segunda-feira, 15 de março de 2010

Os números não mentem

O Wall Street Journal da última sexta-feira trouxe reportagem interessante sobre como os números e as estatísticas vêm sendo usados pelos times da NBA nesta temporada. Os resultados para quem usa do artifícios são impactantes.

De acordo com a publicação, que ouviu os 30 times da liga, 15 franquias usam os serviços de estatística para fazer ajustes antes, durante e depois dos jogos, nas trocas e na seleção de jogadores no Draft. A lista inclui TODOS os líderes de divisão da NBA (Dallas e Orlando possuem profissionais que viajam com o time inclusive).

Para se ter uma noção da discrepância de como o estudo impacta no resultado dos times, os 15 que investem nisso colecionam 59,3% de vitórias na temporada (570-392). Os que não, apenas 40,7% (390-568). Dos que preferem o "mundo sem números", apenas Phoenix Suns, Utah Jazz e Atlanta Hawks estariam na pós-temporada.

É óbvio que números não fazem tudo. Como disse David Kahn, diretor do Minnesota, "não adianta você possuir 10.000 profissionais de estatística e tirar LeBron James dos Cavs". Mas fechar os olhos para o que eles podem dizer também não é das coisas mais inteligentes a se fazer.

4 comentários:

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Isso eu tbm apoio.. Estátistica ajuda e mtuuuuuu.. Vivo vendo estatistica no site dah NBA.. Nem sempre mostra a verdade, mas 80% das vezes ela fala tudo q se precisa do jogador..!'

Anônimo disse...

Depende Fábio, em qual nível que é avaliação estastística né ?

As franquias que não usam, com certeza perdem algo.

Mas tem que ser a interação entre os instrumentos envolvidos nas avaliações que dão base para qualquer decisão. A NBA não é muito diferente de outros locais de trabalho !

fábio balassiano disse...

henrique, eu não sei exatamente em qual nível essa análise está, mas com certeza é um pouco mais avançada do que as usadas por aqui.

não é apenas somar números, mas cruzá-los. o +/- é apenas um dos exemplos. há gráficos, por exemplo, que cruzam dados entre o desempenho de armadoras e alas, pivôs e armadores etc.

o houston, do manager "matemático", trocou o landry porque, segundo os cálculos, ele eliminava o jogo do ariza e do brooks (quando os 3 tavam em quadra).

abs, fábio

Anônimo disse...

Somente achei o post de novo hoje rs.

Sim, com certeza as análises são mais evoluídas !

Mas no senso comum, vemos que fãs analisam a situação baseadas em dados corriqueiros como ppg ou apg.

Isso não existe né ? rsrsrss

Abraçao !