quinta-feira, 9 de abril de 2009

Um diálogo Socrático

- Fábio, tem acompanhado a NBA?
- Tenho, tenho sim.
- Como está o Ginóbili?
- Se machucou e está fora da temporada. Uma pena.
- Poxa vida, rapaz. Mas o que aconteceu?
- Jogou uma Olimpíada fora de suas condições ideais e agravou a contusão no tornozelo naquela semifinal contra os Estados Unidos. Lembra?
- Lembro, claro. Ele é fera! Que exemplo! Foi jogar sem poder então?
- Quase isso.
- Entendo.
- Mas, tio, uma pergunta: por que diabos você não pergunta nada sobre os brasileiros? Nenê está excelente, Varejão pode ir para a final, Leandrinho está bem.
- Fábio, sinceramente eu não ligo para esses caras. Se eles só se interessam em jogar pelas franquias que lhe pagam, eu não quero saber deles. Veja o exemplo do Ginóbili. Sul-americano que nem eles, com contrato longo que nem todos eles, e que mesmo assim se mata para jogar com sua seleção. Independente de patriotismo e da Confederação, que é péssima, acho que esses caras precisariam ter um mínimo de decência e assumir as suas posturas. E, claro, devem se lembrar que defender o seu país é o máximo que todo atleta pode almejar.

Este diálogo (verdadeiro mesmo!) aconteceu na noite de ontem, entre meu tio e eu. Não tive argumentos para continuar a falar sobre esse problema que, certamente, irá ocorrer na Copa América próxima.

7 comentários:

Gabriel disse...

Assunto complicado esse.Nao me sinto confortavel em tecer nenhum comentario mais enfatico,mas penso o seguinte:seja qual for seu motivo,vc deve assumi - lo publicamente.
Dinheiro?Descanso?Obrigacado contratual?Cada um no seu quadrado,cada um com seus problemas.Mas nao venham dizer que o problema eh fisico,que nao tem condicoes de jogo e tantas outras desculpas.Assumam,como homens,a propria decisao.
Se fosse eu a estrela da NBA convocado para a selecao brasileira de basquete:Apesar de achar nobre defender meu pais em qualquer competicao que seja,declinaria o convite e diria "com esses caras amadores eu nao trabalho".Simples assim.
Para a selecao do Grego eu nao jogo.Por mais que doa ficar de fora de um Mundial,de uma Olimpiada,os principios sao nosso norte.
Anda meio fora de moda emitir opiniao contraria ao "sistema" no esporte profissional.
Mas vai dizer que nao seria interessante ver um Leandrinho,Nene,Varejao,Splitter,todos clamando por mudancas?Iniciando um movimento pela moralizacao do nosso amado esporte?Vestir a camisa nao eh soh na quadra nao.Seria a melhor defesa do momento.
Fico imaginando se Kaka,Ronaldinho Gaucho,Julio Cesar...se todos os grandes atletas brasileiros,de todos os esportes,saissem um pouco das quatro linhas...ficariamos livres de Ricardo Teixeira,Grego,Nuzman.
Viajei?

Henrique disse...

Asunto delicado mas deveríamos olhar os hermanos e copia-los, mais uma vez, nisso.

Não a toa os caras são respeitados no quatro cantos do mundo e nós ?!?!?

A velha e triste piada internacional.

Parabéns Manu ! O maior jogador sulamericano que eu vi, disparado na frente de qualquer outro cara.

Victor Dames disse...

Opa, pera lá! O Nenê tava com câncer, e não uma merdinha de contusão de tornozelo! Sem comparação, né? O Varejão sequer tinha contrato, se não estou enganado, ficou naquela lenga-lenga de renovação. E o Leandrinho afinal de contas jogou o pré-olímpico, não?

Abraços!

Anônimo disse...

É por essas e outras que as pessoas dizem que os argentinos são mais raçudos. Antes eu ouvia isso só no futebol, agora vou ter que ouvir isso no basket.

Heverton Elias

KatiaSilene disse...

Com certeza ficou sem argumentos, como eu também ficaria! Isso o que seu tio afirmou foi a mais pura realidade. Infelizmente, eu sou uma brasileira boba.. que por mais existam esses ingratos (faço exceção ao NENÊ), eu continuo torcendo exclusivamente por eles na NBA e sempre torcendo para que esses obtenham o sucesso tão almeijado.
É triste, muito triste..

jdinis disse...

Concordo inteiramente com seu tio. Já dei minha opinião "n" vezes: os caras que jogam na NBA tem todo o direito de priorizar o que eles bem entenderem mas eu também tenho o direito de não dar a mínima para eles. Acho o Ginóbili um jogador estupendo e torço muito por ele (assim como o Nowwitzki), já os brasileiros... deixei de acompanhar na NBA depois das deserções.

Contudo cada um tem sua opinião. Em uma recente enquete no REBOTE, votaram no Nenê como melhor brasileiro de 2008 empatado com o Spliter. Acho um absurdo depois de tudo o que o Tiago produziu e se dedicou, mas...

Abs.

Alexandre disse...

O Victor, aí em cima, fez o possível para defender os caras, né?

1) Leandrinho NÃO jogou o Pré-Mundial. Estava, se não me engano com um problema no joelho. Nada, porém, que impedisse uma boa peladinha, né?

2) Varejão estava SEM contrato. Por isso, nem podia alegar que o Cleveland não o liberou. Quis ganhar dinheiro e optou por não correr risco de se machucar. Fez uma opção pessoal e tinha todo direito de fazê-la. Só não podia ficar dando desculpinha de que não tinha seguro. Se quisesse jogar, teria jogado. Simples assim.

Abraço, Bala!