terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Da Prancheta

38,4 e 45,2 - Foram estas as médias de diferença de pontos que as seleções paulistas femininas obtiveram nas conquistas dos Brasileiros de seleções Sub-17 e Sub-15, respectivamente, disputados nas duas últimas semanas.

Se quiser melhorar o nível do basquete nacional como um todo, é bom a CBB atentar para este fato, reflexo fiel da centralização da modalidade em apenas um estado. Os paulistas, que trabalham sério e bem há muito tempo, não têm culpa, mas as demais federações precisam de estímulo para começar a se desenvolver também. Na boa, não faz o menor sentido que em um país com dimensões continentais se jogue basquete sério em apenas uma localidade.

14 comentários:

Adriano Geraldes disse...

E o pior de tudo é ter a certeza que já mesmo quem está em SP tem conhecimento que a coisa não esta tão bem assim...vale apenas lembrar que as seleções Paulistas normalmente treinam 3 no máximo 4 dias antes de viajar para as competições; ou seja é de se ficar no minimo preocupado.

Anônimo disse...

Eu quero ver a seleção paulista jogar sem as jogadoras de outros Estados...

Anônimo disse...

E isso é assim desde sempre. Não apenas pelo fato de São Paulo formar melhor os jogadores, mas também pelo fato de, por causa disso, os melhores jogadores de outros estados se mudarem para São Paulo. Isso precisa ser mudado.

Anônimo disse...

Srs:

Um bom comeco eh levar a selecao paulista "considerada", vou repetir "considerada" B ou C. Porque, os jogos serao pouco mais realista e antes disso os mwlhores jogadores estariam aqui atuando pelos clubes que PAGAM a esses meninos e meninas.

A FPB so ira perceber a porcaria que esta fazendo quando os clubes deixarem de atuar em seus campeonatos. Sem os clubes o que sera da (s) federacao (oes) ou ate mesmo da cbb? Quando os clubes percebem a forca que tem , a coisa mudara.
Por enquanto vai ser arroz e feijao todo ano. Alguem ja viu a FPB mudar alguma coisa nos campeonatos de base em sp?

Todo ano eh esse papai e mamae.
Isso nao eh falta de datas, eh simplesmente incompetencia mesmo.
Eles nao sao maldosos. sao incompetentes

Jalber Rodrigues disse...

Fabio, hoje o basquete se concentra em São Paulo... perái pelo menos na mídia e pra cbb... são muitos os herois que formam jogadores de ponta e estão escondidos! Todos os leitores do bala sabem que o fab melo e a nayara que foi cortada por "contusão" começaram em Juíz de Fora num projeto chamado Basquete do Futuro que existe a mais de 15 anos? E que se mantem na maior dificuldade? alguem mais ouvir falar dos meninos de Ponta Porã, da reportagem do Oscar, que jogavam na terra e ganhou 7 de nove partidas disputadas em São Paulo com times de la?
Nos no interior temos bons jogadore, que poderiam ser os melhores, se tivessemos estrutura. Aqui mesmo perdi uma atleta de 1,97 de altura por um problema no joelho que poderia ser sanado em um grande centro.
bom se for falar tudo gasto a caixinha toda, mas fiz uma discussão no blog do Professor Paulo Murilo sobre esse assunto,clique aqui e confira a conversa. No mais e aproveitar veiculos importantes como o seu Fábio pra tentar mudar essa realidade.
Abç!

Anônimo disse...

Quem tem que mudar a realidade são os outro estados que não fazem nada.Os clubes de sp. tem mais que trazer as jogadoras que despontam porque aqui pelo menos elas tem como evoluir jogando.Enquanto eles não levarem a sério nada sera mudado.Fazem 20 anos que a coisa funciona assim e o Brasil foi campeão do mundo,medalha de bronze e prata na Olimpiada.Vamos outros estados,vamos trabalhar.

ABEL disse...

Temos que considerar vários fatores para analisarmos esse domínio de São Paulo, o primeiro é a velha máxima de que da QUANTIDADE TIRAREMOS A QUALIDADE, ou seja, existem milhões de times em SP enquanto existem poucos times em outros estados.A partir dessa grande quantidade fica fácil se achar qualidade e formar uma boa seleção estadual.
Com o grande número de times teremos também um grande número de jogos(a maioria equilibrados) gerando uma maior rodagem aos jogadores da base paulista.

Agora, o maior fator para esse domínio está na PANELA que é feita nas seleções de base da CBB aonde, poderíamos tranquilamente utilizar o uniforme da Federação Paulista que daria no mesmo. Todos sabem que ou o menino(a) vai para SP ou não aparecerá nunca em uma seleção de base Chega d panela e de bairrismo no nosso basquete.

Anônimo disse...

Como bem já disse o Fábio, o erro não está nem poderia estar em São Paulo por trabalhar bem. E na minha opinião nem nos outros estados que tentam, às vezes heroicamente, construir algo no basquete. Esse problema é estrutural e tem que ser pensado como prioridade pelos dirigentes da CBB e pelo poder público, se se quer chegar algum dia a ter o basquete massificado. Planejamento é a palavra!!

Anônimo disse...

Em minas tem uma base boa.....mas o fato que faz acontecer com que sao paulo tem grandes jogadores, é porque todos jogadores bons de qualqer estado vao para lá....

Anônimo disse...

Concordo o segundo anonimo....quero ver a seleçao paulista jogar só com jogador que nasceu em sao paulo.....ia ser diferente pois quase todos boms jogadores de basquete do pais sao chamados para jogar em franca,limeira, e outros.

Toledo disse...

Ao invés de reclamarem que o "poderio econômico" de São Paulo não faz mais que arregimentar as revelações dos outros estados, porque esses bairristas inconformados não exercem algum tipo de pressão para a consolidação das categorias de base e aumento da estrutura oferecida em seus próprios estados? Parabéns aos cariocas e aos brasilienses pelas equipes do Flamengo e do Universo, pois estão até superando as equipes paulistas, e com muito mérito, mas o que vai ficar para a formação da infraestrutura e das categorias de base? A alguns anos, o Vasco contratou praticamente todo o time de Franca para o megalômano projeto olímpico do Eurico Miranda. Depois foi parando de pagar, não conseguiu segurar ninguém, não criou uma estrutura de base, e o que temos aí? Cadê o Vasco? O Universo, antes de ser Universo já foi Uberlândia e COC-Rivbeirão Preto. Será que esse pessoal está preocupado também em criar uma infraestrutura em Brasília que dê seguimento ao trabalho desse magnífico time atual? E o Flamengo, vai continuar sem pagar seus atletas e perdendo nomes como o Baby sem ter como promover vatletas de base para suprir essa ausência? Enquanto isso Franca já completou 50 anos e continua promovendo juvenis e criando destaques, posição essa que é seguida por quase todas as equipes paulistas, aproveitando seus fortes campeonatos em todas as categorias, sem falar no feminino. Abraços e bom 2010 ao nosso basquete.

Anônimo disse...

Se os outros estados não fazem nada, como vocês de SP explicam essas meninas e meninos que estão jogando aí de outros estados? Do feminino no Finasa com Ana Jéssica (PR) Gabriela (MG) Jennifer (RS), em Jundiaí com a Cristiane (MG) Isadora (RS) Joseane (RJ)... Isso só pra citar algumas mais conhecidas. Todas jogadoras que eram destaque nos seus estados e já foram com uma boa base aí pra SP... No masculino se eu fosse citar os atletas de fora de SP acho que não iria ter espaço aqui... acho muito prepotência acharem que só em SP se sabe dar treino... alguns jogadores chegam em SP praticamente prontos e depois eles pegam uma Sel. Paulista e ainda se diz que foram formados em SP!!! Nos outros estados não se trabalha hehehe... Se fosse assim alguns técnicos não receberiam tantos telefonemas no final do ano de técnicos paulistas desesperados atrás de seus jogadores... é por causa de comentários e pensamentos de ignorantes como esses que o nosso basquete está aonde está hoje... Acho muito válido o investimento de alguns clubes sérios de SP e até incentivo atletas meus à seguirem pra SP só que esse tipo de comentário de que não se trabalha fora de SP têm que acabar, isso é ignorância pura...

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANÔNIMO QUE ME ANTECEDE NESTE COMENTÁRIO. EXCELENTES TRABALHOS SÃO FEITOS EM OUTROS ESTADOS, PARA QUE DEPOIS ALGUNS TÉCNICOS DE SP LEVEM ESTES ATLETAS E SE CONSAGREM ATRAVÉS DO TRABALHO ALHEIO. O BASSUL PRETENDE CRIAR UM TIME COM JOGADORAS FORMADAS EM OUTROS ESTADOS. ACONTECE, QUE OS PROJETOS INICIADOS NOS OUTROS ESTADOS DESAPARECEM PORQUE QUEM INVESTE FICA DESESTIMULADO COM TAL PRÁTICA.

Jalber Rodrigues disse...

Seria legal que os anônimos se identificassem!! Todos sabem que os grandes clubes investem pouco na base e hoje os projetos sociais e as "escolinhas" formam ou dão a oportunidade a muitos atletas descobrirem o basquete. Vou mais além o papel do primeiro ténico ou do professor é ensinar os caminhos às jovens promessas, o talento é do atleta e as conquistas fazem parte do esforço dele, e enquanto ficarmos discutindo quem é melhor ou pior, o basquete e quem vai continuar sofrendo. Sabemos que SP é o berço do basquete no Brasil, mas hoje esse mesmo berço "adota" muitos atletas de fora, da mesma forma que os atletas saem cada vez mais cedo do Brasil.
O fato é que o basquete precisa se unir pra crescer e mostrar sua verdadeira força que hoje esta escondida atrás da desorganização da vaidade e do egoísmo.
Penso que os verdadeiros amantes do basquete devem trabalhar em prol do seu crescimento!!
Criticas só pra o crescimento.
Como um bom time precisamos de união e trabalho de equipe.