quinta-feira, 2 de julho de 2009

Uma noite sem sono no site da CBB

Como é legal navegar no site da CBB em uma noite de insônia. Lá descubro que a entidade está muito preocupada com o desenvolvimento técnico das novas gerações. No link "Exercícios" (na terceira coluna do menu inferior da tela inicial), podemos verificar que só há três práticas para tal: 'África 4', 'Dois tiros' e 'Trio Boylan'. Está pensando em ir lá ver, né? Antes ouça a dica do Bala: não perca seu tempo. Eu brincava com o que a Confederação supõe ser de grande valia quando tinha 11 anos no colégio. O que eu aprendi nestas aulas de educação física? A dizer que meu professor era um pulha desatualizado e defasado!

É ridículo que a CBB pense que é assim que os técnicos do Brasil inteiro podem se atualizar. Olhando para um site, e um único site, o Coach's Clipboard, vemos, na primeira página, dez exercícios para se sair de uma defesa por pressão, outros 15 para arremessar com equilíbrio, 23 para evitar com que um time erre menos fundamentos e 19 para fazer com que a bola chegue ao pivô em boas condições.

Treinador da seleção masculina adulta, Moncho Monsalve faz parte do corpo técnico da Federação Espanhola e poderia colaborar com a CBB nessa questão. Creio que uma das razões para se contratar um técnico estrangeiro seja a falta de bagagem tática que os "nossos" possuem. Trazer um gringo, no entanto, não resolve em nada os problemas brasileiros. Ensinar aos comandantes daqui a se desenvolver, sim. A começar pelo site da principal interessada nisso.

8 comentários:

Adriano disse...

excelente post, Bala. e muitíssimo obrigado pela dica de site, não conhecia, vai ser de extrema valia! tomara que também seja para a CBB e para a LNB. Não, não é responsabilidade da liga, mas se essa vai organizar uma clínica de treinadores nesta semana, poderia também disponibilizar material desse tipo também em seu site

Marcelo disse...

meu deus, que saudade da 6ª série!
=D

por isso o nosso querido esporte tá desse jeito, ninguem aprendeu direito o Africa Four
=D

Lamentável

Suzana Gutierrez disse...

Oi Fábio

Eu uso muito o Coach's como referência em termos de exercícios e, também, recomendo os artigos deles sobre tópicos diversos do jogo.

Um livro interessante é o do Morgan Wotten, especialmente para técnicos iniciantes.

abraço!

fábio balassiano disse...

valeu, adriano.
seguem mais dois pra vc então:
- bbhighway.com;
- e guidetocoachingbasketball.com

abs, fábio balassiano

Glauco Nascimento disse...

Bala, excelente post rapz. Eu já havia visto isso no site da CBB. O site parece que não tem atualização, só atualizam os notícias e olhe lá! Obrigado tambem pelos sites.

Bernardo Serrado disse...

Piada, esses caras brincam, por isso que o basquete não sabe mais o caminho dos jogos olímpicos.
blog ta maneiro, abs.

Henrique Lima disse...

Quem quiser mais um site bom:

http://www.cybersportsusa.com/hooptactics/HoopTactics.asp

Henrique Lima disse...

E em hora, excelente post Bala.


Porém, o site da CBB é horrivel .. mas veja da FMB, FPB e outros ..

veja como sao "BONS".