sábado, 1 de novembro de 2008

Bons ventos

Parece piada. O basquete feminino brasileiro se esforça, se esforça, mas não morre. É o que se constata ao ver a partida que Mangueira e São Caetano fizeram, na noite de sexta-feira, com vitória dos paulistas por 69-65. Com exceção de Tata, Josi e Bruna, do time carioca, nenhuma atleta ultrapassa os 22 anos de idade. É evidente que há oscilações (os placares parciais dos quartos constatam este elevador sem fim) e erros em profusão (38 ao todo), mas há muito talento nas mãos de Guilherme Vos e Borracha.

Clarissa, o dínamo que coleciona duplos-duplos pela Mangueira - desta vez, ela obteve 19 pontos e 18 rebotes -, teve a companhia de Ivana, com 19 pontos e Josi, espetacular na defesa. Mas o time do ABC foi além, com as ótimas Nádia (pivô de 1,92m, uma força física descomunal e que somou 16 pontos e 15 rebotes), Patrícia (a ala, destaque no Sul-Americano sub-18 e que está na foto, teve nove pontos e quatro assistências em 24 minutos), Djane (18 pontos), a ala Priscila (destaque absoluto com sua defesa consistente e "ofensiva") e a armadora Roberta (13 pontos e sete assistências).

Todas elas têm defeitos a serem corrigidos (exemplos: Clarissa no condicionamento atlético; Nádia, na agilidade, em seu chute de média distância e no deslocamento lateral; e Patricia, na força física e na defesa). Mas o saldo é positivo, bem positivo, principalmente para meninas tão jovens e ainda em formação.

A CBB teima em não dar valor às mulheres, em sucatear o trabalho de base, em insistir com Barbosa em suas clínicas sem propósito. Mas o basquete feminino brasileiro lhe "retribui" às avessas e com carinho: as meninas superpoderosas estão aí. É só lapidá-las.

3 comentários:

Bert disse...

Bala, achei o texto brilhante.

Sensacional.

Parabéns, mais uma vez.

Abs.

fábio balassiano disse...

valeu, bert! abs, fábio

Anônimo disse...

Fábio...parabéns pelo texto!!E pra confirmar oq vc falou, é só dar uma olhadinha na Seleção Brasileira Sub 15 feminina que está indo agora pro Sulamericano...Está repleta de Talentos!!Meninas com grande potencial fisico e técnico, fruto do trabalho de bravos técnicos, sobreviventes da modalidade em nosso país!!

LEIGO!!