quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que eu espero do Mundial masculino

Confesso que andei otimista demais com a seleção masculina (acho que erradamente acabei entrando em uma onda errada - e admito isso!). Falava-se em pódio, até título. Mas a realidade não é bem essa, sinceramente.

Analisando a chave do Brasil no Mundial da Turquia, fica claro que o time de Rubén Magnano fará um "quadrangular" contra EUA, Eslovênia e Croácia para definir as colocações no grupo B. A não ser que aconteça uma zebra histórica, Irã e Tunísia voltam cedo para casa, certo?

O problema é o tal "quadrangular". Perder dos EUA está até no roteiro, e aí o Brasil já sairia, no mínimo, em uma segunda colocação. Agora, um revés contra Croácia ou Eslovênia seria bem traumático. Cair diante das duas, então, nem se fala. E explico: o rival nas oitavas-de-final sai do grupo A, que deve classificar Argentina, Sérvia, Austrália e Alemanha (acho que as duas primeiras brigam pelo primeiro lugar).

Por isso é muito óbvio que a seleção deve jogar contra Eslovênia e Croácia como verdadeiras finais. Pegar Sérvia ou Argentina de cara, em jogo de eliminação direto nas oitavas-de-final, (perdeu, vai direto pro avião), não seria nada agradável.

Se quiser chegar a algum lugar, é bom o time passar no mínimo com a segunda colocação, e hoje não tenho a menor convicção de que isso vá acontecer (embora possa ocorrer, obviamente). E você, amigo leitor, o que acha?

33 comentários:

Victor Dames disse...

Acho que o otimismo tinha um certo fundamento, Bala. O elenco completo e relativamente em forma nos inspirava. Eu pelo menos embarquei por essa porta. Mas a preparação revelou que não era bem assim, e acabamos perdendo o Nenê, que, titular ou não, faria diferença na rotação do garrafão. Além disso, alguns jogadores de quem se esperava mais renderam menos nos amistosos (Alex, Guilherme, Leandrinho, por exemplo), apesar de alguns corresponderem (v.g., Splitter, Machado e Huertas). Concordo que não será um caminho tão "tranquilo" como antes se pensava, mas ainda há esperanças, e pra ficar no clichê, ainda é a última que morre, hehehe...

Abraços!

Anônimo disse...

Eu já estou desacreditado há um bom tempo. Mesmo com Nenê, a seleção não conseguiria algo muito diferente.

Estão subestimando a Croácia. Acompanhei vários amistosos e a Eslovênia é muito mais equipe que o Brasil. Basta aceitar a derrota para os EUA, evitar lesões, e jogar tudo contra aquelas duas equipes.

Anônimo disse...

É ....
Este post diz tudo!!!


Jose " o troll"

Jimmy disse...

Tamus fudidos...

fábio balassiano disse...

ahahaha
calma, jimmy...
os termos são pesados demais, mas compreendo, vou deixar passar.

abs, fábio

Anônimo disse...

Tambem acreditei, mas não por euforia, vinha realmente percebendo melhoras na seleção, principalmente na defesa, e acreditava que Magnano tentaria colocar nos jogadores um maior apreço pelo controle do jogo, que os fizesse pensar em errar menos e ter maior leitura dentro de quadra, e que eles, jogadores, tivessem o sonho de ser os melhores, pois so assim se e campeão.
O que vi até agora, da parte dos jogadores, não confirmou minhas espectativas, mas acredito que e por causa da formaçao que tiveram; de Magnano me veio a tristeza de ver que foi e se deixou ser mau acessorado, que confiou demais no rendimento e comprometimento de um grupo reduzido de jogadores, se dando ao luxo de levar ao mundial dois ou três jogadores a passeio, por indicação ou conveniência, para agradar ou facilitar, não importa, isto e inaceitavel.
Continuo torcendo, me esforço para acreditar que podemos chegar lá, e chegar la pra mim e ser campeão; mas não posso fazer de conta que não enchergo o que esta errado.

maníaco disse...

A galera insiste em citar o Nenê cagão. Mais fodidos estaríamos sem o Splitter. Nenê com as amareladas históricas com a amarelinha não faria diferença nenhuma e ainda causaria um mal-estar psicológico no grupo pelas decepções que acarretaria. Fato é, Magnano não mudou muita coisa, a não ser uma leve mudança na defesa, o que já faz muita diferença pra gente!! O time é FRACO, jogadores de baixíssimo QI(vide Leandrinho), os que mais prezamos tem características de coadjuvante sem nenhum protagonista e o resto são figurantes,todos sabemos disso! Sem talento e sem identidade o que é pior! Vai levar caixote da galera do leste europeu e se passar pras oitavos, vai ser uma baba pra qualquer equipe séria de pretensões que nos pegar

jdinis disse...

Acho que o Brasil tem time para ganhar de Croacia e Eslovenia e eu esqueceria os EUA. No pré de 2007 o Lula manteve o Valtinho jogando quase todo o tempo contra os americanos em um jogo que sabíamos que iríamos perder. Optaria por jogar sem muita responsabilidade esse jogo, preservando o físico e estado psicológico dos jogadores.

A "cabeça" do time, para mim, é que será decisiva. Já vi vários jogos "pau a pau" que o Brasil perde pois se desespera na hora decisiva (Argentina em 2007, por exemplo).

jdinis disse...

Completando:

O Magnano pediu tempo para trabalhar e disse que não gostaria de ser cobrado por resultados no primeiro torneio (acho que foi na sua primeira entrevista). OK, concordo, ele ainda está conhecendo os jogadores.

Agora, pelo que vi nos amistosos, a seleção do Moncho tinha mais "postura" em quadra do que essa do Magnano.

Não estou crucificando antecipadamente o argentino mas me preocupou muito sua passividade diante de erros "clássicos" de nossos jogadores (excesso de tiros de 3, Leandrinho forçando muito o jogo).

Bom, agora nos resta esperar os jogos para valer e torcer.

PS: Fábio, nenhum jornalista conseguiu ouvir Mr. Nenê Hilário sobre sua saída da seleção?

fábio balassiano disse...

jdinis, eu nem tentei, sinceramente.
se ele não fala durante os treinamentos, que dirá depois de sair da seleção, né.

mas quem sabe algum ser consegue.
vou tentar novamente.

abs, fábio

Anônimo disse...

Bom galera concordo com a euforia desmedida, mas não podemos projetar nada para esta chave, vimos que o brasil jogou de igual para igual contra a espanha e que a arbitragem minou nossos principais jogadores para não acontecer um vexame para a anfitriã. Contra a argentina faltou cabeça no final da partida, mas foi um ótimo jogo, perdemos da australia (esse eu não vi) ganhamos da frança(Costa do Marfim nem conta), ou seja, tudo pode acontecer o brasil pode sair primeiro da chave, porque não?
Pode perder todos os jogos?, pode.
Mas é isso ai, assim é o esporte. A falta de um titulo pesa na hora da tv divulgar o esporte, mas não faz com que nós amantes da laranja deixemos de acompanhá-lo por quaisquer meios possíveis, por tanto, me mantenho otimista, vou cornetar sim, mas até a hora de embarcar pra casa vou torcer pelo milagre!!!!

Anônimo disse...

jdinis comenta um ponto muito pertinente, o Brasil faz jogos em que consegue durante dois ou ate tres quartos ir pro pau a pau, a explicação do por que descamba e simples, primeiro a falta de controle do jogo, jogamos sempre correndo, chutando, contra ataque e transição em alta velocidade, o engraçado e que fazemos isso ate quando a defesa adv. ja esta postada, e não costumamos fazer rodizio dos jogadores, por isso ate levamos jogadores para não serem utilizados, isso e historico, assisto jogos de basquete desde 1978, sempre foi assim, vejam a final de indianapoles em 87 na integra, hoje chamariamos aquilo de pelada, mas não evoluimos de la pra ca, os outros sim.
Então chegamos ao fim do jogo sempre, cansados, sem oxigenação, desanimamos e perdemos de novo, o tecnico diz, jogamos bem aste o terceiro quarto depois perdemos por um detalhe, isso vem acontecendo desde a base pessoal, o filme e velho.

Anônimo disse...

O que se pode cobrar é empenho e até um certo entrosamento da equipe, isso sim.

Mas filosofia de jogo em um time adulto, infelizmente não é implantada de um hora pra outra. E acho que o que o Magnano ainda não conseguiu foi isso.

E acho que isso é o mais dificil na Seleção, mudar a filosovia de jogo. Pois os nossos jogadores tão obedientes em seus times, na seleção não são assim.

Pelo menos dessa vez a vontade de todos pode suplantar isso.

Abs

Alexandre Reis

Anônimo disse...

Vamos fazer figuracao, pelo menos nao vai ser como o mundial anterior em que tinhamos esperancas. O brasil vai apanhar muito.

@lisangelo disse...

Nossa posicao na classificacao, depende do Alex e do Marquinhos. Se esses dois jogadores resolverem entrar em quadra, podemos quem sabe, fechar a primeira fase com 3 vitorias.

Anônimo disse...

Acho que nosso Brasil iria bem se lá estivessem, em nosso grupo, Costa do Marfim, Angola, Cazaquistão...
Mas como em nosso grupo temos EUA, Croácia.....
Nossa realidade é outra, bem parecida com a falta de qualidade da CBB, e quem administra.
O time é o reflexo da administração - |Desmotivado, desunido, sem perspectiva.
A CBB é a maior culpada e me perdunto como deixam um jogador como Nenê de fora de um Mundial?
Será que ele não é importante, será que é certo ter deixado ele sair?
Por que ele não se recuperou, afinal havia tempo???Será que ele não quis passar vergonha com este grupo?Ou a CBB não o valorizou como devia?
Bala anote ai: Se sairmos de cara, como acho que vai acontecer, vamos investigar porque deixamos de fora uim talento como o Hilário, VALORIZADO DEMAIS NOS ESTADOS UNIDOS E AQUI simplesmente deixam ele sair. Aguardem e verão.
Outra coisa: tenho lido que tudo mudou na CBB, será?Acho que 90% dos profissionais que trabalharam com o GREGO continuam lá, e pior nunca provaram nada de valor para o basquete nacional.
Neto, Andre, Luiz Brunoro, NUNEs(GREGO), TADIELO, Jeleicate, Andreoli...
Quando o basquete nacional vai mudar?Um dia eu acho e torço.Muda Brasil.

Anônimo disse...

Concordo Este pessoal tem que sair ou vamos colecionar derrotas.Quando vamos ter um ex-jogador vitorioso lá, ajudando, dando conselhos, e motrando o caminho certo.
Este bando de gente que nunca foi nada e nem conquistou nada para o basquete nacional faz o que lá?preparando quem pra vencer?Um bando de fracassados e apadrinhados por quem administra.

Anônimo disse...

Bala se fala tanto em transparência:Cadê as bases do contrato com a NIKE?
Amigos O Grego continua e como diria aquela música:"nada mudou, nada mudou..."

Anônimo disse...

So queria fazer uma obs., para que não comentem ou cometam injustiças, se o André que colocaram no comentario acima for o Andre Germano, espero que repensem.
Posso dizer que por desconfiança e necessidade, acompanhei os passos deste profissional nos ultimos três anos.
Como tecnico do Circulo Militar, ganhou tudo que disputou, colocava estrelinhas no banco ou fora do jogo e não cedia a pressoes a ele algumas vezes imposta, e ainda conseguia não se queimar, pois se segurou numa coisa chamada competencia.
Na sel brs. sub. 15, foi criticado por ter convocado jogadores por indicação, pelo menos em SP e Interior ele convocou realmente os melhores, e as indicações feitas realmente em outros estados se mostrou eficiente, pois os garotos que foram chamados foram os que realmente brilharam por seus estados no brasileiro. Acompanho de perto varios jogadores que por ele passaram, e e notavel o que ele consegue desenvolve-los em pouco tempo.
Ele e um dos poucos tec. que esta sempre estudando e se aprimorando, que trata atletas com nivel e educação, atletas e pais de atletas por ele dispensados nas seleções, tem por ele admiração, pois e sempre claro e justo em suas colocações.
Ou seja este rapaz fez um excelente trabalho em 2009, mesmo com o pouco tempo de preparo que deram a sua categoria, sinceramente não ganho nada com isto mas me sinto na obrigação de defendelo.
Não estou aqui querendo desrespeitar a opniao de ninguem.
Fernando de Santo Andre

Anônimo disse...

Acredito que existe um pelo menos dois erros claros.
1) Erro da convocação: armadores. Estamos indo a um mundial com só um armador por pura teimosia, enorme engano, ou coisa pior. Nezinho não pode ser a opção para este nivel de competição, ele funciona no Brasil ou em ligas menores. No minimo Fulvio e Benite deveriam estar no grupo durante toda a preparação. Como o Hatila, que foi o que esteve toda a preparação e na hora que realmente se precisou..ele chama o JP, outro que não tem nivel para a competição. Rauzinho não deveria estar pois o melhor armador da geração que vai (ou deve) imediatamente assumir esta posição é o Benite que de quebra poderia jogar algums minutos, pq tem jogo e personalidade para isso JÁ.

2)De comando: Simplismente não aparece ninguem do comando pra falar e dar esclarecimentos sobre qualquer coisa da area administrativa, tecnica, etc, postura totalmente amadora, cega de perspectivas e incompreensivel para um esporte que quer profissionalizer-se na administração. Tem que ter gente com visão empresarial, gente que ja tenha bagagem e formação e suceso na sua vida privada para tratar tudo isso com o viez empresarial. Fica a pergunta: Como pagam suas contas pessoais o presidente, e outros que lá estão?
A liga esta trilhando este caminho, aos trancos e barrancos é verdade, mas está, levando os clubes a fazerem o mesmo mais cedo ou mais tarde. Não tem saida.

É só comparar como as melhores seleções e ligas como se portam neste aspecto, com a abundancia de informações e gente preparada, e principalmente transparencia. Temos que mirar as melhores, não adianta sermos o melhor dos piores.
Sou novo por aqui, e gosto deste debate de opiniões, alem de adorar nosso esporte.
Dr. Eduardo V. M. - Adv.

Anônimo disse...

Tambem acho que dos males foi o menor. Seria muuuuito pior se perdessemos o Splitter ou o Varejao. Dos 3, o Nene eh o que menos inspirava credibilidade.
Quanto aos resultados, acho que o Magnano e a Torcida, inclusive, deveriam focar mais no Pre-Olimpico do que nesse Mundial. Em termos de implantacao de filosofia de jogo e de treinamento, o tempo nao eh suficiente para trazer resultados agora. E campeao nao seriamos mesmo. Acho que o que o basquete tem que buscar nesse momento eh a classificacao para a Olimpiada. Isso sim vai trazer o basquete de volta ao cenario do esporte nacional. Ser quarto ou oitavo no MUndial nao vai mudar muita coisa, e nao iriamos ser campeoes mesmo. Agora, classificar o time para Londres, isso sim vai trazer repercussao. Entao, usemos o Mundial para aprender e corrigir erros, e claro, tentar ganhar o maximo de partidas possiveis. Mas o objetivo final tem que estar no Pre-Olimpico, na minha opiniao.

Anônimo disse...

Como ja disse antes!!! Esqueçam esse mundial, esqueçam Londres 2012, esqueçam essa geração (so se salva Huertas, Splitter e Raulzinho), vamos exigir e levantar a bandeira do Projeto Brasil 2016.

É a única forma de resolver!

eduardo disse...

Então pessoal, sobre as expectativas do Mundial eu sempre tive os pés no chão, porém, imaginei que o Brasil pudesse ficar entre os 6, jamais pensei em título, por algumas razões:

Tínhamos um dos melhores garrafões? Sim. Nenê, Splitter e Varejão é algo de respeito, porém, depois que os três se contundiram, vi que o negócio estava azedando e hoje, ao que me parece, só o Splitter está 100%, o Varejão não está.

Pontos negativos:
Posições 1, 2 e 3, como já tive oportunidade de dizer aqui num outro comentário, somos muito deficientes nestas posições e num embate contra a Espanha e EUA, teremos muitas dificuldades.

Grupo: Nosso grupo é forte demais, assim como o grupo da Alemanha, Austrália, Argentina e Sérvia (possivelmente serão as classificadas) e já nas oitavas teremos um problemaço!

Resumo da ópera: independente da posição que ficarmos, segundo, terceiro ou quatro, as dificuldades nas oitavas serão enormes e sinceramente, hoje não consigo ver o Brasil passar nenhuma das 4 possíveis seleções que se classificarão do outro grupo, exceto se o time estiver muito inspirado.

Abraços!

LIONS CLUBE LD-1 disse...

Assisti nestes dois dias à exaustão jogos da Eslovênia e da Croácia. Todos recentes, do Eurobasket 2009, e alguns vídeos de amistosos (versão 2010). Pela força, marcação, armação, jogadas e principalmente arremessos certeiros da periferia, acho muito difícil o Brasil ganhar dos dois. Num dia muito bom, talvez da Eslovênia, talvez.
Ficaremos em terceiro na melhor das hipóteses, ou quarto na pior no grupo B.Depois pegamos Argentina ou Sérvia, primeiro ou segundo do Grupo A. Uma pergunta: quem hipoteticamente não vence Croácia e/ou Eslovênia terá condições de vencer Argentina e/ou Sérvia?
A menos que tenha jogo escondido, mas muito bem escondido, pelo Magnano, vide quartos de alto rendimento,vide Argentina no passado, repetimos o Mundial do Japão. Torço que o jogo esteja escondido, bem escondido. Torço que apareça, bem aparecido.

Anônimo disse...

Nosso time hoje, não é pior que a Argentina. O jogo da Espanha mostrou isso, uma vez que jogamos sem Splitter!! Cambada de Mick Jaegger!

Anônimo disse...

EU ACREDITO, EU ACREDITO, EU ACREDITO!

Rafael disse...

Segundo o jornal Marca:

Promedio cuotas*
CAMPEÓN
1. Estados Unidos 1.56
2. España 3.53
3. Grecia 11.38
4. Serbia 16.53
5. Argentina 22.30
6. Turquía 24.79
7. Brasil 29.44
8. Lituania 49.78
9. Eslovenia 59.54
10. Rusia 78.62

CAMPEONES FASE INICIAL
Grupo A
1. Serbia 2.07
2. Argentina 2.26
3. Australia 9.87
4. Alemania 11.03
5. Angola 98.57
6. Jordania 434.07

Grupo B
1. EE. UU. 1.11
2. Brasil 9.11
3. Eslovenia 14.66
4. Croacia 21.38
5. Irán 481.31
6. Túnez 1059.09

Grupo C
1. Grecia 2.00
2. Turquía 2.50
3. Rusia 7.50
4. Puerto Rico 14.23
5. China 94.26
6. Costa de Marfil 564.43

Grupo D
1. España 1.26
2. Lituania 5.79
3. Francia 7.38
4. Canadá 55.31
5. Nueva Zelanda 180.03
6. Líbano 498.08


*Cálculos extraídos de las 50 principales casas de apuestas del mundo.

Anônimo disse...

Eu acho ,que depois de ser tao mal-tratatado,por ma gestao,jogadores que num vao e falta de uniao e, um pouco,mas pouqinho soh de amor a camisa e respeito a todos nos,torcedores.Se o Brasil ficar de 6o-8o,ja ta de bom tamanho..Mais que isso eh lucro.
Alias a fiba fez um sistema meio estranho.Vc ja sai da chave direto p um playoff.Acredito que muita gente grande fica pelas 16as(ou 8as?)..
abrs manoel

Anônimo disse...

Andre Alves, O traíra, no comando de uma seleção?Podemos esperar o que?o Insucesso óbvio
Ex-atleta Vasco Basket

Anônimo disse...

Nossa seleção dificilmente será campeã. Mas ela tinha muito potencial para divulgação do esporte aqui no Brasil.

The Ring disse...

Brasil pode não ser campeão. Mas essa seleção tinha muito potencial para divulgar o esporte no país.

Unknown disse...

Galera todas equipes estão desfalcadas tb nesse mundial.
mas o brazil teria chance se estivesse completinho sendo:Leandrinho,thiago spllinter,Nene,varejão,marquinhos,huertas,paulão,alex,guilherme geovanone,marcelinho machado,valtinho e tavernari ou murilo.

ai estaria entre os 4 com certeza o que acham?

Anônimo disse...

sorria sorria sobre ANDRE GERMANO.....ahahahahahahahahaah ahahahaha nao se vende....ahahahahahahahahahaha não coloca so quem é indicado..aahahahahahahahahahhaha coloca ai o pinoquio paa ele.....aahahahahahahahahaaha