sábado, 25 de outubro de 2008

Direito de Resposta

A comissão técnica do Club Municipal não gostou do que escrevi por aqui acerca da partida contra o Fluminense/Villa Rio. Vamos ao comentário:

"É muito triste ver pessoas que nunca calçaram um tênis de basquete, ou se calçaram, foram insignificantes para o esporte falando de "planos de jogo", "sistemas táticos", "bagagem tática", etc...

É mais triste ainda este espaço, que deveria criticar construtivamente e não fazer política contra A,B ou C, meter pau em quem está se esforçando para fazer basquetebol, para termos um campeonato digno. Pq nao criticar os times que não montaram, os investidores, a mídia que critica e ninguém dá uma solução, ninguem se apresenta para ajudar... Também tivemos um garoto de 17 anos (Número 15, Eduardo Costa) e nem foi citado. Muito bom criticar e falar sem saber de uma realidade que existe e falar de políticas de cartas marcadas ao invés de se divulgar uma política esportiva, apoiar, dar suporte...

Por fim, está sendo organizado um curso de Técnica em Basquetebol em nível de Pós Graduação com a chancela de 2 grandes Universidades do Rio. Pessoas que se acham no direito de falar, criticar, deveriam buscar ter capacidade para fazer este curso para assim ter conhecimento para poder criticar tecnicamente. Curiosos temos demais neste país...Queremos e precisamos de ajuda, investidores, pessoas afim de fazer e promover o Basquete!

Comissão Técnica do Club Municipal".
---------
Fico, sinceramente, feliz com o comentário, mas não posso deixar de falar só algumas coisinhas. Vamos lá:
- Pisar, ou não, na quadra, não muda a capacidade de análise de um blogueiro/comentarista/analista. Isso depende de estudo e, sim, curiosidade para aprender. Há ótimos comentaristas que nunca pisaram na quadra, e péssimos comentaristas que jogaram demais.
- Jamais falei em "política de cartas marcadas", e nem sei o que seria isso. Se o pessoal do Municipal sabe, é bom que digam ao público.
- Se o pessoal que vê o basquete brasileiro hoje está satisfeito com o desempenho técnico, muito bem. Eu não me contento com pouco. Ficar fora de Olimpíadas, praticar um jogo que não se vê no mundo há 20 ou 30 anos e abusar de erros de fundamento não fazem parte do que EU espero da modalidade.

25 comentários:

Anônimo disse...

Fabio, vc esta coberto de razao no seu comentario final. É inacreditável como os tecnicos e dirigentes brasileiros nao enxergam q o basquete jogado no brasil esta muito ultrapassado. É só prestar atençao quando um time brasileiro joga contra um time argentino ou as duas seleçoes se enfrentam. O basquete argentino é infinitamente superior ao nosso em termos taticos e de fundamentos.Até eu q nao entendo de basquete, acho visivel essa diferença gritando entre o basquete jogado aqui e o basquete jogado nos grandes centros.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu acho covardia mesmo, fazer isso com um clube como o Municipal, que está se esforçando tanto para disputar essa campeonato estadual, mas é compreensível.
Vivemos um momento no basquete que realmente o Fabio por um lado está certo, mas por outro, tinhamos que apoiar e ser mais tolerante, pois sabemos das dificuldades que encontramos no basquete brasileiro.
Deveríamos é dar moral a todos os e clubes pela coragem de disputar um campeonato com 5times, dar valor aos times que participaram.
Vasco,Botafogo,Tijuca e Grajaú que são clubes de basquete com tradição aqui no Rio,é que tinham que estar sendo cobrados, pois é de dar vergonha a falta de apoio a um esporte que é tão praticado, mas ao mesmo tempo sofre com uma enorme carência de dinheiro e pra colocar um campeonato adulto.
Torço pra que no proximo ano melhore e que o campeonato do Rio seja mais disputado e de nível.
Mas por em quanto, temos que apoiar que honrou com o nosso campeonato do Rio.
Que são o Flamengo que merece um grande respeito por estar tão bem no basquete e sempre presente no campeonato, Iguaçu,Municipal,Vila Rio e Cabo Frio.
Abraço Balassiano

Luiz Melo disse...

E agora a função da imprensa é apoiar os clubes? Pensei que fosse relatar os fatos. Se o jogo é ruim, deve-se fazer igual aos comentaristas da rede de tv que são proibidos de falar a verdade só porque os times estão tentando fazer basquete? Devemos dizer que estão jogando de forma correta, mesmo que na contra-mão de todas as grandes equipes da modalidade no mundo, só por necessidade de apoiar o trabalho dos clubes? Creio que está havendo uma inversão de valores aí. A menos que a coluna seja patrocinada pelo Campeonato Carioca, o que não é o caso e muito menos seria adequado, a função dela é retratar a verdade do jogo. O engraçado é que não vi na resposta da comissão técnica do Municipal, embora procurem desqualificar o Fábio, nenhum argumento defendendo a qualidade técnico/tática da partida. Vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares. Quando o produto é bom, merece e deve ser elogiado. Quando não o é, precisa ser criticado até mesmo para poder perceber os erros e evoluir.

Anônimo disse...

é por causa de dirigentes como esses que o basket está nessa situação...concordo plenamente com o fabio em todos os sentidos...e para aqueles que o chamam de covarde...gostaria de saber o motivo..pois ele só está expressando suas opniões em seu blog...se o campeonato é fraco...tem que critica-lo...pois sem criticas nao tem crescimento..
um abraço a todos

Unknown disse...

Caro Fabio , leio sempre seus comentarios e gosto muito de algumas coisas que vc escreve ,sempre falo isso com nosso amigo em comum Fernando wayand todos nós sabemos que o basket brasileiro esta numa fase ruim nessas ultimas decadas , desde o mundial das filipinas nao conseguimos resultados internacionais bons , isso não levando em conta panamericanos e sulamericanos , o Jogo 4a feira entre Villa Rio e Municipal não achei que foi de baixo nivel tecnico , ate levando em considereçao a media de idade de ambas as equipes , o Municipal teve 67% em aproveitamento de 3 pnts , 73 % em Lance livre e 46 % em 2 pnts , os pivos e ala pivos fizeram 46 pontos dos 82 pontos que a equipe anotou , no dia seguinte assisti Joinville x Minas , que são duas equipes de ponta no cenario nacional e o jogo não foi um primor de tecnica , pior ainda a partida do Bauru que o arbitro levou uns 15 pontapés dos atletas
nós basketeiros só vamos levantar o basket se nos unirmos e acharmos um denominador comum , não adianta apenas dizer que ta ruim e ficar de braço cruzado

Abraços

Unknown disse...

Não adianta apenas se esforçar para realizar algum tipo de projeto seja ele empresarial, social ou esportivo, o importante é fazer com competência. E é isso que está faltando ao basquete brasileiro em todos os níveis, porque são os clubes que elejem os presidentes das federações e estes elegem o presidente da Confederação. Todos em cadeia são rsponsáveis por esse estágio do nosso basquete. Ao invés de não aceitarem críticas embasadas de jornalistas se unam e façam o basquete brasileiro mudar de cara a partir de janeiro de 2.009. No atual momento do nosso basquete fica díficil críticar clubes ou empresários que não querem investir no esporte. Eu pergunto porque os clubes e federações não se unem, e lançam um candidato a presidência da Confederação, para mudar o basquete brasileiro a partir de janeiro de 2.009, que tal Marcel? O movimento poderia começar pelo RIO, mas o obvio é que fica muito mais fácil críticar jornalista e viver nesse mundinho de 18o. em mundial, eliminado de três olimpíadas e perder Sul-Americano por 30 pontos do time C da Argentina. Para terminar gostaria de dizer que toda crítica é construtiva só depende de como ela é encarada e indo para o lado do futebol, Luxemburgo, Mano Meneses e Felipão foram péssimos jogadores e são ótimos técnicos, essa coisa de que para falar de algum esporte deve-se tê-lo praticado como um craque é ridiculo. Abs Carlos Muniz

Anônimo disse...

Pô, a base do municipal é ruim, tem uns caras que não sabem jogar basquete( ressaltando que há bons jogadores lá) porque tem muita penelinha, só quem é amigo de técnico ou qualquer coisa parecida entra, e não é só no municipal, a maioria também, e único que se salva é o flamengo.
e já vi muitos casos desses jogadores federados de base de times jogar absolutamente nada em quadras públicas como aterro e lagoa e muitos quem jogam bem sem chance alguma, a maioria são de favelas, como mangueira etc...

e acredito que isso prejudique muito a evolução do basquete.

Jones Mayrink disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jones Mayrink disse...

Iuri explica aí, que nao entendi
os que jogam no aterro nao tem condições de jogar ? como assim?

Anônimo disse...

Caraca mané...
Eu aqui querendo falar com vc...e nada de vc entrar no msn..
ai venho no seu BLOG e tem um troço desse ai...
Cara, nao faz nenhum sentido o que esta "carta" está a falar...
Então quer dizer que para eu comentar sobre algo eu tenho que fazer parte profissionalmente?
Então jornalista ta ferrado, pois terá que ter 2 empregos...

Primeiramente eles tem que saber o que falar para depois DIVULGAR.

Estou do seu lado BALA...Pois queremos que a modalidade cresca... então, temos que criticar mesmo

Jones Mayrink disse...

E pra vc falar assim da base do municipal, vc deve saber bastante ne?
pq não saber jogar basquete, depois desse comentario, acho que nem eu sei mais jogar!!

Jones Mayrink disse...

E Fabio, respeito sua opinião.
Sou atleta do time adulto do Municipal, sempre leio o que vc escreve, acho muito interessante.
Mas num jogo, que apesar de um numero alto de erros, um aproveitamente pelo menos do time do municipal, todos os jogadores conseguiram ficar acima de 50% nos arremessos de quadra, teve qualidade técnica sim no jogo.
Tanto o nosso lado(municipal), quanto do time do Vila Rio, são a maioria formados por um time de sub23 e junveis, e alguns até infanto, como o caso do arthur e do Eduardo, acho que vc tinha q motivar os atletas jovens que faziam parte desses times, como vc fez com o Arthur.
Acho que esse campeonato é um campeonato pra dar oportunidade aos mais jovens, por que o flamengo todos sabemos que sobra no campeonato.
Por isso acho que esse campeonato tem que ser olhado com bons olhos, não a maneira que vc criticou e so citou um atleta em destaque.
um abraço Jones

Unknown disse...

iuri a base do municipal é ruim ?
o municipal é o unico club que disputa de pré mirim ao adulto masculino
chegará aos playoffs em todas as categorias que disputou em 2008 , é o unico clube do RJ que disputa do pré mirim ao adulto no masculinotodos os tecnicos sao formados em ed fisica
nao fale besteira yuro

Anônimo disse...

Realmente o campeonato carioca precisa dar uma repaginada, para quem assistiu campeonatos excelentes, em que o Rio sempre brigou com SP para ser a maior força do basquete do país, hoje sinceramente, tirando o Flamengo, as demais equipes que estão participando do campeonato carioca merecem respeito, nem tanto pela parte tecnica pq são fraquinhas, mas pelo esforço de participarem para não deixar o campeonato carioca, apesar de mediocre, morrer e com isto matar uma geração de novos jogadores.
Meus amigos se vcs soubessem a situação do basquete do resto do país principalmente nos estados do norte, nordeste e centro-oeste,o basquete do Rio ainda tem representatividade.
Mas é aquela celebre cada povo tem o governante que merece e no basquete as federações tem o presidente que merece.

Sergio Berg

Anônimo disse...

Não sou do Rio, minha experiência numa quadra de basquete se resume a torneios colegiais e universitários de segunda linha e nunca ouvi falar desse tal municipal. Aqui em SP, Municipal é um teatro lindo de morrer na Praça Ramos.
Porém, isso não me desautoriza a supor que ninguém tem o direito de dar chilique por conta de ter sido criticado.
Que o bala é um analista de mão cheia, isso eu não preciso dizer, porque quem tá aqui sabe. Então, meu caro, banana para essas grandes inteligentsias do Municipal.

Anônimo disse...

Realmente giuliano se vc nao acompanha o basket carioca de base dificilmente vc conheceria o Municipal , fazemos um trabalho forte na base , e montamos adulto apenas para dar oportunidade a jovens talentos jogarem em 2004 chegamos a semifinal do estadual aqui contra a poderosa e extinta telemar e em decadas anteriores o Municipal tinha muita tradição no adulto , quando se profissionalizou o basket ficou dificil fazer times competitivos pq o foco maior é na base
vc deveria se informar um pouco mais .
obs : aqui no rio tb tem um belo teatro Municipal , mas nao tem nada a ver com o clube

Anônimo disse...

Não é a PRIMEIRA vez que algueém vem aqui pela SEGUNDA vez, falar de TERCEIROS, usando um QAURTO de comentário para mandar pro QUINTO dos infernos, usando um SEXTO sentido da SÉTIMA arte...
Todos que forem a favor do contra participem ficando fora...sendo assim...uma salva de palmas e teclas a liberdade de expressão e idéias.
O importante é falar e teclar de basquete.

Anônimo disse...

Os caras têm direito de defender o trabalho deles? Claro. Só que o que ao ler seu texto, Fábio, não me pareceu que você quisesse "esculhambar" com o que eles fazem, mas apenas apontar, como observador atento que é, aquilo que não está bem. É bem mais confortável dizer que o jogo foi bom, que os dois times estão de parabéns e bla bla bla. Mas sabemos que não é assim que um comentarista sério deve agir.
Não vi esse jogo em questão, mas vi um jogo aqui em Lajeado entre Bira e Caxias pelo Gaúcho, e poderia utilizar muitas das frases que tu usaste para descrever o que aconteceu. Arremessos forçados, um caminhão de desperdícios de bola e nenhuma jogada desenhada para os pivôs. Ou seja, os erros são recorrentes tanto aqui quanto aí, como deve ser Belém ou em Recife. E ao invés de trabalharmos isso, preferimos culpar a doença do Nenê ou o abandono do Leandrinho como causas da crise do basquete nacional.
Keep on rockin´ Fábio

Abraço,

Guilherme

Anônimo disse...

Cara, gostaria também que tu desse um destaque o basquete aqui do Sul. Apesar dos erros que as equipes cometem em quadra o Gaúcho está bem interessante, três times em condições de ganhar o título, transmissão pela TV, bom público no ginásio. Além disso existe os clubes disputam a Copa Sul com a presença de três times de cada estado.

Anônimo disse...

Eu tenho que concordar com o Fabio, no que ele diz a respeito dos erros do municipal.
A tempos que o eu não via um basquete adulto tão fraco como deste ano aqui no Rio.

E desanimador nos que somos basqueteiros, e observador e torçedores do basquete, ir para um ginasio ver jogos fracos com muitos erros de fundamentos, passes errados, bolas sem aro, nossa e horrivel, o nivel do Clube Municipal mesmo para adulto.

Não basta querer jogar o adulto tem que ter condições, a maior culpada disto e a federação porque deveria seleçionar melhor os times.
Se não tem então que não faça, mais fazer nestas condições eu acho que tem que ser criticado mesmo.

Porque então não fez um campeonato aos moldes do ano passado, convidava clubes de fora e vestia a camisa do clube do rio ai sim, pocha vamos fazer assim ate termos condições de ter nosso proprios times.

Na era Guilherme kroll, isto jamais aconteceria.

isto não e vergonha e inteligencia, lugar de juvenis e infanto e no campeonato deles e não de adulto.

O fato de encentiva não e colocar os garotos para passa vergonha com placar elastico e humilhante contra o Flamengo.

Quando a comissão tecnica do municipal diz, que a base deles e otima, e mais uma mentira, o municipal na base todos sabem que passa por uma maior crise interna, la não tem tecnico tem e garotos curiosos que se acham os profissionais.

Falam em base forte la, pocha os garotos jogam sozinho en quadra.

No municipal não forma jogador, mais sim compra jogadores de outro clube, quem forma jogador no Rio e o IBC, Mackenzie, Jequia, Grajau, America, Olaria, estes sim formarão atletas, porque tinham tecnicos.

No municipal so tem garotos vaidosos e antipaticos que se acham os bons do basquete, mais seus jogadores terminma o ano e vão enbora porque não aguentma mais, e quando não abandonão no meio do campeonato.

Hora a federação se preucupa en inventar formulas de disputas e regulamneto mudando a forma de marcar e atacar, isto e uma idiotice sem tamanho.

Porque não se peuculpa en qualificar os tecnico do rio, que não sabem nada de basquete para encinar para os garotos.

Temos uma enchurrada de tecnicos com menos de 35 anos e um absurdo , a maturidade do tecnico e nos meiados dos 40 anos para la.

E ser tecnico e ser professor, nossa que loucura para ser tecnico não vejo necessidade de ser professor, para ser tecnico tem que saber do basquete so isto mais nada, e se atualizar diariamente.

Desculpe mais minha opinião, saiba que sou professor tb.

Não aprendi basquete na faculdade, mais sim nos curso e na vivencia en quadra.

Anônimo disse...

encinar com C só pode ser coisa do Prof Hamilton Marmaço ,famoso no Rio por fazer gatos e outras coisas mais , ele tentou puxar o tapete da comissão tecnica do Municipal em fevereiro de 2008

Anônimo disse...

É verdade, mesmo colocando anônimo sabemos que é ele próprio, os erros de português o denunciam. Ele é famoso por fazer gatos, incentivar os atletas a bater em quadra, tentar derrubar colegas se oferecendo a clubes com projetos mirabolantese espalhar boatos e fofocas sem fundamentos. Ah e a idade que ele colocou como ideal para um técnico chegar a maturidade deve ser a idade dele nesse momento... patético.

Anônimo disse...

Algumas ponderações:

"Quando a comissão tecnica do municipal diz, que a base deles e otima, e mais uma mentira, o municipal na base todos sabem que passa por uma maior crise interna, la não tem tecnico tem e garotos curiosos que se acham os profissionais."
- Engraçado que mesmo com a base fraca do Municipal, nosso amigo Normaço foi campeão de um torneio em Quissamã pelo América ano passado com 4 jogadores do Municipal.

"No municipal não forma jogador, mais sim compra jogadores de outro clube, quem forma jogador no Rio e o IBC, Mackenzie, Jequia, Grajau, America, Olaria, estes sim formarão atletas, porque tinham tecnicos."
- Coincidência nosso amigo Normaço trabalhou em todos ou quase todos esses clubes.

"Hora a federação se preucupa en inventar formulas de disputas e regulamneto mudando a forma de marcar e atacar, isto e uma idiotice sem tamanho."
- Nosso amigo Normaço foi o 1º a desfazer de um acordo de cavalheiros ano passado de não marcar zona na categoria mirim(até 13 anos).


"Porque não se peuculpa en qualificar os tecnico do rio, que não sabem nada de basquete para encinar para os garotos."
- Português a federação de basquete não ensina(com s mesmo).

"Temos uma enchurrada de tecnicos com menos de 35 anos e um absurdo , a maturidade do tecnico e nos meiados dos 40 anos para la."
- Coincidência novamente, o nosso amigo Normaço se encontra "no auge da maturidade" pela idade. Já pensou se essa regra pega, não teriamos basquete no Brasil e muito menos renovação.

"E ser tecnico e ser professor, nossa que loucura para ser tecnico não vejo necessidade de ser professor, para ser tecnico tem que saber do basquete so isto mais nada, e se atualizar diariamente."
- Opa opa, nosso amigo Normaço não é formado em Educação Física e pode ser denunciado.

Infelizmente ainda temos gente assim no nosso basquete.

Anônimo disse...

O duro é escutar que na "ERA" do nosso antigo superintendente isso jamais aconteceria.... só teríamos Vila da Penha, UFRJ, Rio das Ostras(que balão hein)... sem contar outras peripécias...sem contar essa vergonha que é o Iguaçu que há 4 anos dá balão em todo mundo e o Grajaú(lutou até o fim para entrar no nacional e fez o que todos sabemos) que foram criações do nosso antigo superintendente.