terça-feira, 21 de julho de 2009

O valor da irritação

Irrita-me muito pouco o fato de Moncho Monsalve ter ido com uma camisa da COB a uma clínica na Espanha. Irrita-me muito o fato de a entidade deixar isso acontecer tranquilamente. Como se fosse normal ver um técnico, que tem o ano todo livre, se reciclar justamente quando deveria estar muitíssimo ocupado. É uma inversão total de valores. É a tal lógica invertida que ainda impera no basquete (e na sociedade).

Moncho não tem culpa, sinceramente. Ele sabe que o comando (ou a falta dele) da CBB é frouxo, e que suas atitudes estão escoradas em atitudes que vêm de cima - atitudes, diga-se, tão sem propósito quanto. Deixar a seleção sem treinar por quase dois meses após o final das temporadas européias e da NBA é uma delas. Fazer com que os estudos de Moncho Monsalve não se revertam para o basquete brasileiro, outra. Ora bolas: se o cara é o comandante máximo dos marmanjos no país, por que diabos a entidade não faz com que o espanhol transmita todo o seu conhecimento adquirido em inúmeras clínicas que frequentou recentemente aos técnicos brasileiros? Quantas clínicas deu Moncho Monsalve em quase dois anos no cargo? Uma? Duas?

É com a CBB que devemos nos irritar. Moncho não tem a menor culpa. O senhor de sessenta e tantos anos tem mais visão do que pode ou não fazer ao ver que aqueles que o comandam não têm a menor noção do que devem ou não deixar o seu treinador fazer.

12 comentários:

Anônimo disse...

Como foi o MARQUINHOS no camp em Las Vegas??

Passou vergonha ou abandonou por não ter tido "oportunidade"

Alguém sabe????

jdinis disse...

Desde que anunciaram que viria um técnico estrangeiro para a seleção fui favorável a um argentino. Vive mais próximo, conhece melhor as limitações financeiras e estruturais de países sul-americanos e seria mais "barato" do que um europeu "top". Na época cheguei até a mandar um e-mail para a CBB sugerindo o nome do Ruben Magnano, obviamente sem resposta (que otário eu!).

A CBB optou por trazer um espanhol "baleado", de "segunda linha" e com outras prioridades.

Temos que nos contentar com o Moncho fazendo um "bico" na seleção brasileira.

Sds.

Anônimo disse...

Em tempo...lendo seus comentários sobre a pífia participação ,da seleção de novos, em Portugal, eu entendi errado ou, que a dirigiu foi o Neto??? O técnico, onde estava??? Desde quando o Neto tem curriculum para dirigir uma seleção adulta??? Gostaria de entender os critérios adotados.Um abraço.Parabéns pelo site.

Anônimo disse...

Não adianta Fábio.

A tropa do oba-oba vai chegar daqui a pouco (ou se esconder como fazem nas derrotas brasileiras, que são muitas aliás) e você será mais uma vez o chato, mau-humorado, o que não entende "nada de basquetebol" (como se estes que afundaram o nosso basquetebol pra isso aí, entendessem demais ...) e por aí vai.

A relação que você colocou não é e nunca terá o basquetebol como elo principal. Isso, em qualquer trabalho, é evidente que seria deixado para depois da Copa América.

Esta semana seria a semana de definições, reuniões da comissao técnica, etc.

Agora, parece evidente que o Neto é o auxiliar, porém com ares de treinador principal, uma vez que sobra somente ele no Brasil, para fazer todo um trabalho que deveria ser feito pelo Moncho.

Porém, o resto da comissão é o Gustavo, que eu não conheço e o Raul, que é um técnico que tem futuro, porém tem que estar envolvido hoje na base, penso eu, e não no Adulto tão cedo, por mais experiente que foi dentro das quadras, etc. Hoje ele é treinador e nao atleta.

Logo, com Moncho em clínicas espanholas e ficando pouco no Brasil, temo que não vamos conseguir melhorar muita coisa do que foi feito no Pre Olimpico Mundial, quando fomos surrados por bolas de tres até do Libano, que foram 11 por exemplo.

Conhecendo Porto Rico, por exemplo, ja temo por nossa marcacao de perimetro, que não irá melhorar com 22 atletas nas quadras, os quais pelo menos 5,6 não tem condição de vestir a camisa do país em um torneio de nível internacional. Ainda mais com as seleções se reforçando por aí.

É uma pena ...

A inteligência nos deixou faz tempo quando se trata de basquetebol brasileiro.

Se Moncho fizesse esta clinica em setembro, seria otimo. Ele ja nao teria nenhum compromisso conosco e poderia se ausentar 1 smeana. Porém, o treinador nao viu o Nacional tambem, logo .. vale tudo.

peter schiling disse...

Concordo com você Bala. É com a CBB que devemos nos irritar.

Anônimo disse...

BRUNO

BALA NÃO ENTENDI? VOCE SE IRRITOU PORQUE ELE FOI COM A CAMISA DA CBB OU SEM A CAMISA DA CBB?
O MONCHO HOJE ESTA MAIS PARA SUPERVISOR OU COORDENADOR DO QUE PARA Técnico

fábio balassiano disse...

com o moncho, conforme eu disse no texto, eu nao me irrito.
sobre ele ter usado a camisa, é apenas uma ironia da falta de comando da cbb...

abs, fábio

Anônimo disse...

onde está o BRUNORO ?

Ele, que foi técnico, deveria pelo menos estabelecer uma ordem nesta área.

Me parece que está apenas preocupado em Faturar$$$$$$$$$$$$$$

leo aracaju disse...

Queria saber como é a remuneração do Moncho.

Ele é pago mensalmente ou existe um acordo para a grana ser paga só na época em que a seleção se reune?

Essa informação seria fundameltal para entendermos esse "trabalho" do Moncho...

obs: RUBEN MAGNANO JÁ!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
romario disse...

quem paga essas viagens pra espanha todas de primeira classe??

Anônimo disse...

INFORMÇÃO QUENTISSIMA!

DURANTE A LUSOFONIA OS ATLETAS TAVERNARI, DUDA, PAULÃO E FULVIO, SAIRAM DO HOTEL SEM AUTORIZAÇÃO DO TÉCNICO E O TÉCNICO PEDIU A CBB O CORTE DESSES ATLETAS POR INDISCIPLINA E NÃO FOI ATENDIDO, ISSO LEVOU O TÉCNICO A FICAR NA ARQUIBANCADA E NÃO RETORNAR AO BRASIL JUNTO COM OS ATLETAS, O CLIMA ESTAVA MUITO RUIM E ELE NÃO QUERIA FICAR PERTO DOS ATLETAS, VAMOS TENTAR DESCOBRIR O PQ DO TÉCNICO VOLTOU ATRÁS, SERÁ QUE ELE DESCOBRIU QUE NÃO FOI SÓ OS QUATRO QUE FOGEM DO HOTEL (O PAULÃO DORMIU COM A NAMORADA NO HOTEL E NÃO PARTICIPOU DE UM TREINO) QUE BAGUNÇA ESSA CBB, ESSA QUE E A GESTÃO PROFISSIONAL DE CARLOS NUNES E BRUNORO--- ESTÃO ENGANANDO QUEM?