sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BEC: 'The Last Season: A Team In Search of Its Soul'

Muitos se perguntam como o Lakers de 2004, aquele de O'Neal, Kobe, Malone e Payton, perdeu a final de 2004 para o Detroit. Eu pensava assim até ler 'The Last Season: A Team In Search of Its Soul' ("A última temporada: um time à procura de sua alma"), do técnico Phil Jackson. A partir daí, passei a questionar como o time CHEGOU lá, e não como caiu diante dos Pistons.

Phil Jackson conta, em forma de diário, que as brigas começaram antes mesmo de a bola subir. Pouco antes de viajar para o Havaí, onde faria a pré-temporada, Kobe Bryant invadiu a sua sala com o Los Angeles Times na mão e indagou: "E agora, o que você me diz sobre isso?". 'Isso', no caso, era uma declaração de Shaq dizendo que Kobe ainda era um menino, e aquele sempre seria o SEU time.

Junte-se a isso as respostas tortas de Kobe ao treinador, que chega a descrever Bryant como um jogador "não treinável" e sua relação com ele como uma "guerra psicológica", Gary Payton reclamando do sistema de triângulos que não lhe dá liberdade para criar (leia-se reter a bola em suas mãos), Karl Malone quase sempre com dores nas costas, os outros atletas se sentindo alijados do processo... Enfim, um pandemônio tão completo que lá pelas tantas Phil cogita largar a franquia de mão, declarando-se inábil em controlar a situação.

'The Last Season' é uma leitura obrigatória para quem quer descobrir realmente o que se passa na NBA. Jogadores mimados, empresários cortejando atletas a todo momento, técnico que precisa intervir até em briga de casal e muito mais. Phil Jackson é considerado um técnico zen. Quem lê o livro, porém, passa a considerá-lo quase um Dalai Lama da paciência, tantos foram os problemas que o treinador teve que solucionar. Esta é a dica do 'Basquete é cultura' da semana.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fábio,

Este livro tem tradução para o português?

Abços,

Mr. Hill

fábio balassiano disse...

Mr. Hill, infelizmente não. Pelo que soube, houve editoras com interesse, mas acabou não rolando - ainda. espero que aconteça em breve.
abs, fábio.

Thiago Anselmo... disse...

Po, ai não dá né Fábio... Primeiro é o livro do MANU, que eu ja to louco pra ler, agora este. Só que este num rola, pois nao sei ingles, o do MANU dá pois eu entendo espanhol...
Tomara que alguma editora tenha interesse e faça isso para nós, amantes do basquete..

Unknown disse...

Shaquille O'Neal: My Fights With Kobe Bryant Were Orchestrated by Phil Jackson

http://myespn.go.com/blogs/truehoop/0-36-57/Shaquille-O-Neal--My-Fights-With-Kobe-Bryant-Were-Orchestrated-by-Phil-Jackson.html


Ihhhhh

Anônimo disse...

E ai Fabio,tudo bom?
Eu tive o prazer de ler o livro.Terminei faz algumas semanas.E realmente e muito revelador,nao apenas dos bastidores do time mas,principalmente,de como funciona as engrenagens de uma franquia.Percebemos como pequenos detalhes levam a gloria ou a desgraca.Muito interessante a maneira como Jackson se relaciona com seus jogadores,o carinho que tem por cada um.So em um relato desses percebemos como jogadores que geralmente passam ao largo dos holofotes sao importantes para a construcao da tal "alma" que Jackson tanto fala.Nao conseguia desgrudar os olhos do livro.Agora quero ler o anterior,ja estou providenciando.
Bela dica Fabio.
Abracao.

Anônimo disse...

Estou lendo esse livro e estou gostando muito, é tão bom quanto o Cestas Sagradas..demonstra muito como as coisas funcionam...