Chegou ao fim a história de mais uma franquia da WNBA. O Sacramento Monarchs decidiu fechar as suas portas alegando problemas financeiros. Joe Maloof, proprietário também dos Kings, da NBA, disse que "isso faz parte do jogo dos negócios".O que não deveria fazer parte, para a liga feminina, é esse jogo louco de troca de cidades que vem ocorrendo nos últimos anos. Desde que a WNBA foi fundada, em 1997, houve um sem número de mudanças e das oito franquias originais, apenas três ainda resistem (Los Angeles Sparks, Phoenix Mercury e New York Liberty). E tem mais: o Sacramento foi campeão em 2005, e assim como o Detroit Shock, ganhador em 2006 e 2008, não estará no próximo campeonato.

A história da WNBA se assemelha e muito à da NBA, que sofreu um bocado para se estabelecer nos Estados Unidos. Há um lado otimista e um pessimista nisso. O otimista: a liga dos marmanjos, quase 50 anos depois, é o maior campeonato de basquete do mundo e tem uma imagem consolidada. O pessimista: que a WNBA surgiu em uma época de "boom" na modalidade, com nomes de peso (Leslie, Cooper, Swoopes, Lauren Jackson...) e em plena era das transformações digitais (globalização), e até hoje não conseguiu criar uma identidade - deixando, assim, a dúvida de que isso realmente ocorra em um futuro próximo.

3 comentários:
Nunca gostei da WNBA.
Acho que a troca de cidades sao péssimas assim como o momento em que o torneio ocorre.
Enfim ... boa sorte pro torneio. Mas estas saídas demonstram o quanto a liga está fragilizada.
Eu sempre achei a WNBA um campeonato bem legal, mas com certo desinteresse do público! Acho que a liga precisaria se organizar, reunir donos das franquias e elaborar um plano para massificar o campeonato. Mas pelo q a gente acompanha da organização da NBA, isso já deve estar sendo feito!
Talvez, se as franquias femininas tivessem os mesmos nomes das masculinas e suas partidas fossem anteriores às partidas masculinas, eles conseguiriam mais público e despertariam uma maior paixão nos torcedores. Afinal, lá eles gostam muito de chamar os times por Lakers, Cavs, Magic, etc... Não por Los Angeles, Cleveland ou Orlando. A indentidade está na franquia, não na cidade.
Postar um comentário