terça-feira, 24 de agosto de 2010

Será que ele aprendeu?

Revi a atuação da seleção masculina contra a Costa do Marfim e fiquei feliz com a atuação de Marcelinho. Sim, foi um adversário fraco, fraquíssimo, muito ruim, mas o ala jogou muito bem, de forma madura, sem abusar dos tiros de três pontos (seu maior defeito) e, vejam só, até marcando.

Mesmo que tardiamente (o cara tem 34 anos e já errou demais), "o novo" Marcelinho pode ser peça fundamental no time de Magnano no Mundial. Como arremessador, ninguém discute a sua utilidade em terreno nacional. Resta saber se, de fato, ele comprou a ideia de ser um reserva de luxo. Torço, sinceramente, para que sim - para o bem do time, e para o bem do próprio Marcelinho.

E você, amigo leitor, acredita que estamos vendo um novo Marcelinho na seleção? Será mesmo que o ala pode desempenhar a função de sexto homem do time? A caixinha é sua!

22 comentários:

Anônimo disse...

UM JOGO só e você acha que ele mudou a forma de pensar?!

Eu ainda tenho na cabeça o aproveitamento e a quantidade de arremessos dele contra a AUSTRÁLIA. O desempenho dele contra a Costa do Marfim teve influência do Magnano, que com certeza orientou sobre quando e como arremessar.

Agora, quer saber? Na hora da PRESSÃO... Jogo difícil... Qualquer atleta volta ao que era antes, comete os mesmos erros que sempre cometeu. A bola vai chegar nele e ele vai arriscar. Bem ou mal posicionado.

Anônimo disse...

O novo Marcelinho já existe desde a fase do Moncho.

Na hora do jogo difícil não é só ele que erra. Pelo menos, nos jogos fáceis ele acerta, ao contrário dos demais (Splitter é exceção).

Alex tá jogando várzea jogo difícil e jogo fácil.

Rafael disse...

Tirando a hora que ele roubou a bola, não deu pro Huertas, que estava sozinho, resolveu arremessar e errou ! Na seqüência acabou fazendo ! Não pode perder uma bola dessas... ate o Byra Bello disse que ele errou !!!

Diogo Aquino disse...

Concordo com o colega acima, o novo Marcelinho na ultima temporada, foi de uma maturidade e equilibrio inimaginaveis, pelo menos para quem esta acostumado a ver a metralhadora giratória, ou crazy shoot, ou chuta-chuta e outros apelidos que ele ganhou durante a acarreira.

Até mesmo a questão defensiva, foi uma surpresa que ele adicionou ao seu jogo e foi um dos fatores que elevou seu jogo e levou o FLA a final do NBB.

Acho uma pena que ele só chegou a esse estágio aos 34 anos. Até porque, ainda há momentos de pani como o jogo contra a austrália, que ele conseguiu a proeza de chutar até a mão cair e não acertar nada.

Mas concordo que ele tem sido um dos jogadores mais consistentes nos amistos da seleção, pelo que mostram os numeros o unico jogo que ele não foi bem foi contra a austrália.

jdinis disse...

No post da derrota para a Austrália um anônimo já previa que contra a Costa do Marfim ele iria bem. jogo fácil com defesa mais fraca. Como disse o anônimo das 03:23, na hora da pressão é que vamos ver (acho que a atuação do Marcelinho depende MUITO da postura do Magnano, aceita ou não aceita o "crazzy shooter"?).

Contra Costa do Marfim o Magnano testou pela primeira vez (que eu saiba) Leandrinho de 1 e o Marcelinho ajudando na armação (pelo menos foi isso que percebi). Acho essa a melhor opção que o Brasil tem para descansar o Huertas.

PauloRJ disse...

Bala, acho que a postura de jogadores mais experientes depende muito do respeito que eles tem pelo técnico....com um técnico mais respeitado, que pode aguentar as consequencias de não colocá-lo em quadra, ele é obrigado a escutar o que o técnico quer....

Você consegue imaginar a mesma situação num clube? Num jogo importante o técnico deixando ele no banco porque ele não segue o que o técnico quer? Aí ele faz o que bem entende....já com o Magnano não vai poder ser assim, mesmo ele sendo o melhor arremessador que o time tem....

SPIRIT OF THE HOOP disse...

Novo MARCELINHO????

Veja, bala....Vamos dar a César o q é de César. Ninguém,mas ninguém mesmo tem recebido tantos créditos e esperanças num esporte do que este senhor. É o mais característico caso do espírito de esperança do povo brasileiro. Uma espécie de Ronaldinho que até agora não floresceu na seleçao. Tornou-se algo doméstico. Quase uma BRASTEMP. É blindado pela tradição do basquete carióca onde alguns membros familiáres fizeram parte de um bom momento do esporte no Rio. Não vejo o Canto do Cisne para este senhor pois, com as oportunidades que lhes foram dadas penso que , no Rio de Janeiro e até mesmo no Brasil poucos serão tão capazes de ajudar as novas gerações , como: Palestrante, empresário da área, otimizador. Agora, explosão a partir de sua faixa etária, desculpa- nunca ouví falar. De qualquer forma , devemos ser agradecidos a este senhor por colocar seus esforços, tão prestativamente, a serviço da seleção brasileira. Bom futuro para ele!!!!!!!!

Anônimo disse...

Apoio o anonimo das 7 horas, Marcekinho para os jogos faceis! E mole?
A Costa do Marfim não serve pra nenhum tipo de avaliação, fisico, tatica, tecnica e muito menos psicologica, torço pra ele melhorar mais prevenção e caldo de galinha não faz mal a ninguem.
Quanto a mudança dele no ultimo ano, ainda não pode ser realmente notada.

Anônimo disse...

Bom, oMarcelinho melhorou tanto que e capaz de ser draftado! NBA, Espanha quem sabe, ele jogou tanto contra a poderosa Costa do Marfim, e tem sido um exemplo no ultimo ano como atleta.

Anônimo disse...

Furo!
Marcelinho e encontrado em estado catatonico na concentração, motivo abstinencia chutal e o esforço absurdo a que foi submetido ao se postar defensivamente contra Costa do Marfim - NÃO E QUE ELE LEMBRA MESMO O FENOMENO!

Anônimo disse...

Tb acho que contra a Costa do Marfim ele joga. Ja era esperado. E mudar na idade dele? Por causa de um jogo? E ainda porque esta sendo comandado por um campeao olimpico. Vai voltar pro time dele e tudo volta a pobreza rotineira. Ninguem muda e, principalmente, ninguem explode aos 34 anos. Concordo com o Spirit of the Hoop. Foram dadas todas as chances do mundo e mais um pouco a este rapaz. Deu o que tinha que dar. Eh bom jogador? Sim, claro, mas nunca chegou nem perto de tudo que falaram dele, de todo o endeusamento por que fizeram ele passar. Se nao tivessem feito todo esse carnaval em cima dele, talvez nao houvesse toda essa antipatia.

Anônimo disse...

Huertas no Karaoke canta musicas do Peninha:

.AS VEZES NO MEIO DO JOGO
.OLHO PRO LADO E A BOLA Ñ VEM
.ME MECHO SEM PARAR UM SEGUNDO
.SOZINHO
.O PIVO ESTA SOZINHO TAMBEM
.POR QUE NAO CONTROLAMOS O JOGO
.POR QUE CHUTAMOS TANTO DE TRÊS
.E SE EU ME MACHUCO OU CANÇO
.VOU PRO BANCO E VAI ENTRAR QUEM?
.qUANDO A GENTE JOGA
.CLARO QUE A GENTE LUTA
.ALGUNS JURAM QUE SE ESFORÇAM
.SO QUE E DA BOCA PRA FORA
.A GENTE SO GANHA DE ADVERSARIO MIXURUCA.
. IE IE IE IE IE
.VAMOS PRO MUNDIAL AGORA

BY FERNANDO SA

Anônimo disse...

Por anos foi a grande esperança do Brasil, notavelmente um grande jogador, apesar de todas as criticas a ele, ele foi sim o grande nome do Brasil nos ultimos anos... O problema é que levar sozinho nas costas as mazelas que aconteceram na seleção é uma injustica. Sim, ele tem grande culpe, mas sabemos que ele não é nenhum michael Jordan para levar um time inteiro nas costas.... Sem levar em consideração o fato de nunca ter contado com o comprometimento do Nene, Varejão, etc... esses sim, por opções de não defenderem a seleção e que colocaram nosso basquete na situação que ele está... nunca vi o Dante dizendo que não vai pra seleção pq esta cansado depois de uma temporada na italia, nem o Giba... Nosso esporte está com a estima muito baixa, perdemos todos os galalaus para o Volei! Muito triste...

Abs

Rafael

Anônimo disse...

Marcelinho foi nosso melhor atleta em 2002, quando fomos oitavo e perdemos da Argentina, vice campea, nas quartas.

Muita gente esquece.

Porém, ele já conseguiu jogar em alto nivel.

Hoje tem 34 anos, não da para esperar muito mais ... ninguem o guiou da melhor forma na carreira, logo, podemos hoje é lamentar.

Anônimo disse...

Uma regra basica no basquete eh que,quando tem um pivo ou qualquer outro sozinho debaixo do garrafao,a bola deve esr passada pra ele...eh obvio gente..

Anônimo disse...

Marcelinho jogou em alto nivel, No rio e no Brasil, ai sim heim...
Melhor em 2002?
Melhor atleta do basquete brasileiro dos ultimos anos?, quer dizer no Brasil, onde ele disputou este titulo com, nezinho, helinho quem sabe huguinho, zezinho e luizinho.

Anônimo disse...

O que acontece com o Alex? Ele sempre foi um jogador MUITO limitado ofensivamente, mas agora está abaixo da crítica, tanto no ataque como na defesa.

Oq mais espanta é q ele tá ruim nos jogos fáceis tb. Ontem, ele fez cagada nas 4 ou 5 primeiras posses de bola.

Acho meio absurdo ele de titular!!!

Se for para jogar esculhambado assim, melhor colocar o Marquinhos...

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo acima, mas temos que ver que ele sempre foi um jogador fisico, inclusive fraco nos fundamentos, superando suas deficiencias com força e vontade.
mas com o tempo o jogador fisico sempre decai mais rapido que os demais
esperemos que ele consiga se superar no mundial

OLIVEIRA disse...

Quase todos comentários neste post foram muito pertinentes. Mas o q mais me chamou a atenção foi o do colega das 10:56 na última estrofe, no qual cita que ele jamais foi guiado.

Não podemos esquecer que ele passou na mão dos treinadores que menos disciplinam taticamente. Alberto Bial(Fluminense), Miguel Angelo (Telemar) e Chupeta (Fla), me digam qual deles reclamam ou reclamaram quando acontecem arremessos forçados, bolas mal trabalhadas.
Com o Moncho o MM não era um crazy shooter. Contra a Austrália o foi, mas no dia seguinte o Magnano já pôs as rédeas nele.

Meus prezados colegas de post, a maior culpa não é dos nossos jogadores, e sim dos treinadores, que no período formativo(base) não os treinam da melhor forma, não os orientam a selecionar arremessos, se posicionarem, evoluirem defensivamente, melhorarem técnicas individuais e etc.

Precisamos da formação de melhores treinadores, a partir desta mudança, melhoraremos e muito. Pois temos mais de 180 milhões de habitantes, contra 46 da Espanha, 40 da Argentina, 10 da Sérvia, 5 da Croácia e 2 da Eslovênia.
Será que não conseguimos formar jogadores melhores????

bigmanrj disse...

Você vai amar, também, os dois primeiros jogos do CAGÃO no Mundial.

SPIRIT OF THE HOOP disse...

Amigos,estamos falando , o basquetebol brasileiro .E acho que o fez bem. Alguem falou q o volume de espectativa q jogaram em seus ombros foi demasiado. Concordo.
Havia um hiáto deixado pelo Oscar com um estilo muito pessoal e de alto rísco. Infelizmente , não era um caminho a seguir. O basquetebol mundial associou-se äs Academias de Ginástica e o estilo "Oscar de ser" passou a ser apenas um detalhe num campo de mil e uma alternativas. Hoje, um jogador é tão mais valorizado quaanto mais fundamentos apresentarem e com revestimento muscular contra porradas. É por isso q o Marcelinho encontrou dificuldades. Ele é um jogador light "com um revolver na cintura"

China disse...

MM tinha talento pra ser mto mais jogador do q foi..um ala-armador d 2metros..com o melhor arremesso desde o Oscar..com visão de jogo..inteligência pro jogo...e estamos vendo q com um pouco mais de vontade consegue fazer uma defesa bem melhor do q era de costume(alias pra mim vem sendo o melhor defensor d perimetro do brasil em tds os amistosos ateh aqui...CADE O ALEX E SUA DEFESA ???)...mas a base no Brasil e seus treinadores é PÉSSIMA...não cobram q os jogadores aprendam TODOS os fundamentos do esporte de forma decente..e mto menos q grandes cestinhas tenham q se esforçar tanto na defesa...ou q aprendam q tem q ter leitura de jogo e q nao da pra arremessar td bola q chega na sua mao..msm vc sendo mto bom arremessador como o MM ou o Oscar...pq isso é prejudicial para o time...pra mim a culpa do q ele virou como jogador é 90% dos técnicos brasileiros omissos e atrasados...repito: na minha visão ele teria o potencial de ser um Grandíssimo jogador em nivel INTERNACIONAL..sendo um jogador importante pra equipes fortes da europa..e quem sabe até um bom reserva na NBA...masssssssssssssss...não souberam extrair td esse potencial q ele tinha e ele se acomodou sendo APENAS o grande cestinha e arremessador jogando aqui no Brasil...UMA PENA!!!