mundial!!!

Anônimo disse...

Comparar Oscar com Amaury, Wlamir ou Hortência é palhaçada

Quantas medalhas olímpicas este senhor tem?
zero

Quantas medalas de ouro ou prata em Mundial
zero

Uma medalha de bronze conquistada com um chute de Marcel do meio. Pura cagada.

Resumo: O Oscar se vangloria por ter um Pan Americano em Indiánapolis contra um time universitário dos EUA. Nunca ganhou nada e falo um monte de merda. Faço 20 pontos em 20 minutos. Até faz, mas só ele faz pontos em seu time e todos os adversários que ele marca somadas fazem uns 35 nesse tempo. Vai se lascar Oscar. Some do basquete brasileiro, fracassado. Deus queira que essa geração possa conquistar uma medalha olímpica, só para esfregar na sua cara. Grande jogador, com certeza, mas um tremendo de ganha nada, que fica cantando aos 4 ventos que recusou a NBA. Não seria nada na NBA, não marca, é lento e só arremessa.

Gustavo

orangeball disse...

Concordo com a posiçao do balassiano.

O Oscar comete um erro muito grande ao avaliar a situaçao pelo que ele é hoje. Avalia a situaçao como o ele de agora.

O fato de ele ser uma ESTRELA com carta branca é resultado de anos com TOTAL LIBERDADE.

POr isso que digo que entre ser campeao mundial com menos pontos e ter de marcar ou perder tudo e ser o cestinha ele preferia a segunda opção.

Infelizmente pra nos.

Giam #10 disse...

Existem jogadores Brasileiros melhores que o Oscar , o Wlamir é um exemplo disso , foi um excelente jogador , pra mim o melhor do Brasil de todos os tempos , e é um cara Humilde !

Anônimo disse...

Só duas palavras para o Oscar: "Parabéns Campeão"

Heverton Elias

Douglas disse...

Putz... podia ter passado o restante do dia sem ter ouvido essa... Como atacante (nem digo jogador, já que não marcava nem um cone), era excelente, mas quando abre a boca, é impressionante a falta de sensibilidade com as palavras. Mas não sei, acho que isso é estratégia de marketing mesmo, ele não deve ser assim em seu dia-a-dia...

Anônimo disse...

Vamo la pessoal, sei que a maioria aqui fala sem conhecimento de causa, mas tudo bem,

Oscar falou besteira, e errou feio, mas paciencia, querer julgar sua carreira e o atleta pelo que o aposentado diz hoje e besteira na mesma proporção.

As comquistas de Oscar tem que ser valorizadas sim, quem não valoriza não sabe como era o contesto da epoca, a dominancia que os times universitarios tinham naquela epoca, mas eu desculpo a falta de informação de alguns, e concordo que comparada aos times de hoje o basquete evolui(fora do Brasil)
Adora Wlamir e Amauri, e para quem ficou conhecendo estes nomes so agora, pesquisem sobe Rosa Branca, Ubiratam e outros, mas se formos desmerecer os titulos conquistados antgamente, procurem ver como foram formadas as equipes americanas quando fomos campeões.
Não vou defender as merdas que Oscar fala, mas o atleta Oscar e o brasileiro mais respeitado nesta modalidade fora do Brasil, estudo e reflexão antes de dedilhar, por favor!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Obrigado pela covardia anônimo. Mas mesmo burro respeito sua opinião, embora não concorde. Peguei pesado e exagerei, mas nunca disse que o Oscar foi mal jogador. Ele é excelemente, mas, repito, nunca ganhou nada de expressivo e quando o fez o culhão foi o Marcel e não ele. Ah, mais uma coisa, eu conheço a história do Rosa Branca, Ubiratan, do Kanela, que você com sua sapienza magnanimus não colocou, mas, em um blog vai ficar citando trezentos caras? A historiografia do basquete brasileiro agora?

Gustavo (burro sim, mas otimista com nossa seleção)

anonima disse...

Arrogante como sempre! Ta ai o maior espelho daquela escrota da Iziane "Se não me colocar em quadra, na segunda vez eu não faço parte do time. Se na primeira seleção eu ficasse sentadinho, não voltaria na próxima."

Ele esquece que o basquete de hoje em dia não é só ataca como ele fazia. Pq se o time precisasse dele para marcar uma lesma ele nao conseguia!

Pelo amor de Deus, cada coisa que temos que aguentar e ouvir (ler)!

Luiz Felipe Willcox disse...

Lembro nos últimos anos do Marcelinho ter resolvido apenas um jogo de alto nível de seleção no estouro do cronômetro contra a Turquia (2002?). Na seleção e nesse nível, não dá para jogar kamikaze. Chutes precipitados, num jogo como aquele, seriam mais dois pontos pra ele na volta. Acho que o técnico buscou alternativas que não funcionaram. Ainda assim, ele tem razão quando critica a falta de coragem de alguns jogadores.

O grande equívoco do Oscar, para mim, foi ter pautado sua carreira a partir de uma interpretação errada da magnífica vitória de 87. Foi um jogo inesquecível, um dos maiores que vi no basquete. A atuação do Oscar foi cinematográfica. Mas deve-se ressaltar - e este é o ponto que ele parece esquecer - que tínhamos um time. Tínhamos armadores, mesmo com o Maury doente e de fora. Tínhamos o Marcel, excelente. Tínhamos bons pivôs, que lutavam como leões nos rebotes. Ainda que Oscar acredite que pivô só serve pra isso, com o que discordo totalmente, desmerecer o resto de seus times é mostrar uma visão míope do basquete, que explica bastante seu número de pontos e diminuição de títulos após 87.

Definitivamente, o caminho para nosso basquete é outro.

Abs!
Luiz Felipe

Anônimo disse...

Ei Luiz Felipe, faço das suas palavras as minhas, complementando: O caminho para o basquete é outro! Coletividade! Defesa forte! Ataque cadenciado, claro que se possível em transição com superioridade numérica, mas no jogo 5 x 5 cadência, passe de bola encontrando o jogador em melhor condições para definir. Chamar o jogo para si é coisa de fora de séries como Jordan, Kobe Bryant, Lebrom James e até mesmo Oscar, entre outros mas esse não é o caminho do esporte! Pois nessa forma de jogar há de se contar com os fatores sorte, brio, "iluminação", ...

Rafael - RJ

Anônimo disse...

Vendo ele falar em parar os 10 pts seguidos do Scola me lembra ele fazendo 20 pts em 20 min e o cara que ele marcava fazendo 25.

Colin disse...

O Oscar, calado, é um poeta. Teodosic tem "colhão", jogou quase 40 minutos e fez 12 pontos. MVP da Euroliga. Contraditório, né Oscar?

Oscar só usa o basquete para se promover, pra participar do programa do Didi, pra ter videoblog de 30 segundos no R7... e a Nossa Liga? Manteve meia temporada, na metade dela, já estava dizendo que não teria a segunda...

Só sinto vergonha dele... Não é a toa que 99% dos comentários aqui são de críticas...

Anônimo disse...

só ele jogo basquete , ele trouxe o basquete para o brasil os outros não são ninguem ( Esse é o mau do jogador-estrela (risos). Eu era, claro. Sempre carreguei meus times nas costas) nossa senhora q isso pessoal o nao foi para nba por que nao tinha culhão e sabia que nao entraria na quadra , basquete italiano anda tão bem das pernas só vc olhar para ver se a italia estáva no mundial , nossa jogador estrela , cara na epoca dele tinha 6 jogadores de 2.00 agora tem pelo menos cada time do brasil 4caras grandes com montante de recursos que ele tinha iria ser quase impossivel marcalo nossa eu tenho quase certeza o oscar se fosse jogar hoje nao andaria na quadra tenho certeza ESSA CARA É MUITO ARRONGANTE , PREPONTE , SEM HUMILDADE, ELE MENOSPREZA SEUS ANTIGOS COMPANHEIROS DE EQUIPE IMAGINA OS ADVERSARIO É SÓ VC PEGAR AQUELE LANCE QUANDO ELE QUASE AGREDIU RICARDINHO POR QUE ELE CHUTOU A BOLA E NAO PASSOU PARA O ESTRELA , ESTOU ESTREMAMENTE IRRITADO COM ESSA ENTREVISTA O SEM NOÇAO OSCAR , SERÁ QUE ELE FAZ ISSO DE PROPOSITO ?NÃO ACREDITO ACHO QUE ELE É ESTREMANTE DESSA MANEIRA POIS JÁ ME DEPAREI COM ESSE INDIVIDUO NO AEROPORTO É VI ELE DANDO UM SHOW POR QUE VOO ESTAVÁ ATRASADO É ELE NAO PODERIA ESPERAR POR QUE ELE ERA O OSCAR...FODA-SE QUE VC É OSCAR SE IMBECIL VC MORTAL COMO EU E TODOS DESTE MUNDO ENTAOSEJA MAIS HUMILDE , TORÇO PARA O BRASIL SER CAMPÉÃO OLIMPICO OU MUNDIAL EU MANDARIA UMA REPLICA DA MEDALHA PARA CASA DELE SÓ PARA ELE SE LEMBRAR QUE EU SOU UM BOSTA MAIS GANHEI UMA MEDALHA OLIMPICA ELE E ALLSTAR OSCAR SÓ FOI LÁ PARA FAZER NUMEROS MAIS VOLTO CHORANDO SEM NADA...DESCULPA AOS USUARIOS DO BLOG PELA REVOLTA

Anônimo disse...

20 minutos = 20 pontos = 20 anos sem ganhar = 20 anos de atraso pro basket brasileiro.

Marçal de Lima Hokama disse...

Huahauahua! O Colin resumiu tudo: o cara calado é um poeta! Mas numa coisa ele até que não está errado: precisamos ser mais decisivos. Tá faltando no Brasil aquele cara define o jogo. E com certeza, o Leandrinho não é esse cara.

Anônimo disse...

O comentário acima diz tudo! Não conseguiria descrever melhor... So acho q esta longe de ser 20 anos... Põe mais uns 10 nessa conta

Anônimo disse...

Sua prepotencia beira a sua genialidade da epoca de jogador... E com essas e outras o basquete nacional já esta na u.t.i. a decadas..... Falta atitudes de "homen" dos que escreveram estoria deste esporte.
Menas retorica e mais ação meu camarada.......

Ricardo disse...

Agora que o Oscar entrou no Hall da Fama a gente tem que aguentar...

Humildade ZERO, em todo santo comentário vai comparar com a carreira dele. Só esquece que:

1. Naquela época a Argentina tinha uma equipe meia-boca e era infinitamente mais fácil a classificação para as Olimpíadas;

2. União Soviética e Iugoslávia até o começo dos anos 90 ainda não estavam divididas em vários países. Se estivessem divididas, os melhores resultados do Brasil em Mundiais (com o Oscar) seriam piores, pois US e Iugoslávia SEMPRE ficavam na frente do Brasil.


Enfim, o cara se acha...

Já vi o Brasil perder muito jogo importante porque a "mão santa" dele falhava em momentos decisivos. Mas fazia bastante pontos, provavelmente pouco se importava por errar uma bolinha e outra em finais de partidas.

Anônimo disse...

por isso que a seleção do oscar não ganhou porra nenhuma!

ganhou só um pan que não sei pq todo mundo idolatra! enfim, o eua era um time jovem que só e o pior só de universitário! no final, só teve um grande jogador!

Anônimo disse...

Por isso que o Oscar é desconsiderado pelos basqueteiros. Traíra, mau caráter. Vcs sabem que ele fez um aocrdo com o Grego: Como ele perdeu uma ação da época daquela liga que ele liderava, foi condenado a pagar honorários advocatícios. Daí ele fez um acordo com o Grego, não falava mal da CBB na época e os advogados contratados pelo Grego renunciavam os honorários. Pode investigar que vcs vão confirmar esta informação.

Anônimo disse...

Oscar não presta!!! Fez acordo com o Grego e levou uma grana!

Anônimo disse...

olhem o twitter deste traíra, é só propaganda. e tem gente que contrata ele para palestrar!!! tem meia duzia de seguidores no twitter!!