quarta-feira, 24 de março de 2010

Ação entre amigos

A CBB ainda não anunciou, mas Demétrius será o técnico da seleção brasileira masculina Sub-16. Ao que me consta, a única experiência do ex-armador de 36 anos fora das quadras foi como assistente-técnico de Zanon em Limeira. Espantado com o anúncio, faço algumas perguntas:

1) Como uma pessoa sem a menor experiência na função de técnico é colocado para treinar uma seleção de base, cujos rapazes precisam de fundamento e orientação?
2) Será que a amizade com Sandro Varejão, irmão de Anderson (o ala do Cleveland é um dos "papas" nessa nova gestão da CBB), influenciou na decisão da entidade?
3) O que a CBB espera com a mensagem que acaba de passar aos milhares de técnicos do país? Até quando a entidade tratará as seleções de base (formação, meu Deus!) com tanto desleixo?
4) Qual a bagagem que Demétrius traz consigo para assumir um cargo tão importante?
5) A comparação com Janeth, também crua para a função na Sub-15, é inevitável. Não que eu concorde, mas ao menos pesam a favor da ex-jogadora o fato de ela possuir títulos na WNBA, medalhas olímpicas, um título Mundial e a experiência com seu Centro de Formação de Atletas. Demétrius possui o quê?
6) Até quando a CBB continuará a ser gerenciada como uma grande confraria, e não como uma entidade profissional?

A caixinha está aberta para as respostas.

25 comentários:

Anônimo disse...

Ele esta se preparando numa seleção pra comandar um time de liga nacional....Estão de brincadeira ne

Á meu basquete brasileiro

Anônimo disse...

ricardo ms

acho inacreditável que isso aconteça bala! a cbb se supera, hein!
a gente achava que tudo tinha mudado, mas é igualzinho

demetrius é dose pra leão!
q que o cara fez? a janeth jogou mto basquete! ele sempre foi um mais ou menos.

lamentável

Anônimo disse...

Deixa de ser ridiculo Bala!!!Kanela e Emanuel Bonfim nao foram bons jogadores e se tornaram excelente tecnicos.Kanela nem jogador foi. Ridiculo esse comentario de que pelo menos a Janeth teve uma carreira vitoriosa.

Alonso / BH disse...

Inevitável fazer uma comparação com o futebol. Vocês estão contentes com o Dunga? Ele também nunca comandou um time antes de assumir a seleção mais importante do esporte mais importante do país onde mais se pratica o futebol, mas foi campeão do mundo (vide Janeth). Demétrio teve uma carreira invejável como atleta, iniciando com pouca idade e tendo se destacado durante toda a sua vida, tanto como atleta, quanto com relação ao seu caráter. Tá certo que não é só ele que tem essa experiência, mas com certeza ele é alguém de muita vivência no esporte. Melhor chamar alguém que conhece o esporte em sua realidade do que chamar um teórico desconhecido, que nem ao menos conhece a realidade do Brasil, apesar de possuir um diploma de Edcação Física na bagagem.

Anônimo disse...

Como sempre Bala, só criticando!!!
Demétrius tem muito mais a passar aos jovens atletas que a maioria dos treinadores "teóricos".

Unknown disse...

Ora , o Carlinhos é um grande praça , bom papo , adora fazer amigos e é lógico que a sua administração seria pautada nessa linha . Privilégios para os amigos , a competência fica de lado .

Anônimo disse...

Quanto lixo de comentário dos anonimos de 07.01/08.42

Meu Deus, com gente assim explica o lixo de país que vivemos e claro, explica muito como a CBB ainda tem apoiadores.

É deprimente isso .. mas, este caras sempre tem a razão, claro ! São intelectuais, gênios ....

Anônimo disse...

Acho tanto Janeth quanto Demetrius a seleção brasileira um erro. Não importa quem foi melhor jogador ( o Demétrius fo excelente também), para ser técnico isso é o que menos importa. Se eles querem ser técnicos, ótimo, têm tudo para se dar bem. Então, comecem num clube, façam carreira, tragam resultados, ganhem experiência (dentro e fora das quadras como técnicos) e depois vão para a seleção brasileira. A ordem das coisas está invertida. A CBB continua a mesma palhaçada. Infelizmente...

Alex disse...

Que isso em Bala pegou um pouco pesado respeito sua opinião mais não concordo!!... o Brasil vem dando oportunidades para os "tecnicos com bagagem" como vc mesmo diz a algum tempo.. vai ver é por isso que o basquete Brasileiro esta tão bem no cenario mundial né ???? é valido sim a tentativa com o Demetrius que esteve quase a vida toda dentro de uma quadra de Basquete !!!!
Agora com certeza vcs vão vir e falar que ele não tem bagagem, que é inexperiente bla, bla, bla, bla, e não sai disso...
Tem muitos tecnicos que manja muito de basquete na parte teorica e na hora de passar para os seus jogadores simplismente não consegue e ao contrario a mesma coisa !!!... tudo é uma questão de dom para a profissão e pode ser que o Demetrius de muito certo nas categorias de base e passe muita bagagem positiva pra essa mulekada...
Abs a todos...

Anônimo disse...

Pqp que povo burro.

Nada tem haver o cara jogar basquetebol a vida toda e se tornar TREINADOR, PROFESSOR.

Por isso curso superior é tão desvalorizado no país ... quanta burrice acumulada ter que ler nos comentários:

"MAS ELE JOGOU A VIDA TODA"

Foda-se . então coloca o Oscar pra treinar uma Seleção de base também, coloca qualquer outro da geração fracasso pos-92.

Como discutir com quem não entende que ensinar é diferente de fazer?

Como discutir com quem não compreende que não basta ter sido o Michael Jordan para poder ensinar para alguem a realizar o que o Jordan fez ...

É muita burrice ... é muito dificil! É praticamente uma ODE à ignorância estes comentários.

Deus ... ajude estas almas pobres...

Anônimo disse...

Se vcs soubessem de 10% do que acontece nos bastidores dos clubes e da seleção brasileira não estariam falando tantas bobagens. O Bala está certo. Infelizmente as coisas não podem vir a público para desmascarar um monte de gente que tem o apoio de "inocentes" desinformados.

Anônimo disse...

Alex,
vê se aprende a escrever primeiro, depois volta aqui e deixa tua opinião em português, não em java.

Anônimo disse...

GUTO

AMIGOS,QUEM SERÁ O PRÓXIMO A AO DENTRAR AO "PALCO"DESTE ESPETÁCULO BURLESCO QUE É A ADMINISTRAÇÃO CARLOS VIAJANDO OMISSO NUNES-BRUNORO.SÃO OS AMIGOS DO VANDERLEI-DOS VAREJÕES,E ASSIM SEGUE ESTE ESPETACULO EM QUE OS PALHAÇOS SOMOS NÓS DO BASQUETEBOL,ESTA É MAIS UMA INVENÇÃO DO DEPTO TÉCNICO-EX BOY DO MANTEGA-ANDRÉZINHO, QUE É O GRANDE ARTISTA DESTE CIRCO,ONDE ATUA COMO TRAPEZISTA,E EQULIBRISTA,NO TRAPÉZIO ESTA CHEIO DE SOLTAR A MÃO DE EX COMPANHEIROS NO ALTO DO TRAPÉZIO,EQUILIBRISTA PORQUE VIVE E ESTARÁ SEMPRE EM UM FIO,PORQUE COMPETENCIA É ZERO.E, ASSIM SEGUE A CARAVANA,PARABÉNS AOS PRESIDENTES QUE TROCARAM 6 POR ZERO.BRUNORO ASSUMA DE UMA VEZ,PARE DE SE ESCONDER E FICAR COM APRESENTAÇÕES ENGANOSAS COMO DA ÚLTIMA ASSEMBLÉIA!

Alex disse...

Para todos os "Anonimos" que nem coragem de colocar o nome tem simplismente dei minha opinião e respeito a de todos..... agora ao anonimo das 11:02 hrs, estamos em um blog de basquete meu querido não não estamos falando de lingua portuguesa não.. ?? se não entende o que eu escrevo faça um curso em Java blz ??
Abs a todos...

Guilherme disse...

A questão colocada não é, como alguns comentários fazem parecer, ex-jogador x profissional de educação física, mas diz respeito aos critérios de escolha dos nomes que comandarão as seleções brasileiras. Nada impede que o Demétrius de torne um grande treinador, capaz de comandar selecionados nacionais, mas no futuro, depois que ele passe por um período de qualificação e apresente trabalhos que o credenciem para a função. Como ele ainda não reune esses requisitos, é certo que a escolha dele não se deu pela competência profissional, mas por outras razões que não são esclarecidas ao público, o que é lamentável.

Anônimo disse...

Só faço uma pergunta, enquanto o Demétrius esta ai assumindo uma Seleção de Base, por onde anda o Técnico que foi Campeão Paulista Juvenil por Rio Claro em 2008?E tantos outros técnicos que tiveram trabalhos muito bons por aí e hoje são fisioterapeutas, professores em escolas, donos do próprio negócio, ou seja estão fora do esporte pelo qual as vezes brigaram muito!

Anônimo disse...

Acho preciptado. Mas torço muito para que dê certo, claro !

Para mim, seria muito mais interessante o Demetrius acompanhar como auxiliar-técnico, na mesma categoria, um técnico com mais experiência.

Ele poderá ser um grande técnico e acredito que tenha vontade, estudo, enfim, o basquetebol seja a vida dele e ele fará tudo para acertar.

Porém acho que mais uma vez, estamos colocando os carros na frente dos bois.

Por que não o Demetriús ajudando alguém e com o tempo, treinar um equipe de base, desenvolver suas virtudes e conceitos para daqui alguns anos, ele assuma com mais bagagem o selecionado ?


A CBB trouxe Magnano e Walter Roese, que são técnicos com experiência, Magnano então dispensa qualquer comentário.

Porque não trazer mais um destes nomes com mais bagagem e caso a CBB enxerge como talento promissor alguns ex-atletas, coloque-os como auxiliares.

Não sou contra ex-atletas treinando, nem contra pessoas que vem dos bancos das faculdades. O importante é a qualidade dos treinos, comprometimento, responsabilidade e conhecimento de cada um. Porém, para treinar seleção de base, sempre imaginei nomes com mais experiência fora da quadra.

Um abraço e boa discussão.

Unknown disse...

Como ja disse antes:

Peça para um Ex Cardiaco curar um uma pessoa que tem Problemas no Coração, ou pq sera que tem que ser o Medico? Simplesmente pq o Medico estudou para isso!

O Demétrius via ser técnico? tudo bem, estude Pedagogia, cargas de treino, intensidade, Psicologia do esporte, enfim o que ele precisa saber alem do basquete para ENSINAR, criar cidadões criticos, fazer Adolescentes ganhar experiencias de vida atraves do esporte, ou sera que a funçao do técnico é só ganhar jogos? E a parte de formar um cidaddão, formar um adulto capaz de aceitar o fracassoe a vitoria, respeitar regras e adversarios, aceitar ser superior ou inferior em alguns casos!

Treinar bons atletas não é dificil, não desmerecendo os técnicos campeões com grandes times, O DIFICIL É CRIAAR UM BOM TIME

Anônimo disse...

Acho que para ser tecnico precisa de outros fatores alem de ter sido um bom jogado, nenhuma brastemp, mas a ação entre amigos vanderley, ailton e os varejões, nesta gestão do vanderlei esta procurando colocar todos os amigos, que prefiro nem mencionar o nome. O que se escuta no basquete que ele o demetrius vai ser preparado para ser tecnico da seleção em 2016 brincadeira, não tem estrada para isto, a não ser que se faça uma transfusão de conhecimento e experiencia dos grandes tecnicos para o mundo, o que é impossivel.Outra coisa ridicula é o Neto a puxação de saco com magnano é realmente um vergonha o cara ja que não se impões como profissional precisa ter uma postura de homem isto cada dia que passa denigre a imagem dele perante ao basquete do país isto esta explicado pq ele não dirige equipes no país. NETO tenha uma postura mais profissional para não confirmar aquilo tudo que as pessoas acham de vc.

GUGA disse...

A PRINCIPAL MUDANÇA SERÁ A SEGUINTE: JOGADOR DE FORA DE SP QUE QUISER IR PRA BRASILEIRA TEM Q IR JOGAR EM LIMEIRA E NÃO MAIS NO PAULISTANO...ESSA SERÁ A PRIMEIRA E PRINCIPAL MUDANÇA...

Q VERGONHA O ASSÉDIO DO TÉCNICO DA SUB 15, TENTANDO USAR SEU CARGO PARA LEVAR MENINOS CONVOCADOS AO SEU TIME...

PQ VC NÃO APURA ISSO BALA???

Anônimo disse...

Informação: Demétrius não será técnico desta seleção!!!

Toledo BH disse...

Dênis: a questão não é o ex-cardíaco curar um cardíaco no lugar do cardiologista. A questão é você colocar um oftalmologista ou um dermatologista, que nunca fizeram nenhum trabalho com corações humanos, para operar um, só porque eles são médicos. Para se formar um cardiologista, ele tem de trabalhar muito em corações antes de obter seu licenciamento. É por isso que nem oftalmologistas nem ex-cardíacos (exceto os cardiologistas) operam corações.

Eu acredito que um diploma de educação física sozinho, sem vivência no esporte, tende a ser mais ineficaz do que um ex-atleta não diplomado para formar jovens das categorias de base.

Anônimo disse...

toda esta discussão para nada, pois ele não será o técnico.

Anônimo disse...

Caros, os atletas das seleções de base tem ido para Paulistano, Palmeiras e aora Limeira, e uma vergonha, o assedio em jogadores dessas idades, os agentes podem confirmar...esse e o nosso basket,todos os tecnicos mensionados precisam aprender primeiro um pouco de etica, depois ensinar basket não esta relacionado com sua experiencia como jogador...Essa gestão pode ser classificado como "AMIGOS DOS AMIGOS" ou Parafraseaondo Renato Russo, "O PIOR DOS MESMOS".

Anônimo disse...

Esclarecendo para os mal informados, Limeira tem um trabalho de base desde 1992, no Nosso Clube de onde ja sairam jogadores como Nezinho, |Fulvio , etc...e nao tem nada a haver com a Winner ,onde o Demetrius hoje é o tecnico do juvenil e mal acabou de começar um trabalho de menos de dois meses no basket, e nao pode levar credito nenhum por trabalhos arduos feitos anteriormente por outros tecnicos de Limeira que tem titulos Paulistas, Brsileiros,e por varias vezes considerados nas suas categorias de base melhores tecnicos com premiaçao pela Federaçao Paulista de Basket, que por sinal nao da ibope nenhum .
O que acaba valendo sao essas pessoas que por politica acabam conseguindo ser convocados para seleçoes sem terem o minimo de experiencia como tecnicos,deveriam estar em Brasilia com os politicos e nao no esporte que deve ser uma coisa seria, respeitosa,e de muita responsabilidade ,pois trata-se de trabalhos feitos com garotos que devem ser os verdadeiros cidadaos do FUTURO .EM lIMEIRA para o Nosso Clube vem meninos dispostos a aprender o verdadeiro basket.
Discordo totalmente desta convocaçao ou indicaçao dele: Demetrius como tecnico de qqer coisa, o qual ele nao é.