sábado, 21 de agosto de 2010

Um texto sem emoção: o Brasil sem Nenê

Gerou bastante discussão aqui embaixo a notícia, dada em primeira mão pelo blog, sobre o corte de Nenê da seleção masculina que disputa o Mundial a partir de 28 de agosto. Pensei, sem a menor emoção, em algumas coisas, e coloco aqui algumas ideias.

1) Não é justo dizer que Nenê "mais uma vez está de fora da seleção". Os motivos, agora, são outros (de ordem física), e desta vez não foi por opção dele, mas sim virtude de uma lesão.
2) Não me sinto capaz, e nem seria certo, criticar a preparação física da seleção. Não possuo o menor conhecimento sobre o assunto, e os treinos foram sempre fechados.
3) De acordo com a nota do site da CBB, Nenê "apresenta um estiramento muscular, no músculo sóleo, que precisaria que ele ficasse parado de cinco a dez dias". A primeira fase do Mundial termina no dia 2 de setembro (daqui a 11 dias portanto), e fica a pergunta: será que não valia a pena esperar mais um pouco?
4) Em que condição física se encontra JP Batista, alguém sabe? Não teria valido a pena trazer Lucas Bebê?
5) Sobre a assessoria da entidade, algumas perguntinhas: a) Será que, a partir de agora, eles falarão sobre o problema no joelho de Huertas também, ou tudo continuará sendo ignorado? b) Não parece muito estranho que, para o site da entidade, Nenê apareça cortado "do nada", sem nenhuma informação prévia a respeito? c) Por que diabos Rubén Magnano, o chefe do barco, não aparece para falar da saída de Nenê?
6) Ah, pode não parecer, mas amanhã há uma partida (13h, com transmissão do Sportv) contra a Austrália. O blog acompanha, mas tem uma dúvida: será que, com a bruxa solta, vale mesmo a pena colocar Splitter, Varejão e Huertas para jogar a uma semana da competição?

Ficam as perguntas para o debate aqui na caixinha.

29 comentários:

Gustavo disse...

Treinos puxados para atletas voltando de descanso da nisso...

Todo mundo machucando...

Outra coisa, é muita viagem eim... viagem pro rio, depois brasilia, nova york, europa, tudu isso em 1 mes...

Gustavo disse...

Tem algum seca pimenteira na CBB num é possivel!

jdinis disse...

1) Eu manteria o Nenê no grupo para jogar a segunda fase. Será que o jogador não ficou com medo da sequência de lesões e preferiu não arriscar? De fora não podemos fazer críticas à preparação física da seleção, mas o Nenê está (estava) lá dentro...

2) JP jogou mal o sul-americano, estava lento e pesadão. Depois que soube que não ía para a Turquia então deve ter relaxado mais ainda. Não vejo, porém, outra opção melhor no momento;

3) Lucas Bebê não tem físico, jogo e experiencia para o mundial. Se fosse para ganhar experiência seria válido mas não é esse o caso, precisamos de um jogador para a rotação;

4) Paulão seria o nome ideal mas não se apresentou por estar se recuperando de lesão. Outra hipótese era o Rafael Hettsheimer que não se apresentou não se sabe bem por qual motivo.

Então é isso, vamos de Splitter e Varejão "segurando a onda" no garrafão, com o Guilherme "quebrando o galho". Murilo e JP não tem intensidade para uma competição do nível do Mundial.

marcelo marques disse...

putz

concordo em td com jdnis

Anônimo disse...

Mais uma vez iremos a um mundial passar vergonha.... triste sina esta do basquetebol brasileiro

fábio balassiano disse...

jdinis para presidente!
concordo com tudo.

abs, fábio

Anônimo disse...

Também manteria o Nenê, afinal, pra que serve o JP. Aliás, podia-se cortar Nezinho ou Raulzinho também.

Anônimo disse...

O culpado destes problemas e o Magnano,separou a dupla Pepê e Nenê,ja q vinham fazendo sucesso a muitos anos...

Anônimo disse...

Fabio,

Você como um estudiodo e acompanhador do basquetebol brasileiro, lhe faço uma simples pergunta e gostaria de obter a sua ponião sobre a mesma.
Quando foi o último jogo, data e dia, do Nenê na última temporada?
Desse último dia até a data de apresentação no Brasil, nós temos um intervalo de quantos dias?
E ele praticamente não fez nada, não treinou, o que ele ficou fazendo esse período todo?
Parece piada.
Grato,

Anônimo disse...

Faço as palavras do Anônimo acima, as minhas...
Por que como pode? O Nenê ter conseguido jogar todos os jogos pelo denver nuggets na temporada que passou? por que ele se preparou direito... que planos a CBB, teve para prepará-lo?
agente pens" ahh mais isso poderia acontecer com qualquer um." mas aconteceu de novo com o Nenê... perdemos o jogador de mais presença física do garrafão...
Força pro Nenê... Ainda espero poder vê-lo de novo vestindo a camisa do Brasil... tenho certeza, que ele tem um plano de dar orgulho para os brasileiros e elevar o nome do basquete...
vamos lá Brasil... Perdemos um guerreiro, ganhamos mais um motivo, para trabalhar duro e nos superar...

Anônimo disse...

Concordo em tudo com o jdinis,parabens!Mas a minha maior preocupação ainda e em relação a armação brasileira, poderá Huertas carregar o piano, estara Leandro Barbosa a fim de sair do ¨limbo de luxo¨e assumir a postura de destaque que achamos que ele tem condição de ter. Ou teremos Nezinho chiliquenta e Marcelo Louco de três no comando?

Anônimo disse...

Não seria legal o Nenê estar junto com o grupo nessa campanha do mundial?
Acho que se estamos mostrando outra cara com o time do Brasil, nada custaria ao Nenê estar com o grupo e mostrar que sua vontade está além de estar apenas em quadra, mas sim em espírito e ajuda ao grupo que está lá... sua presença já ajudaria e muito a incentivar os seus companheiros...
será q estou viajando??

Anônimo disse...

O que o Senhor Hilário falou sobre a contusão?

Pereira Nunes disse...

1.Concordo!
2.Concordo! Quem escreve sobre isso, faz com base no chutômetro!
3.Não seria absurdo, loucura total, levar um jogador com que não joga uma partida de basquete há 4 meses, e que conseguiu treinar pouco mais de um total de 7 dias com a seleção, para, jogá-lo no meio de um campeonato mundial, justamente nas partidas decisivas? Seria sim uma TREMENDA IDÉIA DE JIRICO! Oras, bolas! Fora que a chance dele sofrer uma lesão seríssima seria gigante. Ainda bem que não fizeram essa temeridade!!!!
4. Eu concordaria em levar o Lucas, se os outros 2 pivôs já não estivessem quebrados. Infelizmente, quem for chamado tem grandes chances de ter que jogar muitos minutos, e o Lucas, com o físico de adolescente que ainda tem, poderia se machucar feio se fosse colocado contra croatas, americanos e eslovenos adultos.
5. A comunicação da CBB é péssima mesmo. Sobre o Magnano, aposto que simplesmente ninguém foi lá perguntar para ele. OBS: Agora que eu fui ver, fizeram um artigo com uma declaração dele!
6. Nos resta rezar!!!

Anônimo disse...

Vamos colocar os pingos nos is.

1) Não é normal chegar nas condições físicas e técnicas desta Sel Brasileira.
2) A preparação foi ridícula, treinos fechados para preservar a incompetência que estamos vendo agora.
3) A CBB contratou o melhor técnico do mundo e ficou com a pior comissão técnica do mundo, preferiu manter um bando de puxa saco, que não possui currículo nenhum.
4) O Sr Neto,Diego,Tadielo,Andreoli, ganharam o que em suas carreiras? Qual a função do Vanderlei? Qual a função do Paulinho Vilas Boas?e este Brunoro? O que conhece de basquete?
5) O motivo da preparação em NY? Por que? Patrocinador?
6) Por que a CBB não vem em publico dar satisfação sobre a preparação física? Por que não chamaram o Barbante que esta em Franca? Todos no meio sabem que ele é o mestre da preparação física no Basquete?
7) Para os que defendem o status quo atual, ou para os que ficam em cima do muro,saibam que esta péssima preparação e planejamento nos custara caro,uma vez que este Mundial é o mais fraco de todos.

Jose. " O Troll"

Anônimo disse...

Bem, não querendo acusar ninguém, mas...vcs não acham estranho todas as competições oficiais, pela Seleção Brasileira o Nenê não "consegue" participar?
Vcs não acham estranho todas as competições oficiais em que existem exames ANTI-DOPING, ele sempre se machuca?
Na NBA, muitas substancias são autorizadas, ou melhor, não são consideradas DOPING...e muitas dessas substancias são pesadas...
Bem, como citei, não quero acusar ninguém, mas desculpe...é MUITO ESTRANHO!!!
Querer participar, treinar...mostrar interesse e depois MACHUCAR...nas vesperas da competição...MUITO ESTRANHO MESMO.
Abs.

Anônimo disse...

Amigos
Ta tudo sem explicação nenhuma.
E o pior, ninguem aparece pra falar, explicar, dar a cara.
Cade o Carlos Nunes?
Vanderley?
Magnano?
Ate agora nada e nem ninguem.
Parece que o barco ta sem rumo. O tecnico leva SÓ um armador..o Rauzinho num conta, poderia ir pra ser o 12 convocado, ganhar experiencia, levar a agua como todo novato e só. Não pode e nem deve jogar pois não ta pronto.
Me preocupa muito mais a lesão do Huertas que a do Nene. Sem o Nene perdemos muito, mas bem ou mal estamos com gente grande de muita qualidade, Splitter, um brigador, Varejão e um outro pra descansar os dois anteriores, Murilo, que ta na hora de mostrar que pode fazer pelo menos um pouco do que faz no Brasil. JP é outro que não tem nivel internacional pra rotação em forma, imagine totalmente fora de forma....Alguem me explica o que o Hatila estava fazendo lá? O Guilherme é bom qdo pega alguem mais lento que ele. Magnano deve estar coçando a cabeça por não ter levado o Fulvio ou Benite ou Paulinho ou Fernando Pena ou Helinho, qquer armador, um a mais...pra descansar o Huertas que ta baleado...Vai sobrar pra Alex, MM e a pior opção Leandrinho, que joga 1 contra 5 e não faz a bola chegar aos pivos. Talvez a melhor opção seja MM.
Começo a ter a impressão que o Magnano não é o tecnico que foi um dia, me parece muito teimoso, como todo tecnico alias, sem feeling....num sei...acho que errou na convocação, convocando de menos, fazendo algumas escolhas, poucas é verdade, dificeis de justificar. Como não convocar Fulvio, o melhor armador do ano no Brasil. Tinha que ve-lo no grupo pelo menos. Essa do Hatila agora...jogo "secreto"...um tecnico do nivel dele não poderia aceitar uma situação dessas, no mimino bem confusas. Será que ele fez concesões e se arrependeu? Depois do mundial tenho certeza que vão aparecer historias que não foram contadas. Guilherme

Anônimo disse...

Caramba, tem gente deixando de torcer para o Brasil por causa disso? é ai que se mostra os verdadeiros torcedores, é aqueles que mesmo com equipe disfalcada e/ou rídicula, está torcendo pelo time ou seleção.

O caso do Nene é normal e não acho que ele tem culpa. Anonimo das 23:17, acho que se o Nene tivesse usando algo que é considerado Doping, ele usaria algo melhor, tomaria bomba ou sei lá para poder ficar mais forte. Nene(para quem não sabe) estava contundido no final da temproada pelo Denver, não é culpa dele ou não é disculpa dele para e por não jogar.

Anônimo disse...

Anonimo das 23:33.....MUITOS ATLETAS da NBA, tomam bombas...e acho que é só vc que não acha o Nenê forte...
Nossa, se ele não é forte???..Quem é então??...O NEZINHO???....rsrs
faça uma comparação de quando o Nenê foi pra NBA, e como ele está agora...

Anônimo disse...

Mas pessoal parecia uma coisa meia anunciada né , cara tava com os 2 tendoes inflamados é muito complicado fico muito triste pois estava na maio expectative de ver o nene em açao com amarelinha em uma campeonato mundia importante é nao foi dessa vez ,acho tbm bebe novo demais nao vamos queimar o menina , mais tá ai a pergunta quem vc levaria no lugar de maybner hilario ???? hatila ,jp batista , bruno fioroto ou algun outro da preferencia de vcs...abraço é tristeza com esse corte do nene

Anônimo disse...

PORRA EU NUNCA LI TANTA BOBAGEM MEU DEUS O CARA NAO TEM DIREITO DE SE LESIONAR MEU , DOPING , MIGUE , NAO QUER JOGAR NA SELEÇAO , O CARA JOGA 82 JOGOS NA TEMPORADA REGULAR MAIS UNS 10 15 JOGOS NOS PLAY OFF QUANDO ELE MACHUCA E DOPING , NAO TEM COMO SEGURAR MESMO MESMO LESÃO NA CERTA , E AINDA BRASIL ESTÁ EM PRE TEMPORADA , AI ELE FAZ OUTRA PRE TEMPROADA COM DENVER SE ACHA K NAO LESIONA HAHAHHA , AGORA CUIDADO COM HUERTAS POR K SE PERDEMOS ELE , HUMMMM SITUAÇAO VAI FICAR BEM CRITICA NAO K NEZINHO NAO DÁ CONTA É K NAO TEMOS UM RESERVA BOM EU NAO CONFIO NO (RICK RUIBIO) BRASILEIRO RAULZINHO NAO MAIS VAMOS VER O K DÁ , MAIS ACHO K DEPOIS DESSA TENHO MAIS DUVIDAS AINDA SOBRE DESEMPRENHO DO BRASIL NO TORNEIO ,CHAMARIA O BABY NO LUGAR DO NENE

Anônimo disse...

Realmente a coisa vai ficar esquisita para o basquete brasileiro mas mesmo assim acho que chega de quinto a oitavo neste mundial.Quanto ao carlinhos viajando omisso nunes como o Vanderelei esperar que venham falar algo a publico é melhor esperar um elefante voar, carlinhos quer viajar e levar os amigos que votam nele, se souberem quantos presidentes vão com as esposas é uma vergonha, até o Gregonesi que estava alijado da |CBB deve ir foi convidado,
Realmente o basquete esta uma vergonha com estas atitudes.Vamos ver se o carlinhos informa a comitiva dele, é assessor levando gente da familia uma festa total.

Anônimo disse...

A festa continua, tem presidente de fed reclamando que somente recebeu 7 passagens e hotel.
tem gente que nada tem haver com a CBB, federacoes e esta indo a custas da CBB?
sera?

bigmanrj disse...

Nenê: Realmente gosto muito do estilo dele. Jogador força que enterra com potência e intimida adversários. Acompanho toda a temporada da NBA, principalmente o Nuggets via internet.
Acredito que ser profissional full time é bem difícil. Imagine quando seu jogo é baseado no físico. Por isso C e PF sofrem mais com isso do que em outras posições.
Nenê, quando entrou na NBA, foi extremamente profissional. Li uma entrevista dele nas suas primeiras temporadas que ficou guardada. Ele tomava o maior cuidado com a alimentação e se negava a comer qualquer fast foosd, inclusive o Big Mac, porque queria se manter em forma, mas depois que o cara põe 10 milhões por ano na conta, mesmo com a transformação física que ele foi submetido. Antes mesmo do câncer, ele acabou relaxando e perdendo parte de sua mobilidade, seu diferencial aliada a força física.
Depois de uma temporada desgastante o cara relaxa mesmo. Acho muito complicado, na altura de sua vida profissional, ele se manter em forma após a temporada, visando um Mundial. Com o corpo já marejado de contusões que ele possui, isso se torna inevitável.
Sem sombra de dúvidas, Nenê em forma trabalhando com um técnico que sabe o que faz, seria muito explorado de costas para a cesta, seria dominante sim neste Mundial. Daí meu desânimo com sua contusão.

Paulão: O cara se contundiu bem antes de acabar a ACB. Que diabo de contusão é essa, que demora mais do que uma gestação!?

NBB: É evidente que um campeonato único, organizado e que tenha continuidade é a chave para o desenvolvimento de qualquer esporte.

Novos Talentos: Com certeza existem novos atletas surgindo com talento, mas infelizmente a realidade é que a estrutura dos clubes, passando por um centro de treinamento moderno e profissionais adequados não permitem o ensino do básico para que estes caras cheguem nos times profissionais com visíveis deficiências técnicas e de leitura de jogo. A posição de armador é uma gritante demostração do que estou falando.
O que ajuda é que alguns dinossauros que dificultam as novas revelações estão parando. Viva as artristes, artroses e dores de colunas!!!

Reforçando o que falei do atleta brasileiro acima. Uma curiosidade: Por que será que existe um número considerável, até pela fase do basquete brasileiro atual, de atletas brasileiros jogando pelos colegiais e universidades americanas e na Espanha, só pra citar as duas maiores forças do esporte na atualidade?

Anônimo disse...

Olha os presidentes que vão a Turquia garantem a reeleição do carlos omisso nunes, forte é um dos criticos do grego e hoje na assessoria da CBB estar fazendo a mesma coisa que criticava na gestão do grego, tá certo tem que garantir o dele, afinal hoje esta na aba e tem mais que aproveitar mesmo e levar familia para turquia dizem é um país lindo, e ainda por conta do dinheiro do governo tem outro sabor, ou será que a Brunoro esta bancando????? é mais facil burro voar.

Anônimo disse...

Bala,

Vc que é um dos jornalistas mais bem informados do basquete brasileiro, poderia divulgar quem são os presidentes das federações que estão indo para Turquia, bem como os assessores da CBB que vão com familiares, para que o basquete comece a repensar que muito pouco mudou em termos de mordomia da gestão Grego para a do lacaio dele.

Anônimo disse...

Sou economista e não médico mas não admito que em meio a tantas viagens e tempo, o melhor atleta do Brasil seja cortado na véspera.
Não vejo isso em outro esporte, não depois de passar quase um mês, alguma coisa está errada na preparação ou em quem planejou, e pior em quem avaliou o Nene desde o primeiro treino. O fato dele não estar no grupo, mesmo que fosse para se recuperar, também deixa no ar que alguma coisa houve. Será medo de passar vergonha?Será que ele se encheu deste pessoal completamente despreparado da CBB?
Realmente acho que o Nene nunca mais volta a defender o brasil. Aquilo lá deve ser o cúmulo do amadorismo, para um cara que está acostumado a ser TOP e ter tudo TOP. Médico, fisiologista, preparadores físicos, e gestores ruins dão nisso. Tomara que tudo isto mude um dia, enquanto isso, vamos vendo o Brasil passar vergonha e ter gente como o Nenê não sendo aproveitado. Perde o Brasil por isso, por não poder contar com um dos maiores da NBA.
Sugiro que façam uma limpa na CBB, será que mudou alguma coisa do Gerasmine pra este povo que tá lá?
lance uma campanha Bala.Investigue.

Anônimo disse...

Concordo com o Anonimo economista.
Alguma coisa ta errada e precisa ser investigada.
Será que a CBB virou um balcão de negocios?? è tudo muito amador, meio escondido, sem transparencia.
Desde as indicações de pessoas que trabalham lá até os tecnicos das seleções de base.
Que conhecimento tem o Tal Vanderlei para ser o supervisor da CBB? Só me lembro dele jogando. Acaba de parar de jogar e NUNCA administrou NADA na vida e de repente é o maximo responsavel pelo Basket masculino do Brasil.
Vejam os tecnicos das categorias de base: Valter Roese, trabalha a muitos anos nos USA em bom nivel, foi assintente em algumas seleções. Com esse ok. Gustavo de Conti, assitente do Neto e J.Marcelo no Paulistano tec do juvenil e agora tecnico do adulto, Ok tambem. Andre Gernano, Tc ha varios anos, ok tambem. Se pode discutir o nivel destes profissionais mas eles tem trabalhado como tecnicos de Basket. Demetrius, hummmm...jogava ate ano e meio atraz, parou por lesões, foi assistente do Zanon Limeira por 6 meses ate acabar e nada mais. É colocado como tecnico da Seleção Brasileira Sub-16...por favor!!! Isso não é serio ou se tem que saber qual criterio foi usado. Fica a Telma do Pinheiros olhando esse trabalhar o que deve pensar?
J.Marcelo conhecido marqueteiro, babão de jogador, vai de assistente do Magnano depois de tomar uma varrida do Regis de S.Jose e uma campanha ridicula com o Paulistano na NBB...outra vez, qual criterio? Em tempo foi afastado pelo Magnano, que deve ter enxergado alguma coisa. Talvez JM pudesse ser do Juveni onde foi 3 vezes campeão por Araraquara, no maximo.
Que tem em comum Vanderlei, Demetrius, João Marcelo e outros que não aparecem pra nós, seguidores do Basket?
Continuo e sempre estarei torcendo pra seleção, mas da um mixto de raiva e indignação com tanta ação entre amigos.
Enquanto isso o Sr. Carlos "viajando" Nunes....
Dr. Eduardo V.M., adv.

Anônimo disse...

so pra completar o amigo acima, por que Glauber do Paulkistano pegou a Paulista sub-15, o homem perde tudo, so nao perdeu o brasileiro por que era impossivel. ouseja a coisa ja começa suja nas federações, pura politicagem.