sexta-feira, 12 de março de 2010

Palmas para quem escolheu

Escolhido na 21ª posição do Draft desta temporada, Darren Collison vinha para a NBA com uma missão: ser o reserva de Chris Paul. Mas tudo mudou quando o craque do New Orleans machucou o joelho.

Depois da contusão de Paul, Collison passou a atuar como gente grande. Se como reserva sua média de minutos era de 13 por partida, agora é de 39. Mas isso é pouco: são 18,5 pontos, 8,8 assistências e 1,8 roubos quando ele inicia a partida (seus 4,1 erros ainda são altíssimos, é verdade).

E Collison vai além: antes do All-Star seus números eram de 8,5 pontos e 3,9 passes. Depois da pausa, 20,5 e 9,9 assistências. Em fevereiro, o rapaz de 22 anos e 1,83m obteve estrondosos 21,6 pontos e 8,3 assistências. Isso sem falar no também calouro Marcus Thornton, escolhido na 43ª posição e que soma 22,4 pontos, 50% nos tiros de quadra e 4,6 rebotes de média nos últimos dez jogos.

Para o New Orleans, a chegada de Collison e Thornton é uma grande notícia. Não é uma questão de sentir ou não falta de Chris Paul atualmente, mas sim que a franquia começa a cercar o camisa 3 de jovens talentosos e com muito futuro. Com contrato até 2011-2012, quando a dupla estará mais madura, ficará mais fácil de convencer Paul de que os Hornets podem, sim, ser um time ganhador. Atualmente com 32-33, é muito difícil acreditar que ainda dê para sonhar com os playoffs nesta temporada. No futuro, quem sabe.

6 comentários:

Unknown disse...

Bala, como vc analisa o desempenho do Okafor nos Hornets?? Eu estou achando decepcionante até agora!!
abraço

fábio balassiano disse...

fala, fernando, beleza? é uma boa pergunta mesmo.

a princípio, o okafor veio para o new orleans para fazer o mesmo que o chandler fazia (defesa, cobertura, rebotes e tocos).

no entanto, suas médias são as menores da carreira em pontos, rebotes e tocos, e além de tudo ele não tem conseguido defender bem os pivôs adversários.

o NOH queria trocar o chandler, mas talvez tenha sido uma troca de seis por meia dúzia apenas...


abs, fábio.

PauloRJ disse...

Bala, para mim a troca do Chandler pelo Okafor foi uma troca de 6 por 5,5...o Chandler é mais alto, e para mim mais efetivo no esquema do NO...

Com relação ao Collison a minha dúvida é: Será que ele poderia jogar bem de shooting guard? Senão ele vai ser eternamente um reserva do Chris Paul...

fábio balassiano disse...

paulorj, concordo com vc sobre a troca, mas com uma diferença: o okafor parece ser mais saudável (mesmo não sendo um "cincão").

sobre a sua pergunta, não creio que o collison possa jogar de 2 (é baixo, e precisa da bola nas mãos para ter o controle das ações do jogo - o Paul também).

mas o hornets pode "brincar" com isso, não? se estiver prestes a perder o paul, pode trocar o camisa 3 por um rapaz de alto nível também, né?

abs, fábio

Unknown disse...

Fala pessoal! Pra mim, essa troca do Chandler pelo Okafor não foi boa para nenhum dos lados! O que as equipes esperavam não aconteceu: o Okafor não fluiu no NOH e o Chandler continua se machucando muito no Bobcats!
Quanto ao Collison e o Thornton, fica mais claro que a franquia vai optar por renovar o elenco nos próximos anos e, por causa disso, o Paul deve mesmo optar por um postulante ao título em breve.

João Pedro TONHÃO #23 disse...

O Collison joga mtu, porém C. Paul eh mtu melhor e com isso collison vai ser banco.. Mas em destaque acho q eh o Thornton, sempre q entra em quadra muda o time, tem q ser titular, toh virandu fã do cara..!'