terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Ressurreição de Marquinhos

"Marquinhos é o melhor ala (3) do Brasil". Ouvi isso de um amigo recentemente, e é a mais pura verdade. Problemas psicológicos e má gestão de carreira a parte, se formos analisar somente a atual fase do jogador, agora no Pinheiros, não há o que contestar. Liderando o elenco do time da capital no Paulista (11-4), o campeonato mais forte do país, o atleta, que ainda precisa ganhar mais força física, faz muito bonito, e em todas as categorias (todas!).

É o quinto cestinha (20,64 pontos), o 17º entre os reboteiros (5,64), o décimo nas assistências (4,14, ótimo número para um ala), o 15º em roubadas (1,64), o 10º em tocos (0,79), e o sexto com melhor aproveitamento nos três pontos (42,8%) e nos dois pontos (63,1%). Com todos esses predicados, o habilidoso Marquinhos é o mais eficiente da competição até aqui (com 23,21 pontos).

Pode ser o começo da volta de uma das maiores promessas do basquete brasileiro nos últimos anos. Que a cabeça de Marquinhos continue em alta, porque do seu basquete nunca tivemos dúvidas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Fábio,

O Marquinhos é, na minha opinião, um excelente "projeto de grande jogador" mas será necessário confirmar isso ao longo do tempo e de diversas competições em todos os níveis. Devemos considerar que ser destaque no basquete brasileiro não é garantia de que isso se repita no alto nível (vide Marcelinho Machado).

O Marquinhos possui altura privilegiada, razoável visão de jogo e excelente técnica e fundamentos, mas:

- não joga com intensidade;
- não marca bem;
- ainda não demonstrou espírito de grupo;
- erra demais em lances simples (ex.: faz excelentes infiltrações e erra a bandeja, não converte arremessos estando desmarcado);
- não fez sucesso na Europa e na NBA.

Como ainda é novo é bem possível corrigir os erros, ainda mais que a parte mais difícil ele possui. Mas temos que aguardar verdadeiros testes.

Abs.

Anônimo disse...

Ele é o melhor mesmo. Também acho que ele deve voltar para a seleção, chega de Marcelinho Machado por lá!!!

Anônimo disse...

Os numeros não mostram isso:
Marquinhos no Paulista x Machado no Nacional:

pontos
Marquinhos 20
Machado 26

Rebotes
Marquinhos 5
Machado 6

Assistencias
Marquinhos 4
Machado 5

Roubadas
Marquinhos 1,6
Machado 2,4

Eficiencia
Marquinhos 23,1
Machado 27,8

e pra quem disse que o Marquinhos não mete lance livre , o Machado teve com 88% de aproveitamento.

Luiz Melo disse...

Marquinhos pode até ter o talento necessário para vir a ser o melhor ala do Brasil. O problema dele sempre pareceu ser outro. Trata-se da cabeça mesmo. Saber que Basquete é um esporte coletivo e aceitar isso. Vamos ver se algum dia ele aprende e consegue convecer quem esteja no comando da seleção a acreditar.

Anônimo disse...

A despeito de ele ter a cabeça fraca, acho que não podemos esnobar o seu talento, mesmo porque um espantalho seria capaz de ocupar a posição 3 na nossa seleção, dada a seca de talentos.

Anônimo disse...

olha com toda sinceridade
chega de marcelinho machado
machado tem o pior aproveitamente de 3pts do nacional
marquinhos é um jogador solidario e com defesa 10000x melhor
sorte a ele e humildade tambem que faltou quando largou a seleçao
acho que ele pode ter outra chance, mas jogando dessa vez
tomara que o moncho lembre dele
abraço e ta show o blog

Anônimo disse...

Concordo, chega de Marcelo Machado, mas ele nao teve o pior aproveitamento de 3 pontos do nacional não, acho que vc viu errado, ele teve o terceiro melhor aproveitamento de 3 pontos com 40, 7 %.
Mas chega de Marcelinho Machado, vamos investir num cara que virou as costas pra seleção.
concordo com vc.

Anônimo disse...

O Marquinhos se bem orientado e acompanhado por um psicologo, tem chances de virar jogador, pq os pré requisitos de jogador ele tem, mas como atleta de grupo, em um esporte como basquete que pesa muito o coletivo, ainda vai faltar muito ele chegar neste nivel, se não for bem acompanhado por um psicologo, vai ficar no meio do caminho como tantos outros que conhecemos.
Guga

Anônimo disse...

Mas não podemos comparar o Marquinhos com o Marcelinho... o Marquinhos é 3 e o marcelinho 2...totalmente diferente um do outro, até podendo jogar juntos como fizeram no último Pan...ele tem q ser comparado com o giovanoni por exemplo, um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns para o MARQUINHOS, mas o negócio é o seguinte, tem que continuar assim e esquecer do resto...
Para que sua carreira comesse a decolar, mas ele nao pode deixar subir a cabeça e tomar conta dele...
Entao... é isso.