sábado, 6 de março de 2010

Um jogador

Sempre tive ressalvas ao basquete de Anderson Varejão. Achava seu jogo ofensivo limitadíssimo, a defesa aos "homens físicos" da NBA abaixo da média e outra série de deficiências nos fundamentos (arremesso de longa distância, por exemplo). Pois bem, quase tudo mudou. Atencioso e dedicado em suas férias, Varejão, que teve 16 pontos e 10 rebotes na vitória da noite de sexta-feira dos Cavs sobre os Pistons (99-92), tornou-se um jogador de basquete de primeiríssimo nível.

Não tanto pelos seus números, que ainda são tímidos em termos de pontos, mas muito por conta de sua presença em quadra. Se no setor defensivo sua atuação é destacada pelos analistas e técnicos da NBA (incrível em rebotes, coberturas e antecipações), agora é a vez de mostrar que seu arsenal ofensivo também evoluiu bastante. De perto ele já apresenta jogadas de costas para a cesta e chutes rápidos. De fora do garrafão, o arremesso, antes errático, parece confiável.

Aquele Anderson Varejão, sinônimo "só" de raça e energia para o Cleveland, já era. O camisa 17 se tornou muito mais do que isso. Ponto para Varejão nessa.

8 comentários:

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Cleveland sem varejão não será o mesmo.. Agora ele eh tão importante qtu Mo Willians.. Devendendo d+ como sempre e fazendo mtus pontos.. Eh o Brasil sendo bem representado por lah..!'

Anônimo disse...

Varejão é um jogador que une a garra a uma técnica que vem se aprimorando jogo a jogo......Hj é sem dúvida, junto ao Splitter, a base da seleção. Eles + 10

Anônimo disse...

ele foi eleito um dos 4 jogadores mais sujos da nba em um enquete feita com 172 jogadores da NBA

Anônimo disse...

ele foi eleito um dos 4 jogadores mais sujos da nba em um enquete feita com 172 jogadores da NBA

Jhonny disse...

eu tambem li isso.

Regis Evans - toronto
Ron Artest - lakers
Andres Nocioni - Sacramento
Vareja - Cleveland
Kobe - Lakers

Wayand disse...

FB, nas finais contra o Spurs, qndo o cavs tomou uma "tunda" de 4 a 0, o Varejão era o que melhor marcava o Duncan, naquela época no auge da forma física e técnica enqto o brasileiro era promessa, não tinha corpo e era conhecido apenas pela sua raça. Dava pra ver que ele tinha futuro. Concorre ao ¨th man award junto com Terry, Crawford e Odom. Concorda??

Bruno disse...

Fábio,

o Varejão já um jogador de primeiro nível faz um bom tempo.
Sempre foi um bom defensor, dedicado, intenso, com ótimo posicionamento, com muita raça.
No ataque sempre mal aproveitado na NBA, em que o consideravam "apenas" um enrgy guy, sempre teve talento ofensivo o que não tinha era confiança dos técnicos e touches suficientes para pegar ritmo.
Varejão não tem potencial pra ser um cara de, digamos, 20 ,pts por jogo em um time de ponta, mas 13, 14 pontos com certeza.
Pra mim é o melhor pf defensivo da nba, defende o pick roll brilhantemente, bom reboteiro, ótimo posicionamento, enfim, assim como o Leandrinho, o Varejão é mal pago para os padrões da liga pelo jogador que é.

fábio balassiano disse...

wayand, concordo com vc.
o varejão concorre, além do 6th man, o de maior evolução e na defesa.

abs, fábio