terça-feira, 14 de abril de 2009

Estatísticas, números, teorias e pesquisa

Henrique Lima Gonçalves, de Viçosa, fez uma monografia interssantíssima sobre basquetebol e métodos estatísticos. Agora graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, ele traz para os leitores do blog um pouco do do seu estudo, que, repito, vale a pena ser amplificado. Manda bala, Henrique:


"Sempre fui fã de box score (aquela planilha de dados que todo mundo vê após os jogos da NBA, por exemplo). E também sempre fui um fã de estatística de jogo, scouting. Como técnico de basquetebol, tentava entender qual fundamento do jogo era mais crucial na derrota e na vitória de uma equipe.

Como a produção cientifica em português para o basquetebol não é grande, fui atrás dos estudiosos pelo mundo afora. Me deparei com trabalhos interessantes, mas ainda não tinha achado o que queria. Quando tive de escolher meu tema para a “famigerada” monografia, pensei bastante e resolvi, juntamente com meu professor orientador Adilson Osés, trabalhar nos do jogos e estatísticas. O objetivo principal foi analisar o poder de quatro fundamentos que escolhemos (bolas recuperadas, assistência, rebotes e bolas perdidas). Ou seja, analisar se estes fundamentos ajudam a indicar o ganhador. Queríamos saber se existe uma uniformidade entre os tipos de jogos, fundamentos e vencedores/derrotados.

Como base, utilizamos os jogos da Supercopa Brasil de Basquetebol, realizada ano passado, com equipes somente do estado de São Paulo. Utilizei três tipos de metolodogias diferentes e teste t de student para o tratamento estatístico do estudo. Isso garantiu maior número de conclusões para cada caso estudado, limitando assim alguns erros conclusivos se utilizássemos somente através de uma metodologia.

Posso dizer que o fundamento assistência apresenta diferença significativa no desempenho dos vencedores e dos derrotados em qualquer partida, independente do nível técnico dos times e ou dos jogos. Logo, o time que tem maior número de assistências tem grandes chances de ser o vencedor - não confundir maior número de assistências com maior número de pontos. Rebotes totais nos jogos discriminam o ganhador do duelo apenas entre times de nível mais baixo.

Desperdícios de posse de bola são um fundamento que discriminam os vencedores e perdedores quando os jogos são entre equipes de alto nível. No estudo, os times entre o primeiro e quarto colocado. Ou quando a diferença das equipes é gritante, como jogos do primeiro com o oitavo, segundo e sétimo. Ao passo que roubos de bola em nenhuma metodologia utilizada discriminou o vitorioso. Dessa forma, é um dado que não pode ter aproveitamento prático no alto nível.

Para o futuro, quero continuar pesquisando basquetebol, como tenho feito por algum tempo e tentar a publicação dos meus estudos. No Brasil, basquetebol não é rico de publicações e carece de melhores estudos. O “achismo” ainda é uma vertente grande nas quadras e em outros locais de debates. A repetição de métodos que deram certo em outros países, sem a contextualização correta para a nossa realidade, também é um problema grave.

Eu acredito que somente com muito estudo e pesquisa no campo do basquetebol, aliado a um planejamento correto e aplicação prática do que é estudado, conseguiremos criar uma verdadeira escola brasileira de basquetebol. Muito mais do que os cansativos e previsíveis comentários sobre nossa criatividade, nossa velocidade na transição ou nossa tendência ineficaz de chutes de três a esmo. Espero estar contribuindo um pouquinho, mesmo que com 0,01% de importância na tentativa de ver nosso esporte se desenvolver e sair do buraco. Qualquer comentário, é só usar a caixinha ou manda um email para thierryhenry1308@hotmail.com".

---

O blog dá os parabéns ao Henrique, e espera que atitudes e iniciativas como estas sejam cada vez mais frequentes. A caixa de email do Bala na Cesta está aberta.

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o artigo. Como ele bem disse no texto, era uma coisa que todos tinham na base do achismo, mas que com um estudo prévio, análise e pesquisa, pode ser de grande valia para as próprias equipes melhorarem.
Eu fico irritado quando começa aquela putaria de arremessos de três de times como os brasileiros. Fala sério. Com tanto arremesso, vai ter muito rebote, pode ter muitos turnovers, pode rolar recuperações e etc.
Muito bom, continue assim.

Henrique disse...

Deixo aqui meu obrigado ao Fábio por ter aberto o espaço para a pesquisa que fiz!

Qualquer duvida, só contactar que respondo !

Bom dia !

Anônimo disse...

Um cara desses é que deveria trabalhar numa comissão técnica de algum time da NBB, ou mesmo na CBB...um cara que vem com o estudo, pesquisa...nada de achismo ou impirismo...ou "tem que ter alma".

Tem comque vir com os dados, gráficos, números..é or ai mesmo.

parabens garoto!

Anônimo disse...

tá vendo, a solução para nosso basquete ta ai...aos montes..muita gente pode contribuir..precisa dar chance a essa nova geração de técnicos, pesquisadores, amantes do basquete que tem decencia e vontade de mudar as coisas.

Ai nosso amado basquete sai do buraco..

Marcelo Urbano disse...

Grande Hicks!!!!

Fabricio disse...

Faltou o link pra monografia ou eu estou cego?

Anônimo disse...

Estou resolvendo isso para postar.

Abraços e obrigado pelos elogios.