quinta-feira, 16 de julho de 2009

A MVP está fora

Saiu a convocação do All-Star Game da WNBA. Entre inúmeras imperfeições (culpa do sistema de votos via internet), a maior delas é a ausência de Diana Taurasi (foto) no time titular. Mechelle Voepel, da ESPN, escreveu sobre isso, e atribui a ausência da atleta ao seu comportamento extra-quadra (ela foi pega dirigindo bêbada recentemente). Pura bobagem, sinceramente.

Logo depois da bebedeira do dia 2 de julho, Taurasi registrou os seguintes números: 20 pontos contra o Sparks, 22 contra o Chicago e 14 contra o Sacramento. Ontem, de quebra, ainda sapecou 22 em nova vitória contra o Sacramento. Vindo de cinco triunfos consecutivos, ela, ao lado da estupenda Cappie Pondexter (outra injustiça do All-Star), coloca o Phoenix Mercury na liderança do Oeste (11-4) e é simplesmente a melhor e mais completa atleta da WNBA: são 20 pontos (líder da temporada), 5,6 rebotes (melhor média da carreira!), 3,5 assistências e 22,5 de eficiência (a melhor também) por jogo.

Tirar Diana Taurasi do All-Star Game mostra um pouco como (não) pensa parte da sociedade americana, sacrificando o talento de uma atleta por conta de suas atitudes fora de quadra - como se só de santos vivesse o esporte. Ah, e para deixar claro: eu torço para ela ser punida pela Justiça aquele país (dirigir embriagada não é coisa que se faça).

Por outro lado, deixá-la fora do All-Star que será jogado "em sua casa", a Connecticut que ela tão bem defendeu nos tempos de faculdade, chega a ser patético. Tão patético como "punir" a melhor jogadora de uma temporada por conta de suas atitudes extra-quadra. Pois foi o que aconteceu. E quem bebeu foi ela, hein...

8 comentários:

KatiaSilene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KatiaSilene disse...

Calma Fábio! Embora a Taurasi mereça sim estar presenta nessa listagem TITULAR do All Star Game.. Vale salientar (como você não mencionou no post) que ela provavelmente estará presente sim no All Star Game só que embora seja injusto, será recrutada pelos técnicos da liga que agora terão a missão de selecionar as reservas da liga.
Taurasi e Pondexter estarão sim presentes (se eles avaliarem tudo tecnicamente) e quem provavelmente também aparecerá é a Érika, como a reserva da Sylvia Fowles, que por sua vez está novamente com problemas em seu joelho e talvez (sem certeza, umas vez que sua condição física está bastante oscilante) estará de fora e quem sabe a Érika não ocupa o lugar de titular da ALL STAR GAME? Acho que na East só há ela (Érika) e a Cheryl Ford merecedoras de serem convocadas na posição 5 além da Fowles, claro.

Pedro Trindade disse...

Fala Fabio,

sou um dos leitores mais frequentes do seu blog e quase sempre concordo com seus posts, mas dessa vez nao concordei com a forma como vc "defendeu" a Taurasi.

de fato, concordo com vc que ela tem que participar, logico! mas discordo com o que vc escreveu na seguinte parte "(...) sacrificando o talento de uma atleta por conta de suas atitudes fora de quadra- como se só de santos vivesse o esporte mundial." ...

teoricamente, acho que a atitude dos atletas fora de quadra tem sim que serem punidas. por exemplo, as bobagens que a Iziane fala fora de quadra nao podem passar em branco só pq ela é talentosa! pq se fosse só pelo talento, ela deveria sim estar na seleção, mas pelo conjunto da obra, acho que ainda não é o momento... deixa ela amadurecer como pessoa (e por consequencia como atleta), ver que a vida não é simples assim... alias, caso isso um dia ocorra.

abração!

Anônimo disse...

nao acho estranho ela nao ter sido votado titular
a sue bird e a becky hammon sao queridinhas por la

fábio balassiano disse...

pedro, por favor, não confunda a justiça esportiva com a justiça civil.

A Iziane errou dentro de quadra, e merece ser punida como atleta. Iziane fala anomalias sobre basquete, e sua maior punição deve ser dada pela CBB ou pelo clube que a contrata. Se falasse sobre os crimes no Sudão, deveria ser punida pela ONU ou algum órgão que o valha.

A Taurasi errou como cidadã, e merece ser muito punida com a sua carteira de habilitação retirada. Caso se negasse a entrar em quadra após pedido de seu técnico, deveria ter seu contrato rescindido - pelo clube.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O que quis dizer, e repito, é que a diana taurasi está sendo punida, em quadra, por uma atitude extra-quadra, e isso é muito pedante.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

anônimo, a taurasi liderava as votações até o começo de julho. a bebedeira, portanto, foi "fundamental" na escolha de bird e hammon.

abs, fábio

Anônimo disse...

Pura hipocrisia usar a embriaguez fora das quadras como motivo para tirar uma das melhores jogadoras do basquete mundial de um jogo das estrelas.

Nao discuto a punicao que Diana Taurasi deva e ira certamente receber por infringir uma lei cumprida com extremo rigor e zelo aqui nos EUA - e que nos deveriamos seguir a risca aprendendo com as coisas boas.

Isso em si deve ser suficiente para que ela nao repita a besteira e corra o risco de ir para o xilindro como muitos outros "astros" do esporte ja o fizeram.

So para dar um exemplo recente: seria justo deixar o Romario - se ainda estivesse em atividade -, de fora do classico de domingo por nao ter pago a pensao alimenticia de suas criancas?

Fala serio, ne!

A lei existe para ser cumprida, e UMA VEZ APLICADA nao pode ser extendida a ponto de impedir um cidadao de exercer sua profissao.

A partir dai cabe a atleta, no caso, se mostrar publicamente arrependida e consciente de seu erro e da possivel repercussao para aqueles que a seguem como exemplo.

E assim que penso.

Roby Porto

valéria disse...

CONCORDO C VC FÁBIO,UM ESPORTISTA É UM SER HUMANO.(ISSO SERVE P QUALQUER PROFISSÃO)DESDE Q NÃO ATRAPALHE SEU DESEMPENHO DENTRO DAS QUADRAS O Q FAZ FORA NÃO É DA CONTA DE NINGUÉM.
AGORA SE FIZER ALGO ERRADO DEVE TER A PUNIÇÃO DE ACORDO COM LEI ESTABELECIDA EM CADA SITUAÇÃO.
ENIM..CADA MACACO NO SEU GALHO