terça-feira, 18 de novembro de 2008

A peça que falta

Não é fácil escrever mal sobre um time com campanha de nove vitórias e duas derrotas. Mas o desempenho do Boston Celtics nas últimas quatro rodadas inspira cuidados. Foram vitórias apertadíssimas contra Toronto (104-97, com 35-22 no último período), Atlanta (103-102, com arremesso de Paul Pierce no final) e Bucks (102-97 na prorrogação) e uma derrota contra o Denver em casa - na temporada passada, o time só foi perder em seu ginásio no 13º jogo, e frente ao Detroit.

Os números estão lá, e são quase idênticos. O trio Pierce-Allen-Garnett possui pontuação parecida (55,8 em 2007-2008 contra os 54,9 atuais), Rajon Rondo cresceu nas assistências (de 5,1 para 6,6) e até o celerado Eddie House mantém a regularidade (7,2 pontos). Mas o time regrediu como um todo.

Se ano passado marcava 100,5 pontos e levava 90,3, nesta temporada os sofridos se mantêm em estáveis 89,7, mas o ataque murchou para 94,3. Uma das causas pode ser o número de erros (17,6, o maior da liga). A outra, a falta que James Posey (foto) faz ao elenco. Sem ele, Doc Rivers não possui uma opção consistente (no ataque e na defesa) no banco e por isso é obrigado a "cansar" Paul Pierce com 39 minutos por partida (quatro a mais que na temporada passada e a sétima maior média da NBA), fator que pode fazer diferença lá na frente.

E você, concorda? Será que o Boston chegará às finais novamente? A caixinha é toda sua!

4 comentários:

Unknown disse...

Celtics fez cagada em nao renovar com Posey, tem q aproveitar os ultimos anos de Ray Ray e KG que ja estao ficando velhos, o cara era fundamental na rotação e vai fazer falta na final do leste p/ marcar Lebron. Em uma possível final contra o Lakers, mais ainda.

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

concordo com o linelson!!
foi uma grande perda na rotação do celtics, e o celtics não repôs essa perda!!

Messo disse...

se me permitem =) eu naum concordo...
Acho q o desempenho não pode ser comparado com o doo ano passado... Esse ano eles começaram como atuais campeos, eh o time que todo mundo quer bater... eh diferente do ano passado como eles começaram com a incerteza se varias estrelas juntas iriam funcionar...

Anônimo disse...

Balassa,

concordo com o que escreveu. Só faço a ressalva que esse ano, eles têm o Tony Allen inteiro. Não chega aos pés do Posey, mas pode se isto, uma das razões da não renovação do Posey. Eu, pra ser sincero, achei um tremendo vacilo não renovarem com o Posey.
Abraço