sábado, 15 de novembro de 2008

O fator Billups

Muita gente diz que o Detroit Pistons era um time sem estrela. Não concordo. Chauncey Billups é um baita craque da armação - um dos melhores da liga ao meu ver. E é em sua levada que o Denver Nuggets vem se transformando (4-1 desde sua chegada). Ontem contra o Boston foi uma grande demonstração disso - vitória por 94-85 fora de casa.

Com Nenê de novo muito bem (14 pontos, sete rebotes e cinco roubos) e com um Carmelo Anthony mais "domesticado" (sua média de arremessos diminuiu, ao contrário de seus rebotes e assistências; e sua defesa continua reticente, mas melhorou demais), Billups traz a liderança necessária a um time recheado de "forasteiros" (K-Martin e J.R. Smith), dá o toque de tranqüilidade no ataque e, principalmente, o senso de "urgência" que o time necessitava no sistema defensivo.

Para quem se habituou a ver o Denver nos últimos lugares das estatísticas defensivas nos últimos anos, é bom ligar o alerta. O time ainda sofre muitos pontos (apesar de os 98,4 serem menores que os 107 da temporada passada; desde que Billups chegou, aliás, a média cai para 94), mas permite apenas 42% dos arremessos dos adversários por noite (oitavo da NBA) e é o segundo em roubadas (9,77).

Um comentário:

Thiago Anselmo... disse...

Denver está um time mais maduro. Não joga mais pra galera, como Iverson e Carmelo faziam.
Nene está jogando uma barbaridade a cada jogo. E quando fala que o DETROIT nao tem ou tinha astros, claro que tem. RIP e PRINCE, ambos continuam no time e são astros do time pra mim. Billups, que saiu, também era um destes astros. Agora o Iverson chegou para substituir o Billups e vamos ver no que dá, tanto na qualidade de jogo quanto ao ver se o time o "acolherá" como astro do time.