sexta-feira, 5 de março de 2010

Alto-falante

"Estou muito emocionado. Esta é uma vitória de todo o basquete argentino, e só estarei por lá devido ao crescimento da modalidade no país. Vou representando todos os técnicos. Não considero este um reconhecimento individual, mas sim um orgulho coletivo"

A declaração é do genial técnico Julio Lamas, argentino que acaba de ser convidado pela NABC (associação de técnicos dos Estados Unidos que organiza um evento anual durante o Final Four universitário) para DAR uma clínica em Indianápolis entre os dias 1º e 4 de abril. Estima-se que o público que verá Lamas será de 3.500 treinadores. No ano passado, o técnico estrangeiro convidado foi o sérvio Dusan Ivkovic.

Fica uma pergunta: quando o basquete brasileiro terá o orgulho de ver algum de seus técnicos DANDO uma clínica para os norte-americanos?

18 comentários:

peter schiling disse...

acredito que ainda vai demorar de 15 anos no mínimo.

Anônimo disse...

vceis são muito exigentes, querem tudo, me contentento com nunca... só precisamos que eles melhorem, já é o suficiente...

Anônimo disse...

Parabens ao basquetebol argentino !

Anônimo disse...

tem tecnico brasileiro dando clinica nos EUA sim, se informa melhor.
ja esta na hora de parar de pensar que o basquete brasileiro ainda e provinciano e que tudo mundo sabe de tudo, tem muito atleta brasileiro nos EUA, em escola ou universidade que ninguem nunca ouviu falar, mas so por que tem uma meia duzia que aparece no jornal tem gente achando que sao so eles.

Por exemplo, se nao fosse o jornal o globo ou a pagina do rebote ninguem saberia quem e julio pacheco, walter carvalho, walter roese, vitor imbuzeiro e etc.

Sérgio Maroneze disse...

Fábio, olá.

Na primeira semana de julho de 2009 a NBB organizou uma clínica fechada(somente para convidados) e o professor Julio Lamas foi um dos palestrantes do evento. Ele falou duas vezes, sobre direção de equipe e fiosofia defeniva. Não ouvi nada de surpreendente, mas assisti a um show de postura em quadra, tanto dele quanto do R. Casas: seriedade, comprometimento, profissionalismo, dedicação, estudo mesmo. Na minha opinião não há uma defasagem tão grande assim no que tange aos conteúdos entre os técnicos. O buraco é mais embaixo...

Abração!

Sérgio Maroneze

Rogerio Matos disse...

Ola Fabio!
Frequento seu blog diariamente e acho legal as polemicas que propoe e como estimula/critica o basquete brasileiro! Concordo com voce em varias passagens, mas tambem concordo com o tecnico ai acima(sergio). O buraco, que nao é pequeno, trata-se de planejamento e organizacao das confederacoes, o que reflete na organizacao dos campeonatos e na selecao brasileira.
Quanto aos brasileiros dando clinica para os americanos, tenho esperanca que isso acontecera em um futuro proximo, ainda mais com a carreira de sucesso que alguns de nossos tecnicos estao fazendo no exterior!
Forte abraco a todos

Rogerio Matos

fábio balassiano disse...

rogério e sergio, obrigado pelos comentários.
canso de ler que as clínicas dos gringos que passam por aqui não "têm nada de diferente do que sabemos"

o problema é que, ao contrário do professor paulo murilo, na prática a teoria é outra.
acabo de ver o jogo do minas, do flávio davis, um dos técnicos mais estudiosos do país, e foi de uma zona inacreditável! estudar nem sempre é sinal de captação dos sinais apresentados. é preciso inseri-los no dia a dia da equipe.

mas, de verdade, concordo com vcs também. o planejamento e a organização é que deveriam permear isso tudo.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

ao anônimo das 12:20, você está bem equivocado.
em duas coisas:
1- roese é frequentemente citado por aqui. e fui um dos primeiros, se nao o primeiro, a entrevistá-lo. do julio pacheco, nao. eu fui o primeiro mesmo, lá no rebote. dizer que não falo dos técnicos brasileiros de fora é um absurdo.

2- dar clínicas ok, mas clínicas como a do lamas eu nunca vi... um pouco mais importante, não?!

abs, fábio

Toledo disse...

quer dizer que quando um brasileiro da uma clinica, palestra, aula, etc, o que seja, para os americanos ou italianos ou japoneses, nao conta? essa eu nao entendi.
Concordo que ser convidado pra dar uma clinica durante o final four e super importante, mas mesmo se fosse uma clinica pra tecnico de escola do segundo grau nos EUA, sendo um tecnico brasileiro eu acho que seria muito importante valorizar o cara.
achei que voce, em apenas uma frase ( a #2), desprezou varios tecnicos que sao reconhecidos la fora mas voce nao conhece.

Anônimo disse...

Bala, eu acho que o Sergio Maroneze não tava falando de falta de planejamento e organização, ele tava se referindo as posturas permissivas de quem dirige. Foi isso q eu entendi...

Anônimo disse...

... provavelmente quando também tivermos jornalistas e corneteiros sendo convidados para DAR palestras sobre seus conhecimentos...

Monica disse...

Vcs falam tanto desse Paulo Murilo. Não duvido da capacidade dele, afinal nem o conheço, por isso não ouso criticaá-lo. Só gostaria de saber, humildemente, o que ele tem de tão especial, honestamente, para entender por que tanta confiança no trabalho dele e também queria entender o que ele traz de tão diferente. É só para entender os comentários que fazem a seu respeito (que não são poucos). Obrigada

Anônimo disse...

Sabe quando veremos um tecnico brasileiro dando clinia nos EUA no dia que o sargento garcia prender o zorro, fala sério rsrsrsrsrsrsrsrs, kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

anonimo das 13:06, abre o olho, ja tem brasileiro trabalhando em clinicas nos EUA, como instrutor.

Anônimo disse...

Gerundismo? E não precisava escrever em letras garrafais.

GUGA disse...

O WALTER CARVALHO É TÉCNICO NA ÁSIA HÁ MAIS DE 10 ANOS, DANO VÁRIAS CLÍNICAS, SENDO TÉCNICO DE SELEÇÕES LOCAIS E TB SE TORNANDO REPRESENTANTE DA FIBA ÁSIA....ELE DÁ MORAL AO PAULO MURILO PQ É AMIGUINHO DELE, SE NÃO FOSSE JÁ TERIA POSTADO SOBRE A LAVADA QUE O MESMO TOMOU SEXTA-FEIRA PASSADA...BLOG TOTALMENTE PARCIAL.

Anônimo disse...

lol.. concordo

Anônimo disse...

eu concordo com o guga

lol....