quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Alto-falante

"Você está falando do Stephon Marbury? Eu não o considero meu companheiro de time neste momento. Ele não jogou conosco em nenhum momento da temporada porque não quis. Não consigo olhá-lo como um companheiro de time porque, simplesmente, companheiros não fazem isso"

A declaração, sincera, é do ala Quentin Richardson, ao ser perguntado pelo NY Times a respeito do comportamento de Stephon Marbury, que se nega, mesmo após três pedidos do técnico Mike D'Antoni, a jogar pelo New York Knicks, que possui elenco recheado de atletas lesionados. Vem cá, o que Donnie Walsh está esperando para mandar este cidadão para o olho da rua?

6 comentários:

Alfredo Lauria disse...

Ué, mas não foi o mesmo Marbury quem foi barrado injustificadamente, mesmo tendo se matar de treinar na temporada?

Eu abomino o Marbury como jogador e por suas atitudes fora de quadra, também reconheço que como empregado (muito bem pago) ele teria o dever de se apresentar quando chamado, mas é bizarro (no mínimo incoerente) que o Mike D´Antoni tenha afastado o Marbury do basquete para depois pedir socorro ao mesmo após essas trocas por uma chance pelo Lebron.

Sou a favor de cortar o salário dele até que ele entre em quadra, mas também não acho muito decente a postura da comissão técnica do NY.

fábio balassiano disse...

alfredo, permita-me discordar de você.

o marbury se apresentou machucado na pré-temporada e já com cara de poucos amigos, dizendo que não aceitaria ser reserva, numa clara provocação ao novo comando do time, que não teria outra escolha a não ser barrá-lo, ao menos para provar quem é que, de fato, mandava ali.

o d'antoni, aliás, disse ao Marbury que ele ficaria na lista de inativos até que se recuperasse, para, depois disso e se viesse uma oportunidade, ele recomeçar a ganhar o seu espaço.

a campanha do time mostra que o cara, mike d'antoni, está certo, e que Marbury é, realmente, um estorvo.

cabe a ele, marbury, refletir e modificar a sua forma de ser e agir. ficar de "birra" só prejudica a ele mesmo, já que ninguém o quer! O D'antoni, até onde sei, agiu sempre de forma clara e aberta com o cara.

abs, fábio balassiano

Luiz Melo disse...

Engraçado é um funcionário que recebe seu excelente salário em dia simplesmente se recusar repetidamente a cumprir com suas obrigações e não ser punido por isso. E antes de mais nada, se ele vai jogar, ou o tempo que irá fazê-lo é escolha e responsabilidade do técnico. A obrigação dele é entrar na quadra, caso não esteja lesionado o que não está, e jogar quando e quanto o técnico assim o determinar. É para isso que ele é muito bem pago. Agora a falta de ação do Walsh só me parece resultado da falta de comando de quem está acima dele na direção da equipe. Não é possível que um profissional gabaritado como o GM do Knicks simplesmente se recuse a fazer algo e passe uma mensagem dessas para o Lebron ou qualquer outro astro que eles queiram contratar em 2010.

Alfredo Lauria disse...

Fábio, respeito a sua opinião, mas a questão de fato é que não está batendo.

O NYK assinaram com o Chris Duhon, Stephen Marbury, segundo a própria comissão técnica treinou como um corno, tentando vencer a disputa com Duhon. Não só perdeu como foi barrado.

Marbury pediu para ser trocado, mas o NYK não atendeu (apesar do contrato do Marbury já valer ouro), já que para os planos de NY mais vale que o contrato expire e simplesmente suma do teto salarial.

Então, Marbury tentou negociar uma rescisão antecipada, mas não houve acordo.

Tem um bom artigo sobre a saga do Marbury (anterior às trocas do NYK) neste site: http://bleacherreport.com/articles/80891-the-stephon-marbury-saga

Destaco a seguinte parte:

"Stephon Marbury: Marbury is the best he's been for years. He reported to training camp in excellent condition and is apparently playing brilliantly. (before he stopped practicing at least). But much more important, Marbury is playing motivated and is playing to win, which is again something we haven't seen for a long time.

PLUS, Marbury is being smart. He's not making a huge fuss, not creating more problems. He is almost a polar opposite of what we've become accustomed to over in NYC. He's being smart, humble and just caring about winning.

Mike D'Antoni: D'Antoni has of course staked his career on this move to the Knicks. He will always be legendary for bringing one of the most exciting and popular teams in decades to our attention. But that team didn't win a championship. And D'Antoni was highly suggested to move on by Steve Kerr.

He wants to bring a new era to the Knicks, to erase the horrible few years that they've endured. And it looks like he doesn't want to risk that all on Stephon Marbury. Can you blame him? Don't forget that D'Antoni coached Marbury back in Phoenix, so he knows what he's getting himself into.

Donnie Walsh: We've heard it a thousand times: Donnie Walsh doesn't like buying players out. Fair enough, it must be quite annoying to pay someone money for them to simply walk away. (especially as much money as he would have to have to pay Marbury) Yet what Walsh doesn't seem to realise is that he is doing exactly what he wants to avoid... paying Marbury to do nothing".

Em NY estavam vendendo, inclusive, camisas "Free Marbury".

E, repito, não gosto do Marbury e nem de sua atitude, mas isso não faz com que ele esteja automaticamente errado em todas as situações.

Mike D´Antoni tomou a decisão de não arriscar a química de sua equipe e mofar Marbury na lista de inativos, não dando a opção da troca, nem da rescisão.

Até que ponto é bacana querer exigir que o sujeito agora passe a jogar 30 minutos por jogo, só porque a equipe basicamente fez uma troca que na verdade desvaloriza todo o elenco do NYK, em prol de uma chance por Lebron.

Anônimo disse...

o Walsh e o Dolan não querem pagar 21,9 milhões pro cara sair e ir jogar em outro time por duas cascas de banana, e acho isso certo, pq vc não quer recompensar o Marbury por ser um babaca imaturo. eles tentam negociar o buyout, mas o Marbury não tem mais agente, procurador, o q dificulta o processo. e pelo visto, ninguém quer absorver o contrato dele nem que seja só por este ano. todo mundo quer alívio no cap pra daqui a dois anos, não pra agora. o knicks, pelo que foi visto na semana passada, não tá nem um pouco disposto a melhorar o time se significar pegar jogadores com contratos indo além de 2010.

Anônimo disse...

O buyout não aconteceu pq o Marbury não aceitou reduzir nada do que iria receber...aí seria premiar o cara pagando tudo e ele podendo jogar aonde quisesse (ou aonde queiram ele)...como profissional ele tinha que entrar em quadra quando solicitado, e a recusa dele deveria dar uma suspensão sem pagamento...ele continuaria sem jogar mas pelo menos o time economizaria uns $$$