sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A idéia é boa - a execução...

É inegável que a CBB tem tentado correr contra os anos de penumbra da Era Grego, e algumas iniciativas merecem elogios mesmo: a aproximação do Ministério dos Esportes, o estreitamento dos laços com o presidente Lula e a criação da tão decantada Nacional de Treinadores (para 2010). As idéias são boas, sem dúvida, mas a execução não é das melhores.

Primeiro porque o coordenador é Diego Jeleilate (foto). Nada contra ele, a quem respeito, mas Diego é preparador físico da Confederação - quem deveria tocar o projeto deveria ser, evidentemente, um treinador. Em segundo lugar porque dois dos membros do comitê técnico são Lula Ferreira e Flávio Davis, cujos métodos de trabalho estão longe de serem os sonhados (a seleção masculina sabe bem disso). Ou seja: como o corpo docente da Escola da CBB está longe de ser o ideal, a formação dos novos profissionais que comandarão as equipes já nascerá defasada, portanto.

Repito: a idéia é boa, excelente, linda, mas a criação da Escola de Técnicos deveria começar por rever os métodos de trabalho a que estamos acostumados por aqui. Um banho de clínicas àqueles que passarão as informações já seria um bom começo. Na boa, a questão é bem simples: não adianta termos alunos com vontade de aprender se os professores possuem uma defasagem grande em suas formações.

15 comentários:

Unknown disse...

Fábio me desculpe, mas você foi muito infeliz nesse post, não quando você fala de Luala ferreira ou Flávio Davis, mas quando você colocou o trabalho de Diego Jeleilate em cheque, ou apenas você o comparou aos outros dois. Desculpe mais uma vez, mas o trabalho do Diego é ótimo, ele é reconhecido em todo o Brasil e não é só no meio do basquete não, ele é um dos reparadores físicos mais atualizados do mundo. Ele tem muito o qu ensinar aos outros sim. Você não é da area da preparação física então não teve idéia do que fez. Deixo claro que não sou amigo dele, apenas um estudioso da preparação física.

fábio balassiano disse...

dimitry, acho que não me fiz entender.
mas vamos lá.
o diego é excelente, excepcional, estupendo PREPARADOR FÍSICO.
acho que para uma escola de técnicos, o coordenador do projeto deveria ser... um TÉCNICO. só isso.

aliás, nas poucas vezes que conversei com o diego, o papo foi excelente, diga-se de passagem.

achei que tinha sido claro.
qualquer dúvida, estou à disposição.

abs, fábio.

Fábio Carvalho disse...

Também acho que a idéia é boa, mas concordo que um olhar estrangeiro seria o ideal. Nao sei até que ponto a situacao financeira pesou nessa decisao. Que ao menos palestras ou workshops de técnicos estrangeiros sejam uma constante.

Anônimo disse...

Fabio,

Vc tem toda razão.
A Escola de técnicos tem que ser administrada por um técnico......quem sabe este seja um novo posto para que Moncho esteja participando de alguma forma do nosso basquete aà partir de agora....

Gostaria muito de ver um técnico didático como é Monco Monsalve no comando da formação da escola de técnicos no Brasil; inclusive coordenando em um primeiro momento uma grande e produtiva relação/intercambio com a Federação e Escolas da Espanha (teriamos muito a aprender).....e isto abriria uma solução para um novo comando da seleção (uma vez que me parece que o Moncho não terá condições de seguir como técnico principal, com a dedicação de tempo e saúde necessária).

Diego, sendo preparador fisico e nunca tendo dirigido equipe alguma, NÃO FAZ NENHUM SENTIDO. Ele pode coordenar a Escola de preparadores físicos (uma vez que me parece ser um bom profissional), mas NUNCA termos o lançamento de um projeto tão importante como este na mão do profissional errado.

De quem foi esta idéia??
e quem aprovou?
o que pensao o Sr. Brunoro sobre este tema???

adriano disse...

eu recebi e-mail da CBB comunicando esse inicio do projeto da escola de treinadores, mas o link vai direto pra home da CBB, onde não há nenhuma menção da escola de tecnicos. No link q vc postou, acontece o mesmo. Será q eles tiraram do site por engano, ou deu algum problema e falaram antes do tempo??

fábio balassiano disse...

fala, adriano.
só agora que reparei isso.
rapaz, que loucura.
de todo modo, eu tenho o email em meu computador, apenas para provar que não sou maluco...

não sei o que houve com a cbb.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Bem disse o Grego, quando de sua saída: "as coisas vão mudar de seis para três, não de seis para meia dúzia".

Anônimo disse...

como um monte de perdedores pode serem professores?

Anônimo disse...

Gostei da sugestão do anônimo das 15:37h...MONCHO MONSALVE como coordenador da Escola de técnicos e lider do processo de implementação do projeto.

Sua experiência e contatos será muito importante e positivo para o sucesso.

OSWALD A.

Fábio Carvalho disse...

O Moncho seria um bom nome sim. Mas creio que problemas de saúde (coluna) e pessoais (afinal, ele falou que nao queria passar muito tempo aqui no Brasil) sao alguns obstáculos. Mas nada o impede de ministrar clínicas e workshops. Ah, e primeiro tem que se conversar uma renovacao de contrato, né?

Anônimo disse...

Mais uma vez vou falar ...
Como podemos querer resultados diferentes se a cbb coloca para realizar seus trabalhos as mesmas pessoas? e Bala...a coisa ta feia tem tartaruga tomando conta de banana...agora vai...ainda bem que 2016 e aqui...ufa...

Anônimo disse...

VOU FAZER UMA PERGUNTA, ESSE PREPARADOR FISICO NÃO E AQUELE QUE FEZ PLÁGIO DE UM TRABALHO DOS PROFESSORES DA USP?, ESTOU SABENDO QUE OS PROFESSORES VÃO COLOCAR O CARA NA JUSTIÇA E A CBB ESTÁ SABENDO DISSO A MUITO TEMPO E PODE ATÉ SER PROCESSADA TB UMA VEZ QUE O PLÁGIO FOI POSTADO NO SITE DA CBB..... BRINCADEIRA DO DEPARTAMENTO TÉCNICO DA CBB QUE PROTEGE ESSE CARA.

Anônimo disse...

Meu Deus!!!! mais uma mentira...que esta acontecendo com o Basquetebol Brasileiro? Agora facinoras mentirosos, semoventes querem fazer da nossa escola de coachs uma escolinha do barulho, cacilda chamemo professor Raimundo para comandar oras...fora CT de mentirosos nossa basket precisa de verdades.

Anônimo disse...

Acho o tecnico flavio davis muito competente e conhecedor do basquete mundial, principalmente o europeu, acho que sua principal fraqueza esta na gestão de quadra do time. Mas acho que num projeto como esse tem muito a colaborar. Mas essa é minha opinião! Abraxxxx

Anônimo disse...

Muiitoooooo competente só se for no padrinho rsrsrsr, vcs tinham que ver o minas no ecp, uma equipe morta sem brilho a cara desse senhor, esse e outra mentira ou se esqueceram do fatidico pré olimpico, fora tudo que esteve por ai , e chega que essas pessoas já passaram so o couros rsrsrs não percebeu...