quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Retrato Fiel

Fui ver a terceira rodada do Cariocão-2008 nesta quarta-feira, nas Laranjeiras. Nos dois jogos houve prorrogação. Na preliminar o Iguaçu venceu o Cabo Frio por 67-63. No jogo de fundo, o Fluminense/Villa Rio perdeu por 82-80 do Municipal. E é sobre este jogo que eu gostaria de me deter. Rodrigo, armador tricolor de 17 anos e já citado aqui uma vez, merece outra elogios outra vez. De resto, só críticas.

A começar pelo uniforme do Municipal, que possuía dois patrocinadores distintos às costas. Passando pela apresentação dos times (fora da ordem numérica e anunciando atletas que não entraram em quadra). Continuando com a arbitragem, mais uma vez sem critérios (uma falta anti-desportiva foi anotada, e na jogada seguinte, idêntica, o apitou não soou). E terminando com a bagagem tática dos dois times, que praticamente inexiste.

Aristônio Leite e Marcio, o técnico tricolor, tiveram comportamento digno fora de quadra - com exceção das pranchetas atiradas ao chão deste último. Mas o que se viu de seus times dentro dela foi um retrato fiel do que é o basquete brasileiro da atualidade: uma série absurda de arremessos de três, falta de jogo com os pivôs (nenhum passe para os gigantes, poxa!), erros anormais de fundamentos e pouca infiltração nos garrafões (com isso, o basquete limitou-se a tiros de longe).

É injusto cobrar qualidade técnica de equipes juvenis e ou formada por atletas que não se dedicam à modalidade integralmente? Pode ser, mas espera-se um mínimo de cuidado tático em uma partida.

Apenas uma observação final: neste post não há nenhuma imagem porque a FBERJ não disponibiliza absolutamente nada em seu site. Peço perdão aos leitores pelo texto longo e sem nenhuma foto, mas este, também, é um dos reflexos da realidade do basquete carioca. Basquete carioca que, diga-se, é alinhado à CBB.

12 comentários:

Unknown disse...

Contra o Flamengo o Club Municipal já estreiará seu novo uniforme

Anônimo disse...

Bala, vc acha q eh somente no Rio essa falta de organização? No nordeste é ridículo tb e ainda lutam por releição nas federações... Via continuar perdendo feio pa Argentina, Uruguai, COlombia, Venezuela e por ae vai...

fábio balassiano disse...

anônimo, não, não é somente aqui no Rio. Mas vamos pensar: o Campeão Nacional está aqui, o RJ é apoiado pela CBB, o RJ é um estado até certo ponto com condições financeiras e... acontece isso. que dirá em outros locais. você tem razão.
depois não podemos reclamar.
igual ao rodrigo, armador, devemos ter aos montes por aí. abs e obrigado, fábio

Anônimo disse...

Pelo menos, boas noticias do campeoanto carioca, nois tivemos ne!!
pelo menos algumas, como esse garoto de 16anos e os 2jogos irem a prorrogação, abrç fabio

Anônimo disse...

O basquete do país esta falido em todos os sentidos, o Rio como um dos ex-grandes centros do basquete brasileiro é triste sabermos a situação que o basquete se encontra, mas queriam o que, a FBERJ hoje é uma extensão do quintal da CBB em todos os sentidos, até na incompetência, quem ja presenciou campeonatos cariocas, com equipes do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, até o Tijuca e Municipal com jogos excelentes vemos um campeonato carioca de um time só o flamengo.Esperem que vem mais coisa por ai se o Tony não for eleito para CBB os times de SP estão se movimentando, segundo se comenta, para criarem a propria liga ai será o fim do basquete brasileiro, os arbitros e mesários de São Paulo, já não trabalham mais no campeonato nacional feminino promovido pela CBB, daqui a pouco os atletas e por ai vai.
Triste administração grega no basquete brasileiro
Bill

Anônimo disse...

É muito triste ver pessoas que nunca calçaram um tênis de basquete, ou se calçaram, foram insignificantes para o esporte falando de "planos de jogo", "sistemas táticos", "bagagem tática", etc...

É mais triste ainda este espaço, que deveria criticar construtivamente e não fazer política contra A,B ou C, meter pau em quem está se esforçando para fazer basquetebol, para termos um campeonato digno. Pq nao criticar os times que não montaram, os investidores, a mídia que critica e ninguém dá uma solução, ninguem se apresenta para ajudar... Também tivemos um garoto de 17 anos (Número 15, Eduardo Costa) e nem foi citado. Muito bom criticar e falar sem saber de uma realidade que existe e falar de políticas de cartas marcadas ao invés de se divulgar uma política esportiva, apoiar, dar suporte...Por fim, está sendo organizado um curso de Técnica em Basquetebol em nível de Pós Graduação com a chancela de 2 grandes Universidades do Rio. Pessoas que se acham no direito de falar, criticar, deveriam buscar ter capacidade para fazer este curso para assim ter conhecimento para poder criticar tecnicamente. Curiosos temos demais neste país...Queremos e precisamos de ajuda, investidores, pessoas afim de fazer e promover o Basquete!

Comissão Técnica do Club Municipal

Anônimo disse...

Falou tudo aí a comissão técnica do Club Municipal.
Acho que os clubes merecem total respeito, vi o jogo e achei uma bela partida de basquetebol entre Municipal e Villa Rio.
Belas jogadas com enterradas e jogadas de efeito.
Realmente pode faltar qualidade tecnica, mas achei muito bom os esforços com que todos jogaram, ótimos atletas, tanto na juventude do fluminense e tambem no time do Municipal

Anônimo disse...

Pessoal, vamos com calma.
Quem acha que houve um bom jogo, e eu estive lá, é maluco. foi uma pelada de marca maior.
o fábio colocou as coisas de forma perfeita, sem querer denegrir a imagem de ninguém.
e outra: ser ou nao jogador não muda em nada.
o byra bello é patético como comentarista, e jogou muito bem. o rodrigo do rebote comenta muito bem e nunca jogou.
que diferença isso faz?

vamos engrandecer o debate. as críticas estão com sugestão embutidas (é só ler o que ele diz e fazer o contrário).

dificil ler, hein?

abs , rinaldo

Anônimo disse...

Que bom que temos noticias do campeonato estadual carioca.
Pena, nao ser boa as noticias fabio, esperava mais do basquete do nosso rio de janeiro esse ano
abraço

Anônimo disse...

Bala, o basquete carioca realmente esta decadente, mas acho que a fonte de talentos no estado é impressionante, no interior em cidades como Campos, Nova Friburgo e agora Cabo Frio a modalidade é bastante praticada e acho que se houver um incentivo da midia e uma estruturação da federação podemos reeguer o esporte no estado facilmente, sobretudo se contarmos com a presença dos clubes de camisa - lembro do estadual que tinha fla com Oscar e Ratto, Botafogo com Marcelinho, Arnaldinho e Alexei; flu com espiga, gema e vasco com helio rubens, byrd, helinho, rogerio e toda trupe... as torcidas compareciam em peso e o esporte estava em alta, eu como botafoguense fanatico, lembro que a camisa do Marcelinho vendia mais que a dde futebol.
enfim, a solução é facil, basta vontade e determinação para faze-lo.

grande abraço

Pedro

Anônimo disse...

Nao vou falar o melhor basquete... mas sim o menos pior, é o de SAO PAULO, pois lá tem arbitro preparados (sim, há exceções). Como o BALA disse, o arbitro marca uma falta, logo depois um lance que é quase a mesma coisa, ele nao marca nada... Isso é uma coisa revoltante que vai ao ginásio ver os times jogarem e acontece coisas como essa, ou como os times nao saberem jogar dentro do garrafão, para vermos belas pontes ou enterradas...
Mas fazer? Nada podemos fazer, é só olhar o nosso basquete, aquele que teve OSCAR, MAGIC PAULA, HORTENCIA, JANETH, WLAMIR, entre outros, ir por água abaixo.

Anônimo disse...

Bala, qria só falar do interior do RJ.Que pena que não tem disciplina tática nenhuma há muitos bons jogadores.Ricardo, da cidade de campos que tem a possibilidade de ir jogar o College nos EUA, foi lá fazer teste e passou é muito bom jogador.Pena que os fundamentos deles são todos voltados para um ala-armador, finaliza o tempo inteiro quando na verdade é baixo e deve jogar como um armador.
Será que tem como eles serem moldados após os 19 ou 20 anos ?