domingo, 12 de abril de 2009

Viva a loucura!

Neste feriadão o Sportv fez o grande serviço de transmitir três jogos do NBB: Flamengo e Bauru, São José e Araraquara e Pinheiros e Joinvile. Uma trinca de homéricas peladas. Sem tirar nem por, sinceramente. Na boa: ninguém aguenta mais essa loucura pelos tiros de três pontos e a falta de defesa nas partidas desse país. Sendo ainda mais sincero: no Brasil, hoje, é praticado um basquete que não se vê em lugar algum do mundo.

Quer ainda mais sinceridade? Muitos dos técnicos que hoje comandam as equipes do primeiro escalão do país reclamavam do jogo praticado até meados da década de 90 (o time do Pan e tal). Pois é: hoje em dia estes mesmos treinadores conseguem fazer dez mil vezes pior! Não há defesa, não há o mínimo de coordenação nos ataques, nada. Passes para os pivôs, então, nem se fala. Fundamentos tampouco. Esqueçam: o que vemos por aqui é uma zona, uma loucura de 10 homens na mesma quadra.

Como disse o próprio Kouros por aqui, o campeonato é legal, é diferente, mas o nível técnico não passa de razoável. Nota seis, no máximo e com muita educação. E boa Páscoa a todos!

23 comentários:

Alexandre disse...

É realmente triste, Bala. E ainda tem gente que diz que é o estilo brasileiro de jogar basquete...

Da série "coisas que explicam o estado atual do basquete brasileiro".

Chag sameach!!!

Daniel disse...

bala como vislumbrar uma possibilidade de evolução nesse cenáro tão caótico?

tenho bastante medo que esse balaio bizarro de incopetencia va se estabelecendo como o novo baquete do brasil, com a ajuda da rede globo.

desculpa a pergunta .. mais realmente fico absmado com a vergonha que vai se tornando nosso basquete.


Abraço

Anônimo disse...

Cara...lendo suas palavras me machuca muito, mas infelizmente é a verdade do nosso basquete....agente quer um basquete mais forte, o basquete que o Brasil merece.....somos um pais grande, com variedade populacional e étnica....mas não conseguimos mais formar jogadores para fazer frente a uma Rep. Dominicana...uma ilhota..

É um quadro desolador...ai vc se empolga com a NBB, liga pra ver uma partida e ve 64 arremessos de 3....porra eu nao quero ver campeonato de arremessos...eu q uero ver um jogo de basquete bem jogado...não precisa ter um MJ ou um LBJ na quadra, só um jogo bem jogado ta bom....

Onde ta o problema então? Como solucinar essa mediocridade do JOGO DE BASQUETE feito no Brasil?

Anônimo disse...

Qual será o nosso futuro???

Juro que ouço essa história de "modo brasileiro de jogar" a muito tempo.

E nada evoluiu desse tempo pra cá.

E todos continuam com esse bla bla bla, todos os blogueiros, todos os entendidos do basquete

E nada muda..chega uma hora que cansa..

Comentar ou deixar não vai mudar nada.

Unknown disse...

Fábio, peguei os dados dos chutes de 3 pontos dos jogos de sábado da NBA. Longe de fazer qualquer comparativo com relação ao nível técnico do NBB, mas vamos à frieza dos números:
Detroit: 5/10 (50%), Indiana: 9/22 (40,9%); Orlando: 7/18 (38,9%); Nets: 11/20 (55%); Suns: 8/16 (50%); T-Wolves: 8/20 (40%); Bobcats: 9/15 (60%); Bulls: 11/24 (45,8%); Thunder: 7/14 (50%); Bucks: 9/22 (40,9%); Golden State: 9/20 (45%); Utah: 5/19 (26,3%); Portland: 4/16 (25%); Clippers: 2/15 (13,3%).
Os jogos com maior número de chutes tiveram 39 arremessos de 3 pontos. A média da rodada ficou em 35,85 chutes por partida. E são partidas de 48 minutos, não custa lembrar. Só pra arrematar, nenhuma partida superou o Joinville sozinho no jogo de sábado (40 arremessos). Haja alma!

fábio balassiano disse...

daniel, é do caos que surge a luz. espero que exista alguém estudando mto, para mudar a situação.
é só dar o primeiro passo. estamos no fundo do poço, logo qualquer melhora já é um começo.
o joão marcelo pode ser um desses.
é pouco, mas seria um começo...

abraços, fábio

fábio balassiano disse...

marcelo, quanta alma, hein...
vi os números tb, e sabe o que me chamou mais atenção? o golden state, que muita gente aqui chama de estilo "alucinado", arremessou TRÊS vezes menos de três que o time do joinvile.
quem joga no estilo run-n'-gun? quem joga de forma alucinada? o don nelson?
sei...

abraços, fábio

KatiaSilene disse...

Cadê a ALMA, como diria o Bial?? Rs.
O que mais me prende ao assistir jogos de basquete são as assistências (belas) que são fornecidas para dentro do garrafão ou na entrada desse. Infelizmente, essas cenas não são tão frequentes como resolvo assistir o campeonato em questão.

Cassiano disse...

De uma coisa todos temos certeza:
A "popularização do basquete" promovida pelas organizações Globo esta servindo de uma coisa: Está desnudando, escancarando o lixo que está o basquete no Brasil!!!
Jogadores, técnicos, auxiliares...cambada de nego sem vergonha!!!
Estamos a seculos de um nível decente...Olimpíadas nunca mais!!!
Abç

Victor Dames disse...

Nível técnico? Numa liga que mal sabe organizar um campeonato? Fala sério...

Depois de pensarem em tornar o campeonato mais atraente, mais confortável, mais visível, aí sim dá pra pensar em melhorar o nível técnico...

Os fóruns de discussão sobre basquete na internet são frequentados, em sua imensa maioria, por basqueteiros, aqueles que não apenas gostam do esporte, mas são capazes também de analisa-lo profundamente...

Não é o caso da maioria que vai ao ginásio. Esse é o torcedor clubista, pouco importa os números (que sequer são divulgados à torcida presente durante os jogos), desde que seu time ganhe.

Eu, particularmente, me incluo entre esses, mas também estou preocupado com a qualidade do evento, ou seja, daquilo que cerca o jogo.

Todo mundo elogiou a organização do Pinheiros em seu ginásio. Apesar de pequeno, ele proporciona uma boa empatia com o público, até porque ele é envolvido na partida.

Me dói chegar no Maracanazinho, um ginásio com condições de receber infra-estrutura nos moldes da liga americana, e não ter nada além de um DJ convidado a cada jogo e os mascotes Uruba e Urubinha. Cadê o show de luzes? Cadê a estatística no placar? Cadê as lanchonetes com boa oferta e qualidade? Cadê a divulgação dos jogos na tv "parceira"?

Citem aí o que mais pode ser feito para agradar o torcedor, depois a gente se preocupa com aqueles caras lá na quadra...

Abraços!

Anônimo disse...

Victor,
em algumas praças os jogos são de graça, não sei se aí em SP é.

Aí cara .. jogo subsidiado !?!

Isso eu nunca vi em lugar nenhum do mundo.

E mesmo DE GRAÇA, vários jogos que eu vi deste ano e de vários pra trás, nao tinha mais de 500 torcedores presentes ...


Uma pena ...

nada é feito de diferente ..


Se tivesse ao menos uma promoção do intervalo de chute do meio da quadra, ganhando uma camisa ou uma bola oficial .. ja seria algo.

E a dificuldade em fazer isso ?
Nenhuma.

Victor Dames disse...

Que SP? Eu sou do Niterói, e tenho acompanhado o Fla no Maracanazinho. Acho muito louvável tudo que vem sendo feito, seja pla LNB, seja pela nova Vice-presidência de Esportes Olímpicos do Fla (leia-se João Henrique Areias)... Mas estamos longe de eventos minimamente ideais.

Não é preciso subsidiar ingressos, basta que o preço seja compatível com o serviço oferecido. É só ver que o Jogo das Estrelas deu um bom público, apesar de não ser nenhum espetáculo...

Quando tivermos boas atrações, boas lanchonetes, boas informações, talvez os R$ 20 cobrados no Maracanazinho não sejam tão caros...

Mas desanima você chegar no ginásio, olhar pro placar de primeiro mundo, e ver que até hoje não tiraram o logo do Mundial de Futsal de 2008... No estacionamento ainda tem até a tabela da competição... Alô SUDERJ!

Abraços!

Anônimo disse...

Nao consigo entender tanta critica ao jogo de 3 pontos???
Este é o estilo brasileiro, que foi moldado na antiga Iugoslavia,hojde somos o Pais que tem maior acerto neste fundamento, portanto temos que aprimora-lo.
Foi assim na epoca de Wlamir, Jatir e Amaury e nossos jogadores sao experts neste tipo de fundamento.
Vcs que idolatram a NBA, e que acham melhor uma cravada que vale 2 pontos, do que um belo tiro de 3,saibam que um tiro de 3 é uma arma letal, tanto para conseguir uma recuperaçao, quanto para alargar o marcador.
A maior satisfaçao, é quando assisto a Tv e vejo o Bira belo falar mal de mais um chute de 3 e a bola cai.
O joinvile converteu 50% dos chutes de 3 , e isso deve ser analisado e nao a quantidade.
O tiro de 3 é LETAL.
Sou totalmente contra as pessoas que estao reclamando deste fundamento.Temos que usa-lo cada vez mais.

Anônimo disse...

Bruno

Não vamos criticar os jogadores,mas o grande culpado são os técnicos pela pobreza tática e falta total de comando.Tem outro detalhe que talvez esteja passando despercebido,independente da loucura dos tres pontos.É a falta de pivots nas equipes, com exceção do Flamengo que tem o melhor 5, as demais equipes não tem este jogador,ou seja o pivot de força,que joga de costas dentro do garrafão,então ficam todos arremessando e os pivos fazendo alguns corta luz, para o arremesso de fora, só que esta opção de jogo acaba terminando ou gerando uma verdadeira pelada.

Unknown disse...

Ouvi falar que o mundo do basquete já está temendo a nossa arma letal. Inclusive, estão afirmando que irá revolucionar o esporte no mundo.

Anônimo disse...

Nossos melhores momentos foram os tiros de longa distancia.
Lembro Amaury,Wlamir,Oscar,Marcel,Paulinho VB, etantos outros letais.

Anônimo disse...

esqueci:
dou um VIVA para:

drazan petrovic
reggie miller
ray allen
larry bird
dirk nowitzki (best big man over 7 feet)
Kobe
Wlamir
Oscar
Amaury
Marcel
Steve nash
Steve Keer o melhor de todos

Anônimo disse...

Não se trata de criticar os chutes de 3. O problema é tê-los como única estratégia de jogo. Isso evidencia falta de fundamentos técnicos para executar o jogo de maneira completa. E uma brutal falta de capacidade tática dos técnicos. E principalmente: uma defesa ridícula. Se um time chuta 40 bolas de 3, é porque o outro deixou 40 bolas de 3 serem chutadas. Põe esse time pra jogar contra outro que marque direito pra ver se ele chuta 40 bolas de 3. Resolver essa aberração passa por aprender a marcar direito, e para isso é preciso desenvolver os fundamentos necessários. Isso não se resolve exigindo mais vontade de marcar ou mais alma, ou qualquer outra baboseira pseudo-motivadora. É preciso que os fundamentos de defesa sejam tão importantes na cabeça dos técnicos e dos formadores quanto são os de ataque. Talvez aí possa se começar a pensar em alguma mudança.

Ninho da Nação disse...

O que podemos fazer???
Eu torcer contra as bolas de três vai resolver??

Sou torcedor de ginásio, agora vou ficar em depressão por causa do "modo brasileiro de jogar"???

Deixo pros "entendidos" essas críticas.

Anônimo disse...

Acho que tudo deve começar pelos meios de comunicação...Nossa cultura futebolistica nos influencia muito a atacar e pouco a defender, daí vem a liberdade para fazermos oq quisermos, pois não existe defesa!!Se passarmos a ver nos meios de comunicação uma maior valorização nos quesitos de scout como "roubo de bola","Bola recuperada", e principalmente "Rebotes", quem sabe chamariamos mais a atençao dos futuros jogadores e dos tecnicos das categorias de base para a importancia da defesa no basquete!!'nunca vi ninguem premiado como melhor defensor, somente como cestinha!!
É muito dificil um técnico organizar um ataque, se não existe uma defesa consistente, e infelizmente em nosso pais é oq acontece, já nas categorias de base, onde nossas crianças não aprendem os conceitos de ataque mais utilizados nas categorias adultoas, porque só atacam contra defesas por zona!!Pra um técnico de categorias de base, mesmo que este tenha razoável conhecimento, é muito dificil praticar nos treinamentos tais conceitos sabendo que nao os utilizará em jogos, porque somente atacará contra defesas zonais!!
Outra coisa que me chama a atençao é o pessimo desenvolvimento dos fundamentos de nossos jogadores, e isso na minha opiniao também é decorrente da utilizacao insistente de marcaçoes por zona nas categorias menores, já que a defesa por zona na minha opiniao impede que os jogadores desenvolvam e pratiquem seus fundamentos, pois a crianca sempre ataca contra no minimo dois defensores, oq nao ocorreria no caso de uma defesa individual!!
Por tudo isso acredito que nao vai ser o NBB o grande Responsavel pelo ressurgimento do basquetebol brasileiro, mas é um passo importante. O grande passo, e grande segredo está na forma em que trabalhamos nossas criancas!!

Leigo

Ninho da Nação disse...

Vejamo o caso de Franca.

Onde ja se viu um time jogar sem preparador físico???

Depois Helio Rubens não sabe porque os times paulistas estão em desvantagem perante os outros.

Olha que nível chegamos!!!!

Antes de querer mudar alguma coisa dentro de quadra, vamos mudar a administração, vamos mudar aqueles que acham que sabem de tudo, que pensam que são o supra-sumo do basquete..

Hélio Rubens é um. Afundou a seleção e está afudando Franca.

Anônimo disse...

vale a pena aclarar que na época que jogavam Wlamir,Amaury e toda a geração de oro campeões do mundo não existía o arremesso de trés pontos..so foi implementado no Brasil em 1985...nossa arma letal foi engraçado demais
Não sou contra da bola de trés,sou contra do uso e abuso como único recurso empregado pela falta de fundamento em todos os atletas

Anônimo disse...

Logico que nao existia!!!!
O que o cara de cima quiz dizer é que se tivesse eles estariam entre os top ten letais do mundo naquela epoca.