quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A tal percepção

"Ah, eu até gosto de basquete, acho um esporte bem mais emocionante. Mas quando minha mãe viu que eu estava crescendo, ganhando corpo, ela só tinha uma escolinha do Viva o Vôlei perto da minha casa. Decidiu me colocar lá, e passei a amar o esporte. Ah, e o vôlei dá mais projeção que o basquete, né? Tenho amigas que falam que mal há times para se jogar o ano todo. Aí é ruim, o senhor não acha?"

"Comei a praticar esporte na escola. Jogava basquete, e jogava bem. Cheguei à seleção carioca, mas decidi trocar pelo vôlei quando vi o Giba ser campeão olímpico (2004). Desde então amo este esporte. E vejo com tristeza que o basquete só cai. Minhas amigas que atuavam pela seleção carioca tiveram que parar porque não tem campeonato por aqui. O senhor queria que eu continuasse mesmo no basquete?"

Ouvi os dois depoimentos no sábado à tarde, no Botafogo. O primeiro foi de uma linda morena de 1,89m, atacante do Fluminense que destruiu a partida. Erica (se não me engano) poderia ser uma ala-pivô das melhores, mas trocou a bola laranja pela de vôlei por conta das condições. O segundo foi da oposto do Botafogo, que trocou um esporte pelo outro por causa de um ídolo.

Será que a CBB consegue ter noção do que as duas meninas querem dizer com os depoimentos acima?

13 comentários:

adriano disse...

e aquele depoimento q ouvimos q hoje em dia a meninada prefere jogar vôlei pagando do que fazer basquete de graça??

adriano disse...

no sábado eu vou estar na praia de Botafogo acompanhando o Botafogo Mamutes nos playoffs do futebol americano, mas depois me junto a ti lá no ginásio, Bala

Glauco Nascimento disse...

Vc conseguiu dois ótimos exemplos e, se ficasse um pouco mais para coletar esses depoimentos, teria visto muitos outros. É triste ver que se perde muitos jogadores pro volei e pra outros esportes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

e com exemplos como iziane sendo valorizada pela caca que fez ai sim essas meninas nao tem mesmo nem como sonhar com o basquete,pois nem a cbb valoriza os tecnicos que tem.Elas que se deram bem pelo menos o voley evoluiu e passou o basquete a tempo.parabens meninas.

PauloRJ disse...

Excelente matéria Bala, não tenho nada a acrescentar...que ela chegue aos nossos dirigentes....

Anônimo disse...

MR.CARTER

Bala,todos nós do basket,entendemos perfeitamente o que estas meninas e tantas outras(os)tem o mesmo pensamento,ou seja jogar em um modalidade vencedora,com visibilidade.Embora as competições internas sejam mais fracas que a do basket,a sua visibilidade é bem maior em razão de um maior aporte financeiro em mídia.O volei vem ganhando este espaço desde o tempo da Bandeirantes com o Luciano do Vale,que criou a geração de prata com os seus saques"jornada das estrelas""viagem ao fundo mar"e o feminino que não conseguia siquer ganhar do Peru e até do México,eram as chamadas "Musas".Neste período ganhamos o Pan Masculino,e na decada de 90 0 masculino nada conseguiu e o feminino alcançou um titulo mundial e um vice olimpico.Pouco ou nada se aproveitou deste período,pois o volei(graças a Nuzmam)já estava com seu lugar garantido,o basket pouco fez para pelo menos dividir este espaço,embora o feminino ainda conseguisse uma medalha olimpica.

Anônimo disse...

Caro Fabio:

Por ter meu filho jogando , nao poderei escrever meu nome, mas por acompaha - lo nos jogos e assistindo a outros tantos com ele ou sozinho peco lhe que preste atencao ao que segue:

Nao sei sua agenda de compromissos aos finais de semana, mas tente acompanhar s jogos das categorias de base da Federacao Paulista de Basquetebol. Se vc pensa o que vc escreve(nao eh uma duvida ok?) vc ficara aterrorizado. Sao tabelas mal elaboradas, horarios incompativeis com a atividade escolar, arbitros atrazados, com comentarios de arbitros mal preparados ou ate certa vez com cheiro de alcool, desrepeito a torcedores adversarios (quase tds locais acontece), dinheiro circulando para com os garotos de outros estados (poucos ou somente uma ou duas agremiacoes fazem trabalhos realmente de base, com socios dos clubes ( e nao base de outros clubes).
Ha comentarios de garotos tomando anabolizantes na idade de 16/17 18 anos. Poderia ser pensado convencio com um laboratorio de analises para se proceder exames surpresas tais como o atletismo faz.Agora uma pergunta? Quem eh hj um idolo no basquetebol? Pode pensar se quizer, continue pensando.

Tenho um amigo que trabalha na federacao de voleibol paulista e nesta modalidade os arbitros sao obrigados a chegar com no minimo 1 h de antecedencia a jgs de qualquer categoria, nao soh no adulto.No basquetebol os arbitros chegam atrazados pq eles foram apitar em algum outro local e a escala foi feita para "dar certo no tempo" deles chegarem a outro local.
Comentarios de ajeites de escala de arbitros e mesarios, mesmice nos campeonatos.

Pensa de novo Fabio: Me responde quem despontou como jogador nos ultimos anos, oriundos das categorias de base em sao paulo?

Temos algumas promessas formadas aqui, mas por enquanto sao promessas. Realidade nao eh promessa.

Porque nao se pensar em uma orientacao unica nos fundamentos?

Quem pode escrever sobre esse tema?

Perceba q no voleibol , nos fundamentos TODOS os clubes ou equipes realizam de forma unica os fundamentos. Se algum tecnico quer acrescentar coisa diferente, ele o faz. Mas a viga mestra eh uma soh.

No basquetebol, isso nao ocorre.

Tome coragem, amigo e va aos jgs das categorias de base da FPB., Aproveite agora ocorrem as semi e as finasis.

Eh a nata da coisa.

Sorte.

fábio balassiano disse...

amigo anônimo, eu até gostaria de ir a sp ver isso, mas moro no rj.
de todo modo, seu depoimento é assustador.

abs, fábio

Anônimo disse...

E o português também....mais assustador ainda....

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk,
Realmente o português do amigo é açustador,rssss
Mas no quesito conhecimento de causa ele tem razão total.

Anônimo disse...

Voces ja pararam para pensar como o basquete poderia ser se tivesse o dinheiro que o Nuzmam joga no colo do voleibol?A Matemática é uma ciencia exata.

Anônimo disse...

O Nuzman não "joga" dinheiro no vôlei. Com visão e administração, ele transformou o sexto esporte nacional, em meados dos anos 60, no mais vitorioso esporte do momento. Investiu na base, parou de depender dos clubes de futebol, profissionalizou técnicos... o vôlei é o que é hoje por competência e não por roubo. Se os dirigentes do basquete tivessem 50% dessa visão, o esporte não seria esse lixo que é hoje.

Quem vai deixar de se inspirar em Sheilla, Mari, Paula... para se inspirar em Iziane, por exemplo? Que trata a seleção como um lixo?