segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nem 40 treinos

Escrevi aqui há quase dois meses e insisto: a seleção masculina treinará muito pouco para a Copa América. Com a confirmação, por parte da CBB, de que o Super Four da Argentina será jogado pelo time B que agora se encontra em Portugal, chegamos a uma tragédia grega, ou nunesca, como queiram: até o dia 26 de julho, quando se apresentam em São Paulo, Splitter, Leandrinho, Huertas, Marcelinho, todos enfim, estarão separados por um Brasil de distância. Um correndo em Blumenau, outro praticando Rio de Janeiro e outro sei lá onde. Falta de preparação adequada é isso aí...

Fazendo uma continha básica, temos o seguinte: entre 26 de julho e 26 de agosto (estréia da Copa América), haverá dois torneios de preparação (um no Rio, outro em Porto Rico) e algumas folgas. Se pensarmos em viagens e na ausência de treinos duplos nos dias de jogos, não haverá nem 20 dias úteis e 40 sessões de treino para o grupo que Moncho Monsalve pretende levar a San Juan. Depois não podemos reclamar dos jogadores, hein!

Para se ter uma idéia, a República Dominicana já treina para entrosar seus quatro NBA's. Como diria Betinho, "quem tem fome, tem pressa". Mas a CBB e Moncho não têm pressa. Sendo assim, essa turma que comanda o basquete brasileiro é uma glutona empanzinada com seus próprios fracassos e sem vontade de comer um digníssimo Petit Gateau de sobremesa. Na verdade, essa galera nem couvert merece.

10 comentários:

Anônimo disse...

Vão treinar pouco, e não vão poder usar a falta de tempo para o entrosamento como desculpa, caso a vaca vá pro brejo. Tempo é o que não falta. Falta é planejamento e estabelecimento de prioridades. Um time sem padrão tático precisa de treinamento para se adaptar. Enquanto os outros já estão pondo a mão na massa, aqui, mesmo já estando disponíveis a grande maioria dos jogadores, nós preferimos ganhar o grande e espetacular torneio de Almada, e treinar o único jogador do time B que vai para o A. Brincadeira...

Anônimo disse...

BRUNO

Bala,coerencia não existe na CBB,planejamento não existe na CBB,Depto Técnico-é quem deve ser o responsável por todo o planejamento pelo jeito não existe na CBB,coordenador de seleções também não existe na CBB.
Qual a razão da seleção feminino começar treinar com 3 meses de antecedencia,sem qualquer torneio preparatório para o grupo, em uma Copa América,que nem se compara o nível técnico e de dificuldade para a classificação em comparação ao masculino.Não existe uma linha diretiva na CBB,ou cada um vai para o lado que quer.A Hortencia deve ter iniciado antes para justificar com suas entrevistas e apelo a Iziane o inicio dos treinamento,e o masculino como não temos nenhum Rei ou Astro para dar entrevistas ficou com quem? fazer o planejamento!
Esta é a nova CBB,em que o presidente claramente diz que o Brunoro dirige a parte técnica.
Quantos jogos de basquete o Brunoro e sua equipe assistiu nestes últimos dez anos!
Se houvesse profissionais realmente competentes e capacitados, o masculino sim já estaria treinando e o feminino aguardando um pouco mais,e só tem pelo que li, 14 jogadoras treinando,que destas,pode anotar Bala serão aproveitadas nas doze 30 a 40%.

leo aracaju disse...

Quando nós pedíamos um treinador estrangeiro (e continuo pedindo, pq o material nacional é PESSÍMO - ta dormindo no tempo) queríamos um TREINADOR GABARITADO E QUE GOSTASSE DE TRABALHAR!!!!!!!!!!!!

Pelo jeito esse não é o caso do Moncho...

Ele representa uma evolução para o que tinhamos anteriormente. mas mesmo assim os outros PROGRIDEM muito mais.

Anônimo disse...

Leo,
Vc é de matar,ahahahahah!!!
Moncho evoluçao, hahahaha vc é demais.
Aracaju ahahahah,inacreditavel, divino,soberbo seua comentarios sao demais...
EVOLUÇAO uhuhuhuh muito boa esta.
A culpa é sua entao, é?vc que pediu o moncho, ahaha anao estou aguentando.
Leo, moncho , neto e cia ta ai que criou o momstro.

Anônimo disse...

Acho que o ritmo de administração da CBB é meio anarquista, tendo carlos nunes de presidente passa muito pela musica deixa a vida me levar, como ja dizem na CBB Carlos VIAJANDO Nunes, é o que ele mais gosta, afinal todos aqui no RS conhecem ele não gosta muito do trabalho, gosta de coreografia, risos de hiena e tentar estar sempre bem com todo mundo, decisões jamais, deixa sempre que os outros tomem, haja visto neste caso Iziane, quantas vezes presenciamos alguma participação do novo presidente, pouquissimas.
Como disseram aqui, o volei comandando o basquete é um atestado de incompetencia injustamente com aqueles que trabalaham com basquete, mas cada esporte tem o presidente que merece,fico em duvida se foi troca de 6 por meia duzia ou por 3.

O tempo dirá, só falta ainda termos que sentir saudades do Grego.

Anônimo disse...

Cara,
tá bom o tempo de treinos, mais ou menos que qualquer seleção de fora. Pois todas começam com um grupo muito grande e somente depois de um mês que ficam somente os jogadores do grupo final.

É necessário pensarmos que devemos permitir férias pros jogadores também, precisaremos deles todo ano nesta mesma época.

Agora, é fácil falar que é pouco, sendo que não estas pensando em outras variáveis. A maioria dos jogadores, como o Varejão, acabaram um temporada estenuante, se colocarmos eles diretamente em um ritmo de trabalho forte, com certeza, alguns não iriam aceitar a convocação, e isso seria normal, estamos falando de seres humanos e não máquinas.

Esse tempo é mais do que suficiente para que pessoas competentes, motivadas e com vontade façam o seu trabalho bem.

Esqueçamos esse negócio de desculpas antecipadas, isso é pra fracos como o Barrichelo, nossa realidade é outra, a nossa única restrição em todo esse tempo era mão-de-obra e isso teremos.

Bom trabalho seleção, sorte é pra incompetentes.

Um abraço Fábio

Marcelio Leal

leo aracaju disse...

boneca do marquinhos vá procurar sua turma, hehehehe.

pra vc cláudio mortari é o ápice, hehehehehe.

além de não entender de basquete, sofre sérios problemas com interpretação de texto, hehehehehe.

Anônimo disse...

Cara,
tá bom o tempo de treinos, mais ou menos que qualquer seleção de fora
________

Errado.

A Argentina fechou seu time B para o Pre Olimpico de Las Vegas e treinou durante dois meses sem parar com o grupo que iria viajar.

Nós aqui jogavamos Pan Americano de 2007 e achavamos bonito perder tempo com Panico e outras bobagens nos treinamentos ...

Não ache que tudo que fazemos está certo. Pois não está.


Vamos ao Mundial porque são 4 vagas para 4 equipes.

Mas temos chances enormes de irmos com o quarto lugar.

BYRA disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...por favor alguem acorda la a cbb e o moncho.
e brincadeira esses caras ja deviam estar reunidos treinando juntos.

quesito planejamento: NOTA ZERO

Luiz disse...

Caros, fiquem tranquilos.
O Brasil vai ao mundial da Turquia sim. Mesmo se não ficar entre os quatro da Copa América.
Lembremos que existem 4 "wild cards", ou seja 4 paises irão como convidados da FIba.
Em 2006 foram Servia, Italia, Turquia e Porto Rico.
Acredito que uma dessas 4 vagas sera dada para um pais das Américas.
Como o Brasil é um dos paises que disputou todos os mundiais(o outro é os EUA), acredito que isto deva pesar.
Mas que seria(mais)um vexame, seria.
Abraços