terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais uma lição

Na Assembléia Geral da ACB (a liga espanhola), realizada ontem em Barcelona, foram apresentados os dados conseguidos pela entidade nesta temporada. É de assustar (positivamente, claro). Vamos lá:

- Nos anos de 2010 e 2011 serão abertas as primeiras academias com o selo ACB - em Zaragoza e Málaga, respectivamente. A ACB se converte, assim, na primeira liga européia de basquete a possuir um centro como estes no continente. Comenta-se que o contrato com a rede Aviva gira em torno de US$ 5 milhões por ano.

- Com 40 países de quatro continentes transmitindo os jogos da primeira divisão, a ACB aumentou os seus ganhos com a venda dos direitos em 140% em relação ao ano passado. Os valores não foram divulgados, mas podemos ter uma base quando o presidente da entidade diz que as tevês locais pagam muito mais do que os € 9 milhões anuais pagos pela TVE há quatro anos.

- Foi assinado, também, um convênio entre a ACB e a associação de médicos espanhóis para um melhor controle de dopagem nos jogos da liga. Se isso não bastasse, o acordo vale, também, para o circuito Sub-20 de times locais, evento patrocinado pela entidade e pela Federação Espanhola.

Os espanhóis provam a cada dia que possuem o segundo melhor basquete do mundo. É bom aprendermos com eles. Que tal mandar o Kouros para um intercâmbio por lá quando acabar a LNB?

6 comentários:

Anônimo disse...

A CBB é mais chick por ter um presidente Grego

adriano disse...

boa ideia mandar o Kouros pra lá fazer um intercâmbio, conhecer melhor a estrutura deles

Victor Dames disse...

Caro Fábio, uma das coisas interessantes de blogs é que é possível sentir muitas vezes a impressão pessoal do escriba...

Acho que você estava meio revoltado com a preguiça da CBB, que não te atendia na segunda de véspera de feriado, hehehe...

Falando sério, acho prudente que a LNB observe os acertos e aprimoramentos das grandes ligas, se realmente deseja não apenas recuperar a credibilidade da modalidade no Brasil, mas também provar ao mundo que podemos praticar um bom basquete.

Mas isso leva tempo, né? Compreendo os anseios de todos aqueles que são fãs de basquete, mas não vai ser da noite pro dia que teremos aqui uma grande liga, um grande campeonato, uma cobertura bem-feita de toda a mídia, e não de uns poucos heróis.

Porém, espero que o trabalho de observar as falhas, apontá-las e sugerir soluções continue, como vem você vem fazendo ao lado de outros bons analistas, como o Rodrigo Alves e a equipe do Draft Brasil.

Abraços!

fábio balassiano disse...

victor, acho que temos que observar o quanto antes.
mas concordo com vc: o trabalho da feb foi de longo prazo. e deu certo.

abraços, fábio

Victor Dames disse...

Bem anotado, os erros cometidos neste ano já tem que ser afastados de imediato no próximo... A propósito, já leu o editorial do Draft Brasil sobre a questão da exposição de patrocinadores na mídia? A despeito de pequenas divergências, achei muito bom o texto...

Tomara que a LNB use bem o tempo necessário para se chegar ao nível das grandes ligas...

Abraços!

fábio balassiano disse...

oi, victor. li sim
gosto dos textos do guilherme.
mas nao sei se compro os argumentos...

abs, fábio