quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Adivinha quem já faz sucesso em Madrid?

Comenta-se que Florentino Perez (os dois na foto abaixo, à direita), novo e milionário presidente do Real Madrid, chegou para seu recém-empossado técnico de basquete e perguntou: "Quem você quer? Pode escolher três ou quatro craques que eu trago". Ettore Messina teria sorrido, apontado para os painéis dos times campeões do Real e dito: "Naqueles elencos ali não havia um craque único, e eles venceram. Pode deixar que sei me virar".

Parece que ninguém tinha dúvida que o italiano fabuloso teria sucesso no Real, mas seu começo assusta. Onze vitórias seguidas na Liga ACB, cinco em seis partidas na Euroliga (hoje o time enfrenta o Prokom para se classificar para a próxima fase) e um elenco que entendeu completa e rapidamente como é a filosofia de Messina.

Na Espanha, onze atuam por mais de 11 minutos, o time possui o melhor ataque (80,2) e a defesa menos vazada (68,1), é o que mais passa (17,6) e o que menos erra (12,6). Ah, e qual jogador do Madrid aparece entre os dez primeiros em pontos, rebotes, assistências ou roubadas? Nenhum, prova de que o forte do time é o conjunto. Na Euroliga, quando os duelos são mais apertados, e os rivais mais complicados, o brilho é idêntico. Segundo melhor ataque (85), segundo que mais passa (18) e aquele que menos erra (11).

Além disso, ao contrário da temporada passada, quando os merengues concentravam o jogo em Felipe Reyes e Louis Bullock (21 dos 60 arremessos eram da dupla), hoje tudo é dividido. Ninguém chuta mais do que nove bolas (o "fominha" é o novato Novica Velickovic, com 8,2 tiros, 14,4 pontos e 6,3 rebotes de média), e oito conseguem atirar mais de cinco por jogo. Reyes ainda se recupera de lesão, mas os números de Bullock caíram: de 10,1 chutes para 5,7.

Se Ettore Messina vai conquistar os três títulos (Copa do Rei, ACB e Euroliga), como já começa a especular a animada imprensa espanhola, só o tempo dirá, mas mais uma vez estamos diante de um excepcional trabalho de um brilhante e sempre atualizado treinador.

13 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
fábio balassiano disse...

anônimo educadíssimo, deixa eu lhe explicar uma coisinha: o blog é meu, e eu falo do que quiser por aqui. se vc não gosta do conteúdo, exerça o seu direito não clicando no bala na cesta diariamente.

mas tenho uma sugestão: se vc quiser comentar do dia a dia do seu amado e querido botafogo, fique à vontade. crie um blog, e faça isso.

aqui, infelizmente pra vc, o conteúdo é determinado por mim.
isso não se chama ditadura, mas sim aquilo que já dizia na norma do "gatekeeping".

vixe, te compliquei, né...
vai lá no google que ele te ajuda.
depois do google, passe na socila.
o google te ajuda com conteúdo. a socila, com educação.

este blog ama os comentários de pessoas com fundamento, educação e senso crítico. nada de paixões bobocas e clubísticas por aqui.

abs e passe bem,
fábio balassiano.
p.s. que raiva é essa às 07:34 da manhã? eu, hein...

Duda 11 disse...

O Bala, fica bravo não cara! Nem dá moral para esses malas!!rs
Vamos falar do nosso basquete. Tem tanta coisa massa rolando por aí! E uma delas é a Euroliga. E quem será que pode faturar esse título, além do Real?
Abs

Giuliano disse...

De fato, o trabalho do Messina em Madrid é excepcional. Vez por outra vejo os jogos do Real, e que beleza de time, basquete moderno, tático, lindo de se ver.
Aliás, Bala, Parabéns pelo olhar constante no que rola na ACB. Sugiro que este olhar aumente, já que Vossa Senhoria é com certeza um dos mais habilitados comentaristas do assunto.
Que comece a campanha: MAIS ACB NO BALA NA CESTA JÁ!
Abração, brother!

fábio balassiano disse...

fala, duda11.
eu aponto no barça, cska, o olympiakos, o panathinaikos, além do próprio real. gosto do time do maccabi electra, de israel.
e vc?

abs, fábio

fábio balassiano disse...

olá, giuliano, beleza?
concordo contigo: devo olhar mais para a ACB. isso é verdade mesmo.
façam a campanha, que eu faço os posts (risos). vou cobrar a sua presença na caixinha, hein...

sobre o trabalho do messina, é realmente fabuloso. estou correndo atrás dele para uma entrevista, vamos ver se consigo.

abraços,
fábio balassiano.

PauloRJ disse...

Bala, eu não acompanho muito a Euroliga (aliás, só acompanho mesmo a NBA). Mas acho muito interessante os posts e o de hoje comprova como o técnico pode fazer diferença num time....

Unknown disse...

Tiro certo campeão!!!!

Adoro Basquete mas só volto acompanhá-lo quando meu time montar um bom time para NBB.

Unknown disse...

Messina é o cara mesmo, mas eu aposto minhas fichas no Barça

fábio balassiano disse...

é verdade, linelson.
mas aí nao é capacidade do técnico, né, mas sim qualidade do elenco.
nem messina faz milagre.
de todo modo, acho que teremos super-clássico na final da ACB...

abs, fábio balassiano

Roberto Piantino disse...

Excelente!

E é curioso ver que tanto o Ettore Messina quanto o Sergio Scariolo, treinador da seleção espanhola, são dois dos principais treinadores da Europa, enquanto a seleção italiana vive uma fase de penúria. Não consegue nada de relevante desde a final olímpica de Atenas, quando foi presa fácil pra Argentina.

Pedro Trindade disse...

fala Bala !! tudo bom ? tem algum tempo que não comento aqui né... mas to sempre lendo os posts !!

por sinal, achei esse tão bom que praticamente "reproduzi" ele la no meu blog (SalvadorBasket)!!

depois se vc quizer dar uma olhada !! grande abraço

Pedro Trindade

fábio balassiano disse...

fala, pedro, blz?
fica a vontade pra colocar meus posts lá no blog.
abs e sucesso.
fábio balassiano