sexta-feira, 5 de março de 2010

O enigma

Onze dos 18 convocados por Walter Roese para a seleção Sub-18 que disputará o Sul-Americano da categoria e depois a Copa América atuam por clubes de São Paulo (novamente um reflexo cruel de como a modalidade é centralizada no país - o resultado em termos de desenvolvimento do esporte é péssimo).

De todo modo, a convocação de Roese basicamente repete o grupo que disputou o Sul-Americano Sub-17 no ano passado (bronze) sob o comando de Gustavo de Conti (agora ele é assistente) e traz algumas das revelações do país que atuam no exterior. Neste grupo, que se apresenta depois, está Rafael Luz (na foto), armador de 1,86m e cuja expectativa em torno de seu nome é enorme.

Explica-se: Rafael tem sido cortejado pela Federação Espanhola para se naturalizar e atuar pelo país nas próximas competições européias. E é por isso que fica a dúvida se o armador irá mesmo se apresentar a Walter Roese para jogar este Sul-Americano com a seleção brasileira - sua atitude, portanto, será um bom indicativo do que ele pensa.

E aí, será que Rafael Luz, principal nome desta geração, se apresenta ao time e termina com a dúvida sobre a permanência com o Brasil para as próximas competições internacionais? A caixinha está aberta!

19 comentários:

Anônimo disse...

Ele só joga pela Espanha se a CBB liberar...e a CBB só libera se estiver de sacanagem...

Anônimo disse...

cbb já liberou faz tempo...

pai dele reclamou um monte ele tbem...

velho, se for pra espanha é um coitado, eu queria ver se o ricky rubio, trocava de pátria assim, se o gasol trocava, se o splitter trocava, muito escroto...tem nada a haver com trabalho de base e condicao de trabalho melhor,... nada a haver com isso, trocar de pátria... é feio demais, sem caráter.

Leo dinov disse...

No meu ponto de vista quem troca de patria para defender a seleção do país é um bunda mole...

Anônimo disse...

Para comecar ele nao esta no grupo do sulamericano.Segundo as notas, ele esta no grupo da copa america em junho.
Abracos

Anônimo disse...

Aficionado de Unicaja

El termina la ESCUELA el 20 de junio. En España es importante estudiar.....

Monica disse...

Eu vi o nome dele numa seleção sub-17 cujo técnico é o Gustavo e o assistente é o Raul, do Minas. Ele foi chamado para as duas (sub-17 e sub 18)?

Anônimo disse...

O mais hilário disso tudo é que ele antes de ir para a espanha jogou um campeonato sul americano aqui, mas a poderosa e arrogante Espanha não reconhece isso..

Anônimo disse...

Gente vamos esperar o guri se posicionar!!Respeito pelas pessoas e pelo seu trabalho por favor. E além do mais ele vem de uma familia que sempre se "entregou de corpo e alma" ao basquete brasileiro,e merece sim TODO RESPEITO de todos nós.

Anônimo disse...

@Aficcionado Unicaja:

Só na Espanha né? aqui no brasil os jogadores vão todos preferir acabar os estudos tbem, afinal isso que é normal, ao invés de ficar 3 semanas representando o país, por isso nem vamos ter time para jogar o campeonato, talvez se convocarmos um bando de garotos de rua...

Anônimo disse...

Na minha opinião, segundo corre dentro do basquete, ele não vem, A CBB parece que ja liberou o documento que estavam brigando.Concordo que não devemos renegar a patria mas a esculhambação que continua o basquete no Brasil e como estes meninos passam a sua juventude e muitos a maior parte de suas vidas fora do esporte brasileiro, perdem a identificação com o esporte do seu proprio país, devido as constantes informações do que esta acontecendo aqui, falta de planejamento, falta de respeito com tecnicos, falta de respeito com atletas. Esses jovens amadurecem muito cedo fora do país e vem certamente o esporte de forma mais profissional como um negocio e o seu futuro, de uma forma diferente dos que vivem no basquete aqui.Se considerarmos estes pontos dificilmente vai atender uma convocação não pq não goste do seu país, mas pq não acreditam nos dirigentes do país e neste caso concordo que deve colocar em primeiro lugar a satisfação pessoal e financeir, nem por isto ele vai deixar de ser menos brasileiro do que nós, temos que racional e analisar a coisa friamente sem decisões passionais.Vide casos recentes de desrespeito ao Paulo Bassul e aquela jogadora que não fizeram seguro e tantos outros que vivem em situações pessoais caoticas.

Anônimo disse...

@Anonimo de 12:01

Si hacen un campeonato con fechas de escuelas.... ¿Esta bien planificado?

Luego hay jugadores, como los de futbol, que no estudiaron y son muy burros....
¿Quieres eso para los jugadores de baloncesto?

Anônimo disse...

@aficcionado unicaja, las fechas son de FIBA, no es Brasil quien las hace.

Anônimo disse...

Anônimo daas 12:53.

Nada disso que vc falou é desculpa. Nada. Eu te pergunt o Splitter foi muito mais cedo doq o Rafael para Espanha, e eu te pergunto, ele virou mico de circo espanhol? não! Bem que tentaram, fizeram o mesmo joguinho com ele só que ele não caiu. E eu te pergunto, isso prejudicou e que o desenvolvimento do splitter? ..em nada, hoje ele é tido como o melhor Pivô jogando na Europa.

Pra mim é incabível, inimaginável tal atitude, e já falei várias vezes. DINHEIRO é a única coisa que motiva essa despatriotização. Falta de caráter tremendo.

Monica disse...

Anonimo das 12:53: Se for por aí, por que o Splitter se orgulha de servir a seleção? Ele tinha uma carreira muito mais consolidada quando foi chamado pela primeira vez (do que o Rafael tem hoje) e nunca se recusou. Isso pra mim é balela. Ele pode jogar a vida toda lá fora, ganhar o dinheiro que quiser, e defender seu país.

Anônimo disse...

EStou no aguardo da decisão dele, vamos ver, pelo histórico recente parece que ele não vem, por isso da ira de muitos.

Se ele realmente virar a casaca, fica claramente caracterizado como um ato covarde dele. Puramente covarde e demonstra uma falta de personalidade tremenda, tendo em vista a IDADE dele, julgo que tal ato tem influência de seu PAI, é uma coisa trise.

Guilherme disse...

Será que nenhuma das irmãs do Rafael não pode encostar nele e dizer o que representa fazer parte da Seleção? Será que a CBB não pode colocá-lo em contato com Tiago Splitter e Marcelinho Huertas, que são jogadores de ponta na Espanha e sempre defenderam o time nacional?

Sobre o fato de mais uma vez a maioria do elenco ser formada por jogadores de equipes paulistas,creio que isso seja reflexo não somente do trabalho de base, mas também do investimento em equipes adultas, que permitem o desenvolvimento de atletas. Note-se que há quatro jogadores gaúchos na lista, sendo que apenas dois deles atuam por clubes daqui, e nenhum deles possui equipe adulta. Assim, o único caminho para os jogadores do RS, e creio que seja assim no Nordeste e no Norte, é migrar para outros estados. Além de muitos talentos serem perdidos nessa travessia, a representatividade das equipes paulistas nas seleções só se faz crescer.

Anônimo disse...

TEM 3 DO MINAS E 2 EX-MINAS...MAS A CENTRALIZAÇAO DO BASQUETE EH PQ NENHUM MENINO VAI RECUSAR UM PEDIDO DE UM TIME PAULISTA E VAI CONTINUAR NA SUA CIDADE

Anônimo disse...

Te cuida Roese para seu compatriota gaucho presidente da CBB, tirar a escada e vc ficar com a brocha na mão, cuidado pq no quesito palavra o carlos omisso nunes é zero e ainda mais que vc vai esta no meio de duas trairas o neto e o tal de gustavinho, que ninguem gosta em sp pelas trairagens.

Anônimo disse...

anônimo das 13:58...o Waltinho conhece bem o Carlinhos e sabe que ele jamais deixa os amigos na mão. Pode perguntar para ele!!!
Estas cornetas da oposição derrotada não colam mais!