domingo, 9 de novembro de 2008

Mais um duro golpe

Saiu a tal distribuição de verbas da Lei Piva para o começo do novo ciclo olímpico. Baseada na tal "meritocracia", aquela que faz receber mais quem apresenta melhores resultados, nada mais normal que passar a tesoura na grana do basquete. A CBB, que recebeu R$ 2,2 milhões em 2008, agora vê, em seus cofres, R$ 1,5 milhões em 2009. É uma grana considerável, e se pensarmos que o montante da Eletrobrás persiste, a modalidade ainda não sofrerá tanto.

O ideal, sinceramente, seria que Grego, que não sabe se será reeleito no próximo ano, já planejasse o próximo ciclo olímpico, com um novo panorama para a modalidade. Criar novos torneios de base, implementar amistosos contra seleções fortes e capacitar as comissões técnicas com profissionais realmente capazes seria um bom começo. E falando nisso, Rodrigo Alves, no Rebote, mostra que já tem alguém se movimentando.

E você, concorda com essa tal meritocracia do COB? Se você pudesse escolher, quanto daria para o basquete e como você investiria?

7 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Fábio

Critérios sempre deixam espaço para muita coisa...
No meu entender as verbas deveriam ser proporcionais ao planejamento da modalidade para o ano.

Este planejamento deveria ser avaliado e aprovado com antecedência; deverá ser público, bem como a contabilidade da confederação; e controlado, avaliado, cobrado durante e depois, inclusive afastando os dirigentes na hora.

Tornar bem clara (e dolorosa) qualquer tentativa de colocar os recursos recebidos fora daquilo a que eles se destinam é uma boa idéia, também.

Thiago Anselmo... disse...

Sinceramente? Eu não daria mais de 1 milhão. Pois não vejo resultados. Se fosse para o JUDO, NATAçÃO, TENIS DE MESA, ai sim eu investiria pesado, mas no basquete eu não dava mais de 1 milhão.
Como vou dar uma bagatela para ver resultados se não existe esses resultados? Então, o que tem que ser feito é criar campeonatos de base, fazendo assim o estimulo de competição das nosssas bases, e nestes campeonatos como SUL-Americano, o Brasil tem que ir com força total, pois é assim que começa os resultados, do pequeno para o grande.

Anônimo disse...

Concordo com o COB. Pra que investir num esporte que não dá resultados, não há união, há corrupção que salta aos olhos e é liderado por pessoas incopetentes?

Esse é o nosso basquete, com federações compactuantes com uma gestão maldita.

@lisangelo disse...

Olha, na minha modestissima opiniao, nosso dinheiro, o dinheiro do governo, deveria ser empregado em educacao fisica nas escolas, em quadras de esporte publicas e coisas assim. As Federacoes esportivas eh que deveriam rebolar e ir atras de verba. E verba de particulares, nao de empresas estatais. Se a nossa gurizada crescer sabendo o que eh esporte e tendo como praticar, teremos atletas mais qualificados no futuro. E bons atletas garantem bons torneios, e bons torneios mantem federacoes saudaveis. O resto eh mamata com o dinheiro obtido com nosso esforco.

Anônimo disse...

todas as idéias aqui expostas nesta caixinha deste post são boas. eu concordo com o lisangelo, o dinheiro tem que ir pras escolas, e a educação esportiva tem que vir do colégio. mas, se o sistema é de repassar para as confederações, acho que esse critério de resultados é ruim, só deixa os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. como disse a suzana, as verbas deveriam ser proporcionais ao planejamento da modalidade para o ano, excelente; aliás, concordo com todo o comentário dela.

Anônimo disse...

Pessoal,

Na minha oponião deveria ter um dispositivo dentro do esporte nacional que o Governo podesse trocar dirigentes de confederações, mas sabemos não ser possivel por ser uma entidade de direito privado.Mas bem que o COB poderia fazer uma pressão para que o Grego se ligasse e não se candidatasse mostrando a ele que não tem mais nada para fazer dentro do basquete brasileiro a não tentar arruina-lo mais do que esta.Certamente o COB vai ficar omisso nessas proximas eleições para CBB mais uma vez, até por força de estatuto.Com isto o que acontecerá? espero que não seja o pior a reeleição do Sr.Grego.

Bernardo Brabo

Anônimo disse...

Grego,

É a ultima chance para vc sair do basquete brasileiro de uma forma nobre e honrada, não se reeleger.
Pq se mantendo candidato a reeleição e perder as eleições, como vai perder, acho que terá que mudar do país pq certamente não terá mais espaço e nem condições para frequentar qualquer ginásio sob pena de levar vaia e pedidos de fora. Vc disse varias vezes a midia que se o basquete brasileiro não o quizesse mais sairia e ele não quer, não se baseie nas meia duzia de federações que ainda estão com vc talvez por falta de discenimento do que tem sido sua administração, mais o tempo mostrará a eles.
Murilo Messias.