segunda-feira, 27 de julho de 2009

A primeira enterrada da NCAA

Ontem li uma sensacional história no site da ESPN. Na verdade, ela fora descoberta por Reed Albergotti, do Wall Street Journal, e conta um pouco sobre a primeira enterrada do basquete feminino na NCAA. A autora do feito, Georgeann Wells, jogava por West Virginia e no dia 21 de dezembro de 1984 deixou os cerca de 100 torcedores do ginásio da Virginia boquiabertos: o relógio marcava 11 minutos e 18 segundos quando aquela gigante de 2,02m recebeu um passe e... enterrou na cesta de Charleston!

A histeria foi tanta que as suas companheiras foram abraçá-la, deixando a quadra livre para a rival Sherry Winn anotar, em uma bandeja, os dois pontos mais fáceis de sua carreira. Ué, mas por que diabos essa história voltou agora ao noticiário? É simples: acreditava-se que não havia imagem alguma que tivesse registrado o feito. Mas na verdade existia uma: o treinador Charleston (de Bud Francis) tinha uma fita, mas se negava a entregar, como que por vergonha! Vinte e cinco anos depois e dez após a morte do técnico, o mundo, através da busca de Reed, agora pode ver a enterrada de Wells e realmente acreditar que ela de fato fez aquilo que alguns anos depois Candace Parker tornaria usual (ela fez sete vezes no circuito universitário!). Quem quiser ver as imagens, é só clicar aqui e aqui. Vale a pena!

Wells, aliás, se empolgou tanto que oito dias depois enterrou novamente: contra Xavier, desta vez sem imagem alguma mesmo.

3 comentários:

Bert disse...

Muito Bom!

Abs.

Anônimo disse...

Bala, muito bom mesmo!!!! reparou como o ginásio era muito bom por ser NCAA e feminino??? Há 25 anos....

Paulista

fábio balassiano disse...

é verdade, paulista...
alto nível!
a reportagem é o máximo.

abs, fábio