domingo, 30 de novembro de 2008

O mérito da continuidade

Santo André e São Bernardo decidiram a última vaga para as semifinais do Nacional deste domingo. A equipe de Lais Elena, jogando em casa, fez 80-71 (25 pontos e oito assistências de Kátia) e avançou para enfrentar Ourinhos. Mas não foi só isso.

Santo André participou de todas as edições do Nacional feminino até aqui. Por outro lado, São Bernardo, o derrotado da vez, fez um campeonato abaixo da crítica, com problemas de atraso de salários e agora corre o risco de a equipe fechar as portas. Uma pena, mas apenas o reflexo do nosso basquete, mal gerenciado e sem nenhum apoio.

7 comentários:

Bert disse...

Bala, realmente triste o que aconteceu com São Bernardo.

Pior ainda lembrar que Santo André entrou no torneio no último minuto, também em função de falta de caixa.

Abs.

Anônimo disse...

Bruno

Bala,será que também será a CBB culpada de acabar S.Bernardo.Voce talvez desconheça a estrutura da maioria das equipes de S.paulo, se o prefeito gosta de esporte tem time,senão acaba o time.Ou voce acha que o dia que o seu Chicão parar vai se manter uma equipe do nível que está, e assim sempre foi, com raros períodos de patrocínios forte-Sorocaba,Piracicaba,Campinas,Jundiai,Osasco e Santo André,será que foi do Brito Cunha o mérito destes patrocínios,ouda Paula e Hortencia, e Janete.Portanto,vamos analisar,criticar com mais conhecimento.

fábio balassiano disse...

bruno, você tem meia razão. a cbb não tem culpa pelo fim de s. bernardo, mas pela não manutenção de equipes de alto nível, sem a menor ajuda, sem o menor critério!

tanto que ainda somos reféns de prefeituras! abs, fábio balassiano

Anônimo disse...

BRUNO

Bala,só com intuito de colaborar,e respeitando principalmente seu site,que é bom,quem vc acha quem sempre arcou com as despesas aereas das equipe no Nacional feminino,pelo que saiba é a CBB,e sempre foi.Agora o problema é que masculino sempre teve mais atenção da mídia e mesmo dos patrocinadores,voce mesmo,agora que esta se inteirando de feminino que é uma boa!

fábio balassiano disse...

bruno, concordo sobre o interesse da mídia. eu faço a mea culpa e concordo com você.
mas minha crítica é além das passagens áereas.

por que a cbb não repatria jogadoras, colocando-as em times como mangueira, sport, são bernardo, para dar mais equilíbrio ao campeonato?

o que a cbb está esperando para correr atrás do maranhão, já que a iziane está louca para montar um time por lá?

por que a cbb não promove um all-star com as meninas que estão aqui?

ora, é só ver os patrocinadores que fogem do basquete feminino. o finasa não patrocina equipe adulta enquanto o grego estiver por lá, bruno.

concorda?

a discussão é boa! abs, fábio balassiano.

Anônimo disse...

Bruno

Bala,gostaria de deixar claro que não sou defensor da CBB, e nem teria porque,mas para repratiar acredito que precise dinheiro,e isto nunca foi o forte da CBB,pelo que parece,agora o bf teve patrocinios enquanto jogava-Paula,Hortencia,e a Janete ainda segurou um pouco,não houve um trabalho encima da modalidade,mas sim nas jogadoras,que eram as que traziam o patrocinio.Depois disto tivemos o que? Karina que conseguiu bons patrocinios e o que fez com eles?Nada,cano em jogadoras,técnicos,preparador físico etc.A Hortencia com o projeto Paraná(pouca duração)Vasco da Gama-também prejuízos.Guarulhos uma parceria de um ano com o São Paulo(campeão brasileiro)e depois nada.Restou o trabalho da Unimed Americana que ficou um bom tempo com patrocinio de time adulto,e agora? Tem o Chicão,Catanduva deve ser pouco,Americana bem menos que antigamente.A Região de Campinas sempre teve grandes patrocinadores e hoje nos resumimos em Americana.
A Iziane quer fazer um time no Maranhão,ótimo eu também gostaria de montar um em Campinas e voltar a assistir jogos no Taquaral,de preferencia da macaca,(time pra valer não este que a M.Helena formou),mas cade o dinheiro?

fábio balassiano disse...

Bruno, estou adorando o papo. o erro é geral, sem dúvida alguma. clubes, atletas coniventes, técnicos mal preparados e, claro, a cbb, que fica na ponta de cima disso tudo.

A CBB recebe, anualmente, 10milhões de reais em dinheiro público, isso sem contar os patrocínios de televisão, marcas esportivas e afins. para onde vai este montante?
há atletas de ótimo nível lá fora que poderiam ser repatriadas (Fernanda Beling, Fernanda Bibiano, Helen e Silvinha Luz, Cris etc), e que não ganham essa baba que imaginamos. Para um contrato de seis meses, duvido que elas não topassem algo em torno de 30 mil reais. Se você pensar que são 8 times, e que cada um deles poderia receber uma dessas atletas, ou duas, isso equivale a módicos 240 mil, ou 480. Não acho que seja muito.

A Mangueira, por exemplo, clube que assisto e vejo com mais frequência, teria se dado muito melhor no Nacional com uma ala que pontuasse e uma 3 de mais segurança. O Sport precisava de uma 3 tb, mas faltou verba.

Falar em ranqueamento, como disse a Laís, é um bom argumento, mas ele é meia-verdade, ou meia-mentira. A CBB não sabe nem investir corretamente, que dirá criar um ranking de atletas.

Faltam projetos de longo prazo, e não estes de ocasião como vemos. É complexo, sim, mas enquanto não houver comunicação, marketing intenso e capacitação técnica, ficaremos nessa draga aí. 40 erros em uma partida semifinal. pode isso?

a cbb precisa abrir o bolso que não para clínicas eleitoreiras às vésperas do pleito.


abs, fábio balassiano