quinta-feira, 9 de abril de 2009

E o trabalho de base?

Ontem Ourinhos estreou no Paulista com vitória sobre Piracicaba. Muito bom, legal, parabéns. Mas no mesmo site da Federação que vejo os quase sempre triunfos do time, vejo os "micos" do mesmo clube nas divisões de base. Olhem só: não participa do circuito mini; não participa do circuito mirim; não participa do circuito juvenil; e apanhou de 78-23 para Osasco e 65-25 para Americana nas duas primeiras rodadas do campeonato infanto-juvenil. Estranho, não?

Evidentemente, contratar jogadores e não formá-los é uma política, e não pode ser criticada (há clubes de futebol que sucateiam as suas divisões de base para ter um poder de contratação maior no mercado). Com Ourinhos acontece isso. Vira e mexe, como aconteceu agora com a pivô Karina Jacob e antes com Êga, Micaela e Mamá, o clube quase sempre traz as melhores atletas do mercado. Com um mecenas no comando, investir em figuras conhecidas é mais atrativo aos olhos da comunidade e mexe positivamente com o orgulho de quem coloca a mão no bolso.

Por outro lado, acho estranho que o basquete brasileiro aceite isso e se acomode tão passivamente com a situação. Com um pólo de basquete tão sedimentado assim, perder a chance de formar novos talentos na região é péssimo para a modalidade. Fazer com que a diretoria de Ourinhos enxergue que isso pode, sim, lhes render frutos no futuro seria obrigação dos comandantes do nosso basquete, não? Conscientizar e estimular essa galera não deve ser tão difícil assim. Basta olhar o exemplo de Americana, que consegue formar atletas com muito talento.

A artífice daquele projeto, Mila Rondon, dá sopa no mercado.

13 comentários:

sta.ignorancia® disse...

Concordo com vc, Bala. Ourinhos, como "capital do basquete feminino" como eles mesmo falam, precisa formar atletas para receber tal titulo.

Mas a cidade tem uma equipe Mini e Mirim que disputam os campeonatos do interior (No mini existe o campeonato da grande são paulo - que está no site - e o do interior, que é promovido pelas ligas regionais, e no final do ano é disputado o estadual que é um quadrangular entre dos dois primeiros da GSP e os dois primeiros do interior)

Ano passado, o time tinha uma equipe juvenil forte, com atletas trazidas de outros times, sendo apenas a Leticia (que está no time adulto) e a Tatiele (que foi pra São Caetano) ourinhenses.

Mas isso é muito pouco pra uma equipe do porte de ourinhos.

sta.ignorancia® disse...

Ah, Catanduva também só começou a desenvolver a base agora, e tem levado uma surra atrás da outra no infanto.

fábio balassiano disse...

concordo com vc, sta. ignorância. é isso mesmo.
sabia da liga regional, mas é mto pouco ao meu ver.
vc tem razão!
abs, fábio

Anônimo disse...

Oi Fafa. Sem querer defender ninguém, as coisas q estão acontecendo esse ano na categoria de base de ourinhos tem um motivo. Ano passado fizeram um juvenil bom (pelo menos no papel), mas que saiu fora na semi. Então pra esse ano resolveram colocar o infanto sem grandes contratações, para q as meninas de ourinhos pudessem ter a chance de jogar e amadurecer. Então, mesmo que elas percam bastante, vão adquirir mais experiência, coisa q não acontece jogando liga regional. Pode parecer ruim agora, mas a longo prazo creio que seja um projeto válido, pq agora sim as meninas de ourinhos terão chance de aparecer.
Beijos

Anônimo disse...

Karen.

fábio balassiano disse...

Oi, karen, concordo com vc. elas, do infanto, vão amadurecer;
mas eh mto pouco ainda
bjs, fábio

sta.ignorancia® disse...

realmente, ano passado ourinhos e são caetano tinham os melhores elencos no papel... e a final foi americana e jundiai, sendo que o time do Tarallo (mais modesto na minha opinião) foi campeão juvenil e dos jogos abertos na categoria sub 21.

tenho que tirar o chapeu pro Tarallo...rsrsrs

CESTINHA disse...

Quando eu escuto pessoas dizendo que Ourinhos é a capital do basquete só pode ser piada.
Capital do basquete é aonde tem BASE sendo trabalhada como prioridade.
Contratar estrelas com dim dim é mole, mas revelar jogadoras para que a nossa seleção não seja surrada pela Argentina ninguém quer... Não dá prestígio, popularidade imediata.

O basquete nacional é assim, vivi de imdediatismo e está no fundo do poço.

Com todas as estrelas que Ourinhos tem deveria ser uma potência na base até pq o que deve ter de meninas querendo jogar pq estão acostumadas a ver a constelação do profissional, não devem ser poucas.

Acho que nós que realmente gostamos de basquete temos que parar de dar ibope para isso e aplaudir que está preocupado com a formação de novas atletas que darão continuidade a modalidade.

Todas as grandes atletas de Ourinhos já tem uma idade avançada e que certamente a maioria não vai jogar mais 10 anos.

O encanto acabou... agora temos que pedir pela a base. Pq não adianta só trazer atletas de ponta se a meninada não for aproveitada.

Parabéns ao Finasa, Americana, Jundiaí, São Caetano, Santo André e todas as equipes que realmente se preocupam com base.

Agora pensar na Base com a visão de contratar jogadora...

NÃO SOU CONTRA OURINHOS... ACHO IMPORTANTE TERMOS AS GRANDES JOGADORAS AQUI,MAS COM A BASE NO MESMO NÍVEL DE PRIORIDADE.

Anônimo disse...

engraçado ver esses comentarios de falta de trabalho de base ,e darem um titulo de melhor tecnico de 2008 para esse tal urubatam sei la como é o nome do cara, sendo que ano passado quem foi realmente a melhor mesmo ficando em 2º lugar foi a MILA RONDON de americana ou será que a fpb nao ve quem realmente monta e prepara as atletas?O taralo de Jundiai tambem foi muito bem porque então para esse tal de ourinhos?

Anônimo disse...

Eu tiro meu chapeu a esses tecnicos que trabalham a base e mesmo que suas atletas nao estejam conseguindo bons resultados tem a coraggem e a dignidade de trablahar a base levando essas meninas para os campeonatos,pois esses são os heróis de amanha pois muitas dessas garotinhas que hoje perdem podem se tornar grandes atletas no futuro ,pois mesmo sem ter o apoio merecido das entidades elas contam com pessoas,colegios e prefeituras que lhe dão essas oportunidades que parece nada mas la na frente sao elas que vestiram a verde e amarela parabens a todos que tem essa mentalidade.

Anônimo disse...

Nossa, fico imaginando a salada do nosso novo Portugues, com o velho...o que vai ser daqui pra frente, com o velho surrado e novo chegando pra misturar a cabeça de quem não sabe escrever!

Anônimo disse...

Esse negócio de "Fazer base" é muito relativo!!
Se não houve contratações para um time juvenil, e quem está representando é um time infanto, essa é a verdadeira base!!Contratar jogadoras não é fazer base, e sim destruir a base de outra equipe! E isso é oq mais o fazem os "grandes" técnicos "reveladores" em SP. A partir do momento em que os clubes, para transferirem uma atleta para outra cidade ou Estado, necessitem pagar um valor com é feito hj no voleibol, creio que teremos uma melhor base. Penso que o valor que os Clubes que possuem condições gastam pagando e mantendo atletas, deveriam ser gastos contratando e capacitando profissionais para trabalharem as categorias com atletas em suas cidades.
Precisamos parar de engrandecer aqueles que simplesmente trazem talentos do Brasil inteiro e depois só os colocam em quadra!!Devemos engrandecer aqueles que constantemente estão nas escolas procurando os talentos para ensinar fazer a bandeja. Esse sim tem méritos!!
Leigo

Anônimo disse...

Formação de atletas era o objetivo de Ourinhos, só que acabou a verba...pq Jundiai, Osasco e as demais cidades pouco tem atletas da redondeza...Suas equipes são formadas por meninas que se destacam em outras equipes.
Vira um cobertor curto...Ourinhos não investe na base, privilegiando o adulto e as outras cidades não tem adulto para privilegiar a base.
Basta ver as fortes equipes de juvenis que Jundiai monta, sempre com 6 ou 7 jogadoras de seleção brasileira e mesmo assim não disputam o adulto.