segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A voz da LNB

Conversei, por email, com Sérgio Domenici, gerente executivo da LNB, a respeito da situação dos atrasos salariais constantes no basquete, mais especificamente sobre os casos de Londrina e Flamengo. Vamos às posições da Liga sobre o assunto.

1) O que a LNB pensa a respeito do atraso de salários em Londrina?
-- Vemos isso com preocupação, pois é um problema que afeta a todos. Londrina tem uma pequena dificuldade em receber os recursos porque seus dois principais patrocinadores são do poder público e há toda uma questão burocrática. O mais importante, no entanto, é que o recurso está garantido para honrar todos os compromissos (salários, viagens e manutenção da equipe). Londrina não representa problema futuro para a competição.

2) Como a LNB deve proceder em relação a isso no futuro?
-- Nesta temporada já solicitamos às equipes uma indicação sobre seus patrocínios para fazer uma análise sobre sua capacidade de se manter na competição. Inclusive, não aceitamos a inscrição de uma delas. Segundo nosso presidente, o Kouros, temos que avançar neste aspecto: as garantias dos clubes têm que ser mais sólidas e estamos estudando uma forma de as equipes registrarem os contratos dos atletas aqui na LNB. Outra orientação do Kouros é que os atletas se organizem, que constituam uma associação para também contribuir neste processo. Esta orientação serve ainda para os técnicos e árbitros.

3) Além do Londrina, há outras equipes com salários atrasados (Flamengo inclusive). Como isso reflete na imagem da entidade?
-- Não é um problema bom de gerenciar. O ideal é que estivéssemos falando agora sobre nossos projetos de marketing. Temos como meta suportar todas as despesas das equipes em relação a competição, deixando os clubes somente com os salários. Tudo é um processo de profissionalização, e quando tivermos todas as interfaces que participam da competição preparadas e estruturadas, a tendência é que estes problemas desapareçam. Veja, o futebol é a modalidade que movimenta o maior volume de recursos no Brasil e raros são os times que estão com seus salários em dia. Temos que avançar muito ainda. De qualquer forma este ainda é um problema pontual na Liga e que tem que ser resolvido. O problema do Flamengo e Londrina é pontual e, segundo já apuramos, estão em processo de resolução.

4) Não seria o caso de a LNB exigir garantias financeiras das franquias antes da temporada?
-- Na Espanha já é assim. A equipe faz um depósito como garantia. O futuro é este mesmo, mas, como disse acima, ainda temos que avançar muito neste aspecto.

5) Existe a possibilidade de a LNB "bancar" estes jogadores que estão sem receber?
-- Hoje não há nenhuma possibilidade, e nem devemos fazer isso. A sua pergunta acima aponta a solução para este problema, seja com um depósito de garantia ou através da aquisição de um seguro. A equipe tem que ser capaz de viabilizar sua equipe.

3 comentários:

Anônimo disse...

ele não deve ter referência no futebol, esse tipo de comparação entre modalidades esportivas e tentativa de justificar é um tanto quanto absurda.
Quanto ao problema no CRF já é crônico, pois não começou a pouco tempo.

Duda 11 disse...

Bom, pelo menos ele se mostrou bastante preocupado com o problema. Pelo que disse, atitudes estão sendo tomadas para evitar o sério problema! Vamos esperar que suas palavras tornem-se realidade!

Victor Dames disse...

Porque os basqueteiros se acham tão inatingíveis pelos problemas que atingem qualquer modalidade esportiva? É, realmente não podemos comparar com o futebol, que movimenta muito mais dinheiro que o basquete, especialmente aqui no Brasil...

Acho que devia surgir um movimento para o Domenici assumir a presidência da Liga, suas idéias, visão e perfil demonstram possibilidades de grandes avanços para o basquete brasileiro...

Abraços!