segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A volta dos grandes pivôs

Quem se acostumou, como eu, a ver a NBA do começo da década de 90 deve se lembrar: Michael Jordan ditava as cartas, mas a liga tinha a sua força mesmo era dentro do garrafão. Ewing, Hakeem, o começo de Shaq, David Robinson, Brad Daugherty, entre outros. Pois bem. Depois de longo inverno, o torneio que começa amanhã traz de novo essa leva dos grandes pivôs ao cenário.

Com Dwight Howard (foto), do Orlando Magic, à frente de todos, os grandes pivôs estão de volta à NBA. Andrew Bynum, do Lakers, ainda tem muito a provar, mas é forte candidato a entrar na lista, onde ainda se encontra Shaq O'Neal e possui, também, os ótimos Okur (Utah), Yao Ming (Houston), Tyson Chandler (New Orleans) e os improvisados Chris Bosh (Toronto) e Al Horford (Atlanta).

Outros que podem entrar no seleto grupo são Andrew Bogut (Bucks), Greg Oden (do Portland, e a maior promessa do ano), o brasileiro Nenê (Denver), Chris Kaman (Clippers) e Marc Gasol (Memphis).

Pode parecer pouco, mas em uma liga tão equilibrada, possuir um pivô nato traz grande vantagem. Foi assim que o modesto Kendrick Perkins, do Boston, se destacou na última final contra o Lakers. É bom ficar de olho: os grandões estão aí, e farão de novo toda a diferença.

10 comentários:

Revista LANCE-LIVRE disse...

acredito muito no Oden!!
acho q fará uma boa dupla com Aldridge!!

já Bynum pra mim ta sendo muito overrated, o cara jogou meia temporada, num bom nivel, e ele ja se sente o ultimo biscoito do pacote!!
hahahahahhaaaa

Anônimo disse...

Existe um tal de DUNCAN, não sei se vc o conhece. Tenho quase certeza q não!!!!!!

fábio balassiano disse...

anônimo, existe uma função chamada ala-pivô, ou posição 4, que é a dele. o texto fala sobre os pivôs. só isso. não entendo o porquê de tanta ironia, se o objetivo do post parece-me claro.
abs, fábio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fabio, existem jogadores q fazem as duas posições(Duncan é um deles), acho q vc está se prendendo mt a uma nomenclatura, e não as funções q um jogador pode executar dentro da quadra.
Pois caso basei-se só pela nomenclatura, o Okur jamais poderia ser citado nesta matéria, já q é denominado forward no site da NBA, além do fato dele jogar mt mais de frente para cesta e mt mais periférico q o Duncan.
Não esqueça q o Shaq foi p o PHX na intenção de parar o Duncan, um jogador mais post player do q periférico ultimamente.
PS: Não entendo o motivo da reclamação da ironia, pois leio o seu blog por gostar do seu tom irônico em alguns comentários. Será q os nossos comentários tb não podem usar de tal sentimento?!
Abç

Anônimo disse...

Thiago Anselmo,
Me admira vc q tem um blog e está lançando uma revista agora, c o intuito de fazer algo por amor ao basket e não por dinheiro, tratar-me assim sendo tão grosseiro e preconceituoso, só pelo motivo de expressar minha opinião q pelo visto é contrária da sua. Precisamos de mais debates e mais respeito c as pessoas q expressam opiniões contrárias as nossa. Só pelo fato de ter sido irônico, não quis ser desrespeitoso, pois uma marca do Fabio é ser assim.

fábio balassiano disse...

anônimo, citei apenas os casos de jogadores que atuam de pivô mesmo. O Duncan faz essa função em cerca de 7 ou 10 minutos por jogo no Spurs, bem como a maioria dos times faz com os seus alas (o Lakers fará o mesmo com o Gasol; e o Boston com o KG). O Okur, apesar da classificação, é O pivô do Utah, apesar de possuir um estilo bem diferente do do D12 e do Bynum, por exemplo. Mas não deixa de ser o CINCÃO do Utah.

A ironia faz parte do jogo, você está certo. Mas o Duncan, com certeza, jamais seria esquecido, já que sou fã dele e o conheço bem.

abs, fábio

fábio balassiano disse...

anônimo, concordo com você. o objetivo do blog é estimular o debate, aumentar as vertentes de pensamento.
o thiago perdeu a linha, e tirei o comentário a você.
parabéns pela pertinência, mesmo que eu discorde sobre o Duncan!

tá tudo certo, não?

abs e obrigado.

Anônimo disse...

vc nombrou um monte de pivô ae q jogaram contra Scola e n fizeram nada em Pekin... inclusive ele fez 28 pontos contra os states....


abraço, Bala






Mathias

Anônimo disse...

scola pivo cada uma hem.........