sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A história do confronto

Em Mundiais masculinos de basquete, Brasil e Argentina já se enfrentaram quatro vezes. Por maior que seja a tradição, em apenas uma houve vitória brasileira (em 1967). Nas últimas duas, triunfos argentinos por 10 e 11 pontos de diferença, respectivamente. Confira abaixo.

1950 - Brasil 35 x 40 Argentina (15 pontos de Oscar Furlong, ídolo argentino)
1967 - Brasil 74 x 66 Argentina (29 pontos de Menon e 23 de Ubiratan)
1998* - Brasil 76 x 86 Argentina (Oberto teve 21 pontos e 14 rebotes naquele jogo) - *- A CBB ignora o Mundial de 1998 em seu site. Pode?
2002 - Brasil 67 x 78 Argentina (Rubén Magnano era o técnico dos hermanos na competição, e Ginóbili e Oberto tiveram 19 pontos cada)

Dos jogadores que atuarão na partida de terça-feira estão Marcelinho e Oberto (foto), que jogaram em 1998 e em 2002, e Luis Scola, Leonardo Gutierrez, Giovannoni, Leandrinho, Alex, Splitter e Varejão (estavam há oito anos, em Indianápolis).

Será que a história começa a mudar no dia 7 de setembro de 2010?

13 comentários:

Anônimo disse...

“Se eu pudesse escolher, teria escolhido não enfrentar. Eu não gostaria de enfrentar a Argentina. Não por uma questão esportiva, mas por ter tanta vivência com essa equipe. Por tudo o que passei com os jogadores. É uma situação bastante especial. É um incômodo pela história que construí, mas isso fica de lado”, disse o técnico, que assumiu o comando do Brasil neste ano.

“Vou colaborar em tudo que humanamente e profissionalmente seja possível para o Brasil vencer. É um objetivo sumamente importante ir às quartas-de-final”, disse


já começo amarelar varios dias antes da hora pelo amor
foda se a historia dele hoje ele ganha 200 mil reais amigo nem eu nem os brasileiros queremos saber a historia dele só queremos que ele entre lá de o melhor dele da equipe só vitoria consequencia , agora não me vem com essas declaracoes que ja me deixa irado

Anônimo disse...

Aposto todas as fichas no Brasil!

Chegou o momento de virarmos a história contra os "hermanos". Esta geração ganhou de presente a oportunidade de apagar muitos fracassos contra a Argentina.....e de quebra quem dirigirá a equipe é um ídolo do pais.

Vamos Brasil, vamos Magnano (vc pode fazer história e maracar nosso 7 de Setembro com"muito orgulho e muito amor") .

Flavio Medeiros

jdinis disse...

Se analisarmos os times INDIVIDUALMENTE, acho o Brasil favorito pois tem elenco mais diversificado. O único motivo de não cravarmos esse palpite é nosso histórico de perder para os argentinos, a inconstância da seleção, a "tremedeira" na hora dedecidir, ...

Vejam o time argentino:
- se Gonzales fosse brasileiro seria chamado de gordo, estaríamos pedindo o Baby, Estevam, etc.
- Prigioni foi "engolido" pelo Huertas na ACB e, assim como o brasileiro, não tem reserva à altura;
- Marcelinho foi bem melhor que Gutirrez no sul-americano de clubes e na Copa América;
- eles não tem um jogador com as características do Leandrinho para os contra-ataques;
- Scola e Delfino são os diferenciais, mas temos um excelente garrafão com a volta do Varejão e Marquinhos marcou bem o Kevin Durant (e tem o Alex).

Sinceramente acho que dá para ganhar e, se não entrarmos com "complexo de viralatas", somos favoritos. Ser favorito não quer dizer que já ganhou (assim como estamos apontando a Espanha favorita contra a Grécia, a Sérvia contra a Croácia, etc.).

Anônimo disse...

Assistindo as partidas da Argentina, principalmente a ultima, acredito que a muito tempo não tinhamos tantas vantagens em cima deles, o time argentino e extremamente dependente de Scola, e se a bola de três deles não estiver legal, ficarão resumidos a tentar controlar o ritmo do jogo, e acredito que esta lição nos aprendemos.
Controlemos o jogo, valorizemos a bola, chutar claro (mas com firmesa naora certa, sem quebrar as movimentaçoes do ataque), e defendamos com vontade, e a nossa ora, boa sorte e juizo para nossos homens.
E se isto se concretizar, que nossas cat. de base comecem a mudar.

Anônimo disse...

Essa a hora, esse é o momento.

Brasil !!!!!!!!

Abs

Alexandre Reis

jdinis disse...

Uma boa notícia, mesmo não tendo nada a ver com o tópico:

- Paulão acertou com o Granada da ACB. Vai jogar a 1ª divisão da Espanha em um time melhor do que o Múrcia (na última temporada foi 10º e Múrcia 18º).

Vai ganhar experiência e, teoricamente, ganhamos mais um pivô na seleção.

Anônimo disse...

Fábio, sem dúvida alguma, assim como contra a Eslovênia e os EUA, Nenê fará falta em nosso garrafão também contra a Argentina. O time que temos é esse, com dois pilares no garrafão e que vai forte e confiante, com um banco aparecendo como nunca contra a Croácia. Agora, acho que em seu brilhante trabalho sobre basquete, valeria a pena corrigir um erro: a postura de Nenê sobre seu afastamento. Sem querer defender ou livrá-lo de sua conhecida arrogância, acho que a matéria do BasketBrasil e do site oficial do Denver é a prova concreta do comprometimento e vontade de Nenê no grupo atual.

http://www.nba.com/nuggets/features/nene_brazil_20100830.html

http://www.basketbrasil.com.br/nba/ira-reage-como-o-brasil-no-quarto-final-e-eslovenia-vence-apertado-nene-quer-voltar-a-selecao

Abraços

Chico-Campinas

marcelo marques disse...

jdinis isso se ele se apresentar para seleçao o paulão é um excelente jogador

agora imagina o faverani com um bom aproveitamento da linha dos 3 e mt mais atletico q o guilherme e com 2,11
mais o nene no lugar do jp batista

e o augusto lima no lugar do murilo mt mais atletico e com melhor chute q o murilo

e precisamos achar um armador melhor q o nezinho enquanto o raulzinho ainda naum esta pronto
neto de araraquara,fernando penna e o helio do flamengo são nomes que poderiam investir

isso é bom na pratica mais eles preferem ouvir empresarios,agentes,clubes

com as alegações(vc pode se machucar,imagina vc ficar no banco de um jogador q joga no brasil..........etc)


com respeito ao jogo contra a argentina acho q vamos nos surpreender o brasil ganhará facil com diferença de 20 pts

o unico jogador q pode fazer diferença pra mim naum é o scola e sim o delfino mt mais jogador q o leandrinho

Henrique Lima disse...

Fabio, neste endereço voce consegue algo do Mundial de 98, no site da CBB mesmo.

Abraçao !

http://www.cbb.com.br/competicoes/mundialm1998/tabela.asp

ps: Parabens pelo levantamento destes resultados !

fábio balassiano disse...

valeu, cara
já tinha visto lá.
mas no local que "deveria" estar, não está.

abs, fábio

jdinis disse...

Marcelo Marques,

O Paulão se apresentou no pré-olímpico e foi "cortado" pelo Unicaja. Nesta convocação ele estava machucado. Aliás acho que as contusões são o grande problema do Paulão, com 22 anos já sofreu duas cirurgias grandes.

Faverani parece que não dá a mínima para o Brasil e, pelas vezes que o vi jogar, é aquele protótipo de grande jogador que não consegue dar certo. É meio "blasé", sem sangue. Na Espanha também dizem que ele gosta muita de uma farra.

Do Augusto Lima falam maravilhas e já jogou algumas vezes pelo Unicaja na ACB, sempre com bons números (só vi jogar uma vez pelo Clínicas Rincon e foi bem sem ser ótimo). Estranhei sua não apresentação e me parece que acrescentaria muito.

Agora, de armador, estamos mal mesmo, só vejo o Raulzinho como esperança. E o Raul tem que amadurecer e ser mais "play maker" do que definidor.

Abs.

Anônimo disse...

bala, a cbb nao ignora o mundial, como voce mesmo disse, apenas esta no lugar errado, merece uma revisao no post.

Anônimo disse...

e o armador Rafael Luz (irmão da Helen), ele joga na Espanha, será que tem chance de ser convocado pra seleção?