domingo, 12 de setembro de 2010

De direito

Foi uma exibição para não deixar a menor dúvida. Com 28 pontos de Kevin Durant, os EUA bateram a Turquia por 81-64 e se sagraram campeões mundiais pela quarta vez - a primeira desde 1994. De quebra, calaram os mais de 15 mil turcos. No jogo do terceiro lugar, vitória da Lituânia sobre a Sérvia por 99-88.

A FIBA aproveitou para divulgar o quinteto ideal e o MVP logo após a decisão. Teodosic, Turkoglu, Durant, Kleiza e Scola formam o time, com Durant sendo obviamente o MVP (nenhuma contestação ao prêmio individual, certo?)

Creio que não resta dúvida sobre o merecimento da conquista norte-americana, mas acho que o mais interessante foi ver como o técnico Mike Krzyzewski conseguiu colocar um time sem pivô (Lamar Odom foi o "cincão") para dominar os rebotes, não cometer violações bobas e atuar de maneira altruísta. Como vimos em vexames deles antes, não adianta ter apenas um punhado de jogadores talentosos. É preciso ter disciplina, planejamento tático e, claro, alguém para chamar a responsabilidade quando o jogo aperta (Kevin Durant sempre respondeu).

No final das contas, os EUA se colocam de novo no topo do mundo do basquete. Campeões olímpicos e mundiais, eles agora estão em seu verdadeiro lugar.

8 comentários:

jdinis disse...

Vitória justa dos EUA, que não jogaram um basquete "show" mas demonstraram a importância da defesa no basquete e a excepcionalidade dos fundamentos de seus jogadores.

Achei um time "capenga" sem pivôs "ofensivos", mas nada que a grande marcação da equipe e a categoria de Kevin Durant não pudessem resolver.

Bom também para o Brasil, que terá um caminho mais fácil para Londres 2012 (não acho isso nehuma vergonha).

Após tantos dias de basquete de alta qualidade na TV, grande divulgação do esporte na imprensa e discussões inteligentes nos Blogs, fica uma certa tristeza pelo fim do campeonato (embora o feminino venha aí).

Parabéns ao BALANACESTA pela cobertura e oportunidade para troca de idéias. Deu "show" neste Mundial.

fábio balassiano disse...

valeu, jdinis.
as meninas vêm aí!

abs, fábio

Giam #10 disse...

Como merecimento por essa conquista (e agradecimento aos jogadores que estavam no time ) , deveriam levar esse mesmo time para os Olimpiadas , não duvido nada que eles ganhariam , um grupo bastante talentoso ...

Tomás disse...

Pois é, deram a cara pra bater, substituiram os que não quiseram ir e foram campeões. Além de darem conta do recado agora, já garantiram um descanso pro próximo ano.

E agora, qual time levar em 2012?

Anônimo disse...

Pré das Américas 2011:

1º Argentina
2º Porto Rico

Anônimo disse...

Caraca o anonimo das 23:52 tenho certeza q é argentino nao é possivel hahahaa que isso amigo nao vamos perder a vaga para porto rico nunca se deus quiser uhauahauha

Luiz Fernando Paes disse...

bom, terminamos em nono lugar, fomos o melhor time que passou da primeira pra segunda fase, mas que não passou da segunda pra terceira ..

perdemos jogos parelhos e vencemos bem ..

com o time completo e inteiro, acho que dá pra chegar ainda mais longe ..

e essa vitória dos americanos nos deixa com a faca e o queijo na mão pra irmos as olimpíadas ..

como será esse pré olímpico? tem site já?

agora é torcer pras meninas, tomara que nosso time consiga ir bem nesse mundial!!

Duda 11 disse...

Confesso que me surpreendi com a campanha dos EUA, pensei que eles teriam bem mais dificuldades! Ficou claro o dedo do Coach K, que passou o seu comprometimento para todos os seus atletas!