quinta-feira, 16 de julho de 2009

Longe dos campeões

Lamar Odom e o Los Angeles Lakers não andam falando a mesma língua. Após ser uma das principais peças do título californiano, agora o ala-pivô, por meio de seu agente, nem sequer respondeu à oferta de US$ 27 milhões por três anos. O que a franquia fez? Cancelou a negociação, deixando claro que, neste momento, o futuro de Lamar encontra-se bem longe da Califórnia (comenta-ser que o Miami, com medo de perder Dwyane Wade em 2010, está fechando um explosivo pacote com Odom e Iverson).

Nestes casos fico sempre com a mesma dúvida: para um cara que já é milionário (Odom ganhou US$ 14 milhões na última temporada), por que diabos o aspecto esportivo não fala mais alto do que o financeiro no momento de renovação de contrato com uma equipe campeã? O mesmo aconteceu recentemente com Hedo Turkoglu, que não renovou com o Orlando Magic nem assinou com o Portland para, em seguida, migrar para o fraco Toronto.

11 comentários:

Pedro Trindade disse...

acho que o ego dos caras fala mais alto... não é nem o bolso, é o ego!

O cara deve pensar (se fulaninho ganha tanto, eu tambem tenho que ganhar isso ou mais pq sou melhor do que ele)... obviamente não é uma questão de preciso de U$40 milhões de dolares para pagar minhas contas, é uma questão de preciso de U$ 40 milhões pq sou melhor do que Fulano e não posso passar pela "humilhação" de ganhar menos que ele!!

Abraço

Anônimo disse...

No final ele vai ficar em LA mesmo.

Anônimo disse...

No final ele vai ficar em LA mesmo.

Osama_Lakers disse...

triste...

Anônimo disse...

Bala, acho que a gente não pode reclamar porque ele quer ganhar mais. Nem ele nem outros jogadores.

Os caras se dedicam integralmente ao basquete (teoricamente) e isso é a única atividade profissional que todos, ou a maioria, exerceu durante toda a vida.
Fora o custo de vida deles que é extremamente alto - vale lembrar da comunidade que Odom ajuda, e a gente vive num mundo capitalista.

O basquete é o meio de eles enriquecerem e terem uma vida pós-carreira tranquila.

Ainda mais Odom que nunca foi o Franchise e dificilmente vai ocupar grande espaço na mídia depois de aposentado.

Em tempo, vale lembrar que jogadores inferiores a ele ganham a mesma coisa que o Lakers ofereceu. Ou mais.

fábio balassiano disse...

tecio, eu não critico - pelo contrário.
eu só não entendo.
mas vale citar o exemplo do pippen, que ganhava uma ninharia em chicago, quando tinha proposta de times para ser o "franchise player", e sabia que o aspecto esportivo dos bulls valia mais que os milhões dos rivais.

nem tudo o dinheiro compra. mas eu, sinceramente, não recrimino. decisão é decisão. individual, né...

ah, mas uma coisa: dizer do custo alto de vida, para um cidadão que ganhou 14mi em um ano, cheira a exagero, hein...

abs, fábio

Bernardo disse...

Acredito que ele vá em busca de mais espaço e reconhecimento.

Pippen tinha tanto espaço como reconhecimento no Chicago o Lamar deve julgar que possui pouco ou nenhum.

Unknown disse...

..pra quem tinha jurado amo ao lakers e sua cidade ...

Rubens disse...

Essa questão do Odom é muito complicada...para começar sã muitas informações que distoam. Recentemente li que o Odom queria assinar, mas o agente dele não. Se isso for verdade, o agente do Odom deve ser o pai dele...risos. Quanto aos valores, na verdade o Lakers ofereceu dois contratos. Um de 3 anos e 30 milhões e outro de 4 anos e 36 milhões. Como o Odom e o seu agnet não deram sinal de vida após essa oferta ficar na mesa uma semana o proprietário do Lakers, Jerry Buss, ficou P e tirou a proposta. Odom e, ou, seu agente cometeram um grande erro, porque no momento não há time na NBA que pode pagar mais que isso. Todos os times que demonstraram interesse por ter o Odom (Spurs, Suns, Dallas, Miami) estão com o salary cap estourado. Assim, eles podem oferecer, no máximo, a mid-level exception, que este ano é de 5,8 milhões. Isso que fez o Miami, ofereceu 5 anos e 34 milhões. Observem que é uma proposta inferior a do Lakers. Li o argumento de que o Odom pode não quere ganhar menos que outros que jogam pior. Ano passado o único que ganhou mais que ele foi o Kobe. Ele ganhou mais que o Gasol e o Bynum. Mas tudo isso não importa, o grande problema é que a NBA sinalizou que vai diminuir o salary cap daqui para frente, em 2010-2011 terá uma queda grande. Assim, nenhum time vai assinar grandes contratos com jogadores que não sejam all-star.
No final das contas....o resultado será o mesmo do caso Ariza...que foi parar em outro time ganhando o que o Lakers tinha oferecido. O Odom será a mesma coisa...só que pior...pode parar em outro time ganhando menos do que o Lakers ofereceu. Segundo o Odom, isso faz parte da negociação....mas ele pode ter alguma surpresa com algum plano B do Kupchak....que quando sentiu que o Ariza ia rolar a negociação foi lá e trouxe o Artest.....é...esses Agentes só pensam em ganhar, mas não pensam muito.

Unknown disse...

Como disseram antes, isso tem a ver com ego. Tem jogador que não pode se sentir inferior.

E também tem a ver com ganância. É aquela ideia de sempre querer mais, nunca estar satisfeito com o que tem.

Acredito que todos devam lutar pelo que acham justo, mas só acho que para um cara que ganha 14 milhões de ano na última temporada achar que isso é pouco, pra mim é sacanagem. Só com o que ele ganhou esse ano dá pra ele viver tranquilamente a vida inteira dele.

Talvez por ele ter ganho um título agora o que mais importa é dinheiro (mais do que já tem).

É que nem o Turkoglu: saiu de um time que chegou na final da NBA e mudou pra outro bem fraco. Não acho que o Orlando vá chegar na final de novo, mas tem mais chances do que o Toronto. Mas se os caras acham que na hora que se aposentarem o que vai valer é somente o dinheiro e não uma história com conquistas no esporte que eles praticaram a vida inteira, aí vai de cada um.

Não estou falando que eles não devam se preocupar em ganhar o que eles acham justo, só acho que eles são uma parte pequena da população mundial que ganha milhões de dólares por ano. Parece que a profissão que eles tanto dizem amar não vale nada pra eles. Mas cada um sabe o que faz.

Henrique disse...

$69,015,466, este é o aculumado por Odom na carreira inteira. DE SALÁRIO.

Fora qualquer coisa que tenha feito na publicidade ...


Pelo amor de Deus .. se o cara não consegue viver com isso aí, mais os 8,9 que sejam 7 MI que ainda vai acumular, para né ....


Lamar Odom entrou no leilão e muito se deve pela orientaçao do agente.