sábado, 11 de julho de 2009

Por um lugar ao sol

Como já foi dito na caixinha de comentários, Marquinhos está treinando com o San Antonio Spurs para a Summer League que começa amanhã (contra o New Orleans, seu antigo clube, aliás).

Longe de obter um contrato garantido com qualquer franquia na NBA, o ala vive uma situação complicada: ignorado pela seleção brasileira após a declaração alucinada pós-Las Vegas, ele sabe que jogar no Brasil não acrescentará nada a sua carreira. Por outro lado, nenhum clube de ponta na Classe A do basquete aceita o jogo que Marquinhos joga (de chutes, só chutes, e de individualismo exacerbado).

E assim chegamos a uma conclusão simples: ou Marquinhos muda a sua visão de basquete (e de vida), ou será sempre um atleta que terá "sucesso" no Brasil, mas só no Brasil. Se os técnicos daqui não percebem que o jogo mudou e que esta informação precisa ser transmitida a ele, que o rapaz de 25 anos abra os olhos e mude por si só. O tempo de aprender está passando.

19 comentários:

Anônimo disse...

é isso ai.....MARQUINHOS, um jogador para o Brasil....e mesmo assim, para times que o aceitem......como o Pinheiros o fez.

Jamais será um jogador internacinal....nem campeão local.


Cada um arca com seus atos....

Anônimo disse...

Bala,

Infelizmente o céu deste jogador é nublado......e dificilemnte verá o sol nascer de novo.
Pelo que sei, teve muitas chances, mas pela máscara e arrogância jogou tudo fora.

Hoje deve contetar-se em siputar semifinal do campeonato Paulista e brigar por classificação em payoff nacional.....qdo muito um camp de verão (como está fazendo esta semana).

Que sirva de exemplo para promessas do basquete nacional. Marquinhos tem talento, mas não cabeça/atitude de vencedor.

Anônimo disse...

Bala,
Parabens por este post, estava demorando este tipo de debate sobre o Marquinhos.
1) Voce colocou muito bem, ignorado na Sel bras, por uma declaraçao que nunca deveria ter dado, pois na epoca a imprensa brasileira queria derrubar o Lula e ele foi o estopim.(mesmo falando a verdade)Entrou de gaiato. tinha quantos anos 22,21,20?Alguem podera dizer que deve pagar pelo seus atos,ta ai, esta pagando e caro por um corporativismo tecnico, politico.Quem nao errou que jogue a primeira pedra.
2) Quanto a nenhum outro clube aceitar, nao é verdade, vc precisaria corrigir o que escreveu.O Pinheiros o recebeu e o testou durante 2 anos e o referenda a qualquer um.Ah, vao dizer que o clube Pinheiros nao é modelo no Basquete, que nao é de ponta,porem ninguem podera dizer que este clube é o maior clube Poliesportivo da America Latina.Que possui atletas olimpicos e que um atleta como "pintam" o Marquinhos jamais jogaria la.Nestes 2 anos nao escutamos nada que desabone o ala,inclusive ao contrario, somente elogios, pois o Marquinhos faz ate apresentaçao para as categorias de base.
3) Na parte tecnica nao entrarei neste debate, pois cada um acha o que ve.Porem ,quem convivi com o ala de 2,07 sabe o que este jogador é capaz de fazer.Joga em qualquer posiçao,leva bola,infiltra.tem chute e joga ate de 4.Nao preciso aqui escrever, somente entrar no site nbb e verificar.
O defendo, e defenderei pois sei muito bem como foi estas 2 temporadas no Pinheiros, e vejo uma perseguiçao por parte da maioria que nao conhece a historia ou preferem alimentar e aumentar por motivos pessoais.
4) Referente a mudar sua visao de vida,ele nao precisa dar satisfaçao a ninguem, somente sua esposa e filhos,o que posso dizer é que com certeza nao é mais aquele menino de 20,21,22 anos.O cara é um pai de familia e que esolheu o basquete como profissao para no futuro seus filhos tenham orgulho dele.
5)Por que nao pegam informaçoes dele com o Mortari?Tecnico de prestigio,com uma vida dedicada ao basquete e que possui em seu curriculo a possibilidade de dirigir os maiores jogadores do Brasile tambem os mais complicados.
6) Por que nao ligam para o Pinheiros, e perguntem sobre o Marquinhos ?

fábio balassiano disse...

qdo disse que ele nao joga em clube algum, disse clubes de classe a do mundo. estava sub-entendendido, mas como é difícil captar palavras não ditas (admito, o erro de tal suposição intelectual é meu), coloquei no texto.
sobre o resto, fico de fora.
gosto do marquinhos, sempre foi muito correto comigo, mas não é só isso.
fábio balassiano

Anônimo disse...

bala,
Me desculpe,sou muito fraco em analises subjetivas.
Como o assunto é o Marquinhos,e raramente podemos ter um espaço como este de qualidade para opinar,o que vc quis dizer com "nao é so isso" no final do seu comentario.Voce quer dizer sobre parte tecnica?parte de relacionamentos?ficu muito no ar.

Nash disse...

Marquinhos = versão piorada do Marcelinho.

Como nenhum treinador nacional - o do Pinheiros foi mais um - é capaz de passar uma carga tática para ele continuará sendo isso ai que ele é.

O que me chama mais atenção é que nem mesmo os jogadores possuem a consciência de que precisam evoluir. Para eles basta fazer aqueles 20 pontos que ta tudo certo.

Rodrigo disse...

Acho o Marquinhos melhor que o Marcelinho, pelo menos pra função de SF na seleção brasileira. Mas não dá pra convocar esse cara depois de abandonar o time em pleno pré-olímpico.

fábio balassiano disse...

é pra ficar no ar mesmo, anônimo.
assim como a sua identidade está no ar, o meu comentário ficará também...
não entendo o porquê de não se identificar nisso!

abs, fábio

Anônimo disse...

Se Byron Scott, que é um treinador do primeiro escalão da NBA, desistiu de Marquinhos, algo tem.
Assim como Byron desistiu de JR Smith, algo tinha ... um treinador alucinado com jovens talentos e com desenvolvimento ideal para vários destes.


Nada contra o "anônimo" que postou ali em cima, mas Marquinhos aqui em solo nacional, todos nós sabemos TEM QUE SOBRAR. É OBRIGAÇÃO DELE FAZER ISSO.


Se o Pinheiros é ou não é o maior clube da América Latina, tanto faz.

Mas e no basquetebol o Pinheiros não tem a importância NENHUMA perto do Real Madrid, do Barcelona, do CSKA, do Olympiakos,etc times que esperávamos ver o Marquinhos se o mesmo saísse da NBA.

Jogar em solo brasileiro, com o talento que você diz que ele tem, é a PIOR das derrotas para um cara de 25 anos e com este gabarito.

Mas entendo, o que é do Pinheiros tem que valorizar mesmo, porque, se não o fizer, quem mais vai fazer né?

Porém, repito, se Marquinhos fosse deste primeiro escalão do basquetebol internacional, o ultimo lugar que ele estaria ( e está) é o Pinheiros.

Estaria na Europa, jogando a Euroliga (x1000000 melhor do que a NBB, Paulistas e afins) e já teria sido convocado em outras oportunidades mesmo com tais declarações.

A resposta é dada dentro de quadra, porém longe das quadras nacionais e sim nas quadras internacionais. Europeias e norte-americanas.

Porém tem gente que acha aqui atuar no Brasil é selo de qualidade para o jogo internacional.

Na nossa bagunça interna e com o nosso jogo tecnicamente deprimente.

Uma pena.

E Marquinhos, o melhor pra ele
seria começar do zero na Europa.
Ao menos estaria onde todos que querem algo no basquetebol internacional tem que estar.

25 anos ele nao é mais nenhum menino.

Eu disse...

ai anonimo, coloca o teu nome por que o Mala nao gosta de anonimo, entao ele so responde pra que se identifica como por exemplo nash, ez, belig, totonho, tio zeca, etc, nomes verdadeiros , anonimo no vale....lol

Anônimo disse...

Bala,
Nao querer me identificar é um direito democratico que inclusive esta disponivel em seu site.
Nao estou ofendendo ninguem e procuro colocar as observaçoes no nivel de seu Blog, apesar do desnecessario destempero da ultima colocaçao sua.Tanto faz sua opiniao,somente quis aprofundar a conversa.
Sobre o anonimo das14:32,concordo com tudo que escreveu, pois entrou na parte tecnica e nao na vida pessoal do Marquinhos.O Pinheiros somente entrou na minha postagem para dar credibilidade moral, nao tecnica, apesar do time que esta montado para 2009-2010 me parece estar mais encorpado.Quanto ao nivel internacional do Pinheiros, tome cuidado com que diz,pois nao se esqueça que o Pinheiros acabou de repatriar no Volley Giba,Gustavo,Rodrigo,Marcelimho,Leo e Roca, no maior projeto esportivo e na maior transaçao financeira fora o Futebol, com contrato de 3 anos.Pouco??? e Cesar Cielo? e dayne,lais,tiago camilo,leandro guilheiro,Jadel gregorio,Jose teles,poliana okimoto,Andre Brasil(paraolimpico),Gabriela silva,Flavia delaroli,equipe de handebol,voley fem, e muitos outros que estou esquecendo.
Se pinheiros fosse um pais seria 0 11 no Pan de2007 no quadro de medalhas.(5 medalhas de ouro,9 d prata e 9 de bronze).
Na Olimpiada de pequim forma 3 medalahas, 1 de ouro e 2 de prata, e o clube que mais enviou atletas para as sel bras em olimpiadas.
No passado o Pinheiros teve Manoel dos santos(Bronze nataçao 1960)Joao carlos de oliveira(Joao do pulo, bronze salto triplo 1976),Douglas Vieira(prata judo em 1984) e Gustavo Borges prata em 1992 e 1996 prata e bronze).
Pesquisei no site do pinheiros.
Nao se esqueça que a SKY tambem entrou no Basquete no pinheiros, portanto vamos ficar de olho...

fábio balassiano disse...

verdade, anônimo. é um direito democrático. sem problema algum.
mas eu achei q nao tem o q falar mais.

ao anônimo das 15:56, eu digo que "porque" é junto. e, por favor, arruma esse teclado. as acentuações não estão funcionando

abs, fábio.

nash disse...

"eu digo que "porque" é junto. e, por favor, ..."

como escreve bem....lol

Anônimo disse...

Correta a analize sobre o jogador Marquinhos. Se não se tocar que tem q mudar fica pelo caminho. Enoeme talento e falta de cabeça e postura maio r ainda.

Anônimo disse...

Comentario mais tosco...
Enorme talento,falta cabeça e postura.hahahahaha!!!
Vc conhece o Marquinhos da tv somente e olha la...

Giovanni disse...

Jogador individualista !

Sem nenhum espírito coletivo

Se nenhuma característica de líderança e de vencedor

Foi incapaz de aprender com toda infrestutura da NBA, não vai ser aqui no Brasil que o basquete dele vai desenvolver, ainda mais jogando no Pinheiros onde ele faz o que quer e quando quer !

Se eu fosse dirigente jamais gastaria um real nele, prefereria traz 3 outros jogadores com características de grupo ou até um estrangeiro.

Anônimo disse...

Marquinhos e Iziane : gêmeos univitelinos criados para o mal do basquete nacional.

CHEGA de falarmos destes trastes.

Eduardo disse...

Concordo com o post acima!
No meu time nao jogariam. Nem de graca!
E viva o Pinheiros!

Anônimo disse...

Se a cabeça dele não fosse tão ruim o que dificulta ele conseguir algo, ou ele muda, procurando um profissional da area de psicologia ou mesmo psiquiatria, vai ser dificil ele vingar em qualquer lugar, no Brasil as portas estão fechadas no exterior não sei.
O que adianta os musculos se o computador que é a cabeça vive em constante sistema de pane.