terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Muita sorte no sorteio

Logo mais, às 7hs (horário de Brasília), os grupos do Mundial masculino da Turquia serão definidos. Ontem os cabeças de chave e os emparelhamentos foram conhecidos. Vamos lá:

Linha 1 (cabeças-de-chave) - EUA, Argentina, Espanha e Grécia
Linha 2 - Sérvia, Eslovênia, França e Turquia
Linha 3 - Brasil, Porto Rico, Canadá e Austrália
Linha 4 - Croácia, Rússia, Lituânia e Alemanha
Linha 5 - Nova Zelândia, China, Irã e Angola
Linha 6 - Jordânia, Líbano, Tunísia e Costa do Marfim

O sorteio pode ser acompanhado através do site da competição, e acho que vale uma torcida especial pela seleção brasileira que ainda procura técnico. Como se vê, um grupo da morte pode muito bem acontecer com qualquer time.

Não estarei disponível no momento em que os grupos serão conhecidos (compromissos profissionais), mas deixarei a caixinha aberta para os comentários de vocês. Logo mais eu volto com a análise das chaves.

11 comentários:

Glauber da Rocha disse...

Caramba enfrentaremos o EUA logo de cara.
Caimos no grupo B

Unknown disse...

Acho que o Brasil deu sorte. Poderia ter sido muito pior.

João Pedro TONHÃO #23 disse...

Pra mim o grupo dah morte eh o dah Espanha.. Brasil caiu em um grupo relativamente fraco, dah pra classifica ateh em 3º..! EUA de cara pro Brasil acho q eh bom..!'

Cleverson disse...

Olha, o Glauber por aqui rs. Que países além dos yankes, o Brasil enfrentará, pessoal? Abraço :)

Gian disse...

Brasil, EUA, Croácia e Eslovênia são os que importam. O resto é Irã e Tunísia -- neste ponto, acho que demos sorte, já que imagino que sejam os times mais fáceis dos tiers 4 (poderia vir Nova Zelândia, China e Angola aqui) e 5 (o Líbano, dãr).

Dá para brigar de igual para igual com os times dos Bálcãs. Precisa ver quem vai levar quem: num mundo ideal, com todos os times completos, são jogos com um baita potencial. Podem ser jogaços daqueles definidos no fim.

Acho que o grupo é bom, no sentido de que já evitamos qualquer perigo de cruzar com o Team USA na primeira fase dos mata-matas.

Por oooooutro lado, o que ninguém mencionou ainda, e é dramático, é o possível confronto dos mata-matas. Se passarmos na quarta colocação, já podemos preparar um álbum pra ouvir: "Adiós, Amigos!", do Ramones, já que cruzamos com o primeiro da chave D... A Espanha. Se passar em segundo/terceiro, vêm Lituânia ou França - creio que nesta ordem mesmo. O quarto deve ser o Canadá, a não ser que pinte um Steve Nash de surpresa.

Abraços.

PS: vamos ignorar Hamed Haddadi, ok?

Gian disse...

Ops, galera, esqueçam metade do recado: o grupo B, do Brasil, cruza com A nas oitavas. Grupo A, curiosamente de Argentina, Alemanha, Austrália e a intrusa do S, Sérvia. Então o quarto lugar do grupo fica bem mais palatável, não? Acho que não podemos temer tanto os hermanos, mesmo completos, quanto a Espanha. Seria uma ótima oportunidade de bater de frente com eles, caso não consigamos superar croatas e eslovenos na primeira fase.

Pensando de um modo bem pragmático -- e talvez não possamos nos dar a esse luxo, não quando temos nossa boa e velha diretoria de CBB --, o melhor posicionamento seria o terceiro lugar na chave 3, que evitaria EUA e Espanha até mesmo nas quartas.

Viajando longe: B2 bate com A3, que pode ser qualquer um entre Argentina, Alemanha, Austrália e Sérvia. Aí nas quartas viriam eventualmente os espanhóis.

O B3 pegaria da mesma forma qualquer um dos quatro As citados acima (acho bem difícil prever o desenrolar dessa chave). Isto é, em termos de oitavas dá na mesma. Aí, se passasse, cairia teoricamente com a Grécia. Naturalmente se trata de um time muito forte, cheio de craques, mas que perdeu estabilidade após a saída do genial técnico Panagiotis Giannakis.

Hehe, resumindo o luxo pragmático: seria melhor ficar em terceiro no grupo do que segundo.

O duro é fazer cálculos. Mas, se aspiramos a uma medalha de bronze pelo menos, B3 é a ordem da vez.

Pois convenhamos: não dá para imaginar uma vitória contra EUA e Espanha, que também está em outro nível, como mostram há três anos.

Abraços, e agora sim.

Gian disse...

Galera, mais uma ponderação: nem mesmo o quarto lugar é absurdo. Se não temos medo da Argentina -- e, repito, não acho que sejam favas contadas como A1 --, esse é mais um caminho para escapar de EUA ou ESP nas quartas. O vencedor de B4 x A1 pega quem sair de C2 x D3 (algo como Grécia/Turquia x França x Lituânia).

E aqui o link dos cruzamentos:

http://turkey2010.fiba.com/pages/eng/fe/10/fwc/men/v2/p/system-competition.html

Gian disse...

Mais uma retificação. A FIBA mudou o arquivo das chaves, divulgado no link acima. Acaba que o B3 cruza com Espanha nas quartas. O resumo do resumo da vez é: ao Brasil, pelo bronze, interessa ficar ou em segundo ou quarto na chave. Ser terceiro não interessa se o objetivo é medalha.

Cheio de spam, desinformação, eu seu, eu sei. Mal aí galera e Bala, é isso que dá cobrir futebol por tanto tempo. Mas essa última foi corrigida na própria chave da Fiba mesmo.

E

Anônimo disse...

Sorteio foi bom.

Mas o cruzamento será mto dificil com o grupo A.

Unknown disse...

O negócio é se classificar, independente da posição. Essa fase inicial é sempre caracterizada por muitos tropeços, com times ainda buscando entrosamento. É só lembrar da Espanha no último Eurobasket, quando estreou frente à Sérvia e perdeu. Mesma Sérvia que foi atropelada pela Espanha alguns dias depois na final. Acho que uma segunda posição no grupo não é tão difícil assim, mas volto a frisar, o importante é passar de fase. Tirante EUA, Espanha e Grécia (que pelo jogo coletivo engole o jeito brasileiro de jogar), acho que podemos incomodar qualquer seleção. Ah, e desde que joguem com os pivôs, né. Pq Splitter, Nenê e Varejão impõem respeito.

Anônimo disse...

Hihiihiih do jeito que nos preparamos seremos 4 e dai por diante iaiaiaiai, sem querer ser pessimista, nem coach temos? a equipe e muito boa mas até agora foi muito mal treinada...